terça-feira, 11 de agosto de 2015

«Educação» - ‘Estado-Maior’ do Ensino reuniu em Moimenta da Beira

Foi uma reunião de trabalho, ao mais alto nível, entre o director-geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e os cincos delegados regionais das direcções de Serviço do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve (os antigos directores regionais de educação), com directores de escolas públi cas e profissionais, adjuntos, presidentes de câmaras, vereadores e outros técnicos de educação da Comunidade Intermunicipal do Douro (CimDouro), que integra 19 concelhos. Uma reunião de definição e enunciação de objectivos para a rede escolar e de preparação da abertura do ano lectivo 2015/2016. É a segunda vez, em menos de 15 dias, que Moimenta da Beira é palco de eventos de carácter nacional, depois de no dia 30 de julho, ter sido apresentado no concelho, para todo o país, o manual da carta por pontos.

O encontro de trabalho da DGEstE, que juntou, em alguns momentos, cerca de 60 pessoas, decorreu esta segunda e terça-feira, 10 e 11 de agosto, em Moimenta da Beira. “Uma honra e um privilégio para o concelho”, sublinharam o presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, e o director do Agrupamento de Escolas, Alcides Sarmento.

“A abertura do ano escolar vai decorrer sem sobressaltos”, garantiu o director-geral dos Estabelecimentos Escolares, José Alberto Moreira Duarte, sossegando a plateia ao afirmar que as 54 mil turmas da rede escolar do país tinham sido já validadas pelos serviços do Ministério da Educação “e em tempo recorde”.

Sem negar a existência de dossiers ‘difíceis’, como os dos professores com “horário zero”, o dirigente falou de tudo, assegurando que o sistema educativo está saudável. E fez uma radiografia, com diagnóstico sadio e robusto, desde a rede de psicólogos às crianças com necessidades educativas especiais; do pessoal não docente às CPCJ’s; do desporto escolar às AEC’s; das escolas TEIP ao inglês no 1º ciclo, etc.
Fonte: CMMB

Sem comentários: