terça-feira, 20 de outubro de 2015

«Divulgação» - Festival “Serranias – Sabores e Tradições”, em Soutosa

Em Soutosa, Moimenta da Beira, terras de Aquilino Ribeiro, realiza-se o primeiro festival “Serranias – Sabores e Tradições”, no fim-de-semana de 7 e 8 de novembro de 2015. É um evento de cultura multifacetada com recriações de tradições e costumes locais, matança do porco que dará almoço e jantar/ceia, passeio pedestre, magusto, um espaço cultural marcado pela apresentação de um livro, feira rural, animação, música, colóquios de interesse regional sobre a castanha e o mel, feirinha de produtos regionais, concurso de fotografia, etc.
A iniciativa realiza-se no Largo Aquilino Ribeiro, em frente à igreja local e em redor do busto em bronze do mestre, nas proximidades da Casa Museu – Biblioteca da Fundação Aquilino no Ribeiro, uma instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos, que tem por missão a promoção e divulgação da obra do autor de “Quando os Lobos Uivam”, e ainda, como objectivo primordial, eternizar a memória do escritor contribuindo para a divulgação e promoção da sua obra e garantir um destino unitário aos bens culturais existentes, valorizando-os através da investigação, incorporação, inventário, documentação, conservação, interpretação, exposição e divulgação com objectivos científicos, educativos e lúdicos.
A organização do festival “Serranias – Sabores e Tradições” é da responsabilidade das Associações de Soutosa, Peva, S. Martinho e Segões, e conta com o apoio empenhado dos “Baldios Terras de Aquilino Ribeiro”, da União das Freguesias de Peva e Segões e da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.
Programa
Sábado (7 de novembro)
10h00 – Matança do Porco
14h00 – Passeio Pedestre
18h00 – Abertura da Exposição / Concurso de Fotografia e Apresentação de livro
20h30 – Actuação da “orquestra CemNotas”

Domingo (8 de novembro)
10h00 – Conferências técnicas: Castanha e Mel
13h00 – Abertura oficial
17h00 – Actuação de “Ruizinho de Penacova”

Sem comentários: