domingo, 24 de janeiro de 2016

«Notícia» - Oitava Cidade a Caminho?

Apesar de existir uma espécie de “tabu” à volta do assunto, Moimenta da beira quer ser cidade durante este ano de 2016. Embora o presidente da câmara vá escondendo o jogo, o processo já está em marcha. Na próxima Assembleia Municipal, que vai acontecer durante o mês de fevereiro, José Eduardo Ferreira promete revelar os argumentos e os pormenores que por enquanto vai ocultando
Moimenta da Beira quer ser elevada a cidade. A vontade do presidente da Câmara, José Eduardo Ferreira, já foi comunicada ao restante executivo. O autarca está mesmo convencido “que é expectável que o processo de elevação a cidade de Moimenta da Beira possa estar concluído durante o ano de 2016”. Embora ainda recentemente tenha informado o executivo de que “estão a ser equacionadas todas as questões que possam ter relação com o processo”, José Eduardo Ferreira recusa-se para já a explicitar os fundamentos e razões que o levam a avançar com o processo de elevação a cidade. Diz que quer “aprofundar o assunto nos orgãos autárquicos, câmara e assembleia municipal, antes de sobre o mesmo produzir qualquer intervenção pública”.
Ao contrário do que aconteceu com a criação das recentes cidades do distrito, Santa Comba Dão e Tarouca, em que para serem criadas tiveram que abranger todas as freguesias do concelho, em Moimenta da Beira, para além da sede do concelho, a nova cidade deverá “apenas” abranger os territórios das freguesias de Leomil e provavelmente também Arcozelos. Este é um dos assuntos que ainda falta definir e que está a preocupar os autarcas das freguesias e a oposição PSD/CDS na Câmara Municipal, sobre os efeitos futuros e se poderá levar a uma nova reorganização administrativa, “obrigando” a novas fusões de freguesias.
Fonte: Jornal do Centro

Sem comentários: