segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

«Notícia» - As mulheres do Sahara Ocidental no átrio dos Paços do Concelho

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), que celebra a luta das mulheres contra todas as formas de discriminação e desigualdades, pela consagração dos seus direitos, o Núcleo de Viseu do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), com o apoio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, evoca esse dia fazendo deslocar uma exposição fotográfica que chama a atenção pa ra a situação vivida pelas mulheres no Sahara Ocidental.
“Olhar Feminino sobre as Mulheres do Sahara Ocidental”, que vai estar patente ao público no átrio dos Paços do Concelho de Moimenta da Beira, de 1 a 31 de março, resultou de uma caravana de solidariedade ao Sahara Ocidental promovida pelo Conselho Português para a Paz e a Cooperação em Abril de 2009, na qual o MDM esteve integrado tendo visitado os acampamentos de refugiados sarauís no sul da Argélia. Participaram nesta ação duas fotógrafas, Helena Costa e Inês Seixas, que desta forma e em quase 40 registos fotográficos, retratam a vida das mulheres de um povo que luta há tantos anos pela independência.
A história destes acampamentos começa com uma travessia do deserto, em 1975, fugindo da genocida ocupação marroquina. As mulheres sarauís nos acampamentos organizaram-se, potenciaram e desenvolveram as suas capacidades, refletem sobre temáticas do quotidiano.
No cenário frugal e precário que é a sua vida real, estas mulheres são um exemplo da luta das mulheres no mundo. Mul heres que lutam pelo seu dia a dia mas também pelas suas famílias, pelos seus direitos, por um futuro de paz e de justiça.
Por isso, o MDM e a autarquia fazem o convite para a partilha de algumas das impressões desta extraordinária viagem e a conhecer melhor a situação dramática de um povo que, a escassos quilómetros de Portugal, vive há mais de 40 anos num exílio forçado, lutando pelo seu país livre.
Fonte: CMMB

1 comentário:

ditikisahara disse...

#ReferendumNow #GivePeaceAChance
http://www.westernsahara-referendum.org/?lang=pt