quarta-feira, 4 de maio de 2016

«Notícia» - Em Alvite já nasceram quatro crianças este ano

Em Alvite o bulício das crianças faz parte da vila, mas as brincadeiras da pequenada não escondem o declínio demográfico. Até final de 2016 podem nascer, a avaliar pelo número de grávidas, mais duas dezenas. E isto numa freguesia sem creche ou centro de saúde mas onde a família tem um peso significativo nas ajudas que dá aos jovens pais. A última criança a nascer aqui foi o pequeno Gabriel, e "à semelhança de todos os outros foi uma festa na vila".
O Gabriel nasceu, tal como o irmão, de cesariana. Por enquanto Susana Figueiredo, de 31 anos, está de licença de maternidade mas regressar ao trabalho "não será problema. Há sempre a família para tomar conta dele quando voltar a trabalhar", diz esta mãe.
Mais à frente encontramos Inês Rebelo, 33 anos. Com três filhos, o último nascido já este ano, esta mulher também não se preocupa com o facto de "aqui não haver creche. Há avós e tias que ajudam, tal como já ajudaram nos outros filhos", diz esta mulher que "sempre quis ter uma família grande e todas as crianças foram desejadas".
Nos primeiros quatro meses deste ano nasceram quatro crianças em Alvite. Um raio de esperança que não quebra, contudo, a sentença demográfica. Modesta Figueiredo, professora aposentada, mostra a evidência da realidade com a frequência escolar: "já tivemos 8 professoras e outras tantas turmas. Hoje temos apenas duas". Mas a renovação das gerações não faz sumir a realidade e por cada 100 jovens há 166 idosos.
Fonte: TSF.pt

Sem comentários: