domingo, 8 de maio de 2016

«Notícia» - Maçã de Moimenta da Beira é rainha na Feira ibérica de Turismo

Produzido pela Associação de Fruticultores Beira Távora, o sumo de maçã é uma das mais recentes novidades na região das Terras do Demo. Surgiu na edição da Expodemo do ano passado e tem sido feito, apenas, nas representações em que a associção participa. Segundo Humberto Matos, da Associação de Fruticultores Beira Távora, é sumo “belíssimo”, não leva quaisquer aditivos e a maçã utilizada é a de melhor qualidade.
Acrescenta que o objetivo é fomentar a indústria de transformação na região e divulgar a maçã do Douro Sul, levando as pastelarias a vender o produto. “Se vendem sumos de laranja, também podem oferecer ao clientes este bom sumo de nossa maçã que é muito delicioso”, acrescenta o fruticultor.
No processo é utilizado um único tipo de maçã ou a combinação de vários tipos. Existindo assim uma distinção de sabores que é percetível aos paladares mais atentos. As reações têm sido positivas e no futuro já se pensa na criação de uma cidra de maçã.

Nata de maçã já conquistou paladares
A “Nata do Demo” é outra das novidades da região que vai à FIT. Criada há três anos e lançada na 2ª Edição da Expodemo, é um pastel de nata com maçã que já este ano foi apresentada na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Fernando Fonseca, dono da Pastelaria Martins, que produz o doce, garante que a “nata do Demo” tem tido respostas positivas e que existe procura específica. “Numa altura de crise, foi uma boa aposta e os resultados têm sido bons”, remata.
Região de Viseu na FIT
Na 3ª edição da Feira Ibérica de Turismo, que segundo a organização, pretende estimular o relacionamento comercial entre os países da Península Ibérica e promover o que se faz por cá, Moimenta da Beira é um dos municípios do distrito de Viseu presentes e que pela primeira vez participará com um stand próprio. Entre a centena de expositores oriundos de diversas regiões de Portugal e Espanha vão estar também a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e os municípios de Penedono, Carregal do Sal e Aguiar da Beira.
Fonte: JornaldoCentro.pt

Sem comentários: