terça-feira, 13 de dezembro de 2016

«Notícia» - Documentário e livro sobre Aquilino Ribeiro lançados na quarta-feira em Moimenta da Beira

Um documentário e um livro que revisitam a obra de Aquilino Ribeiro e a casa onde viveu em Moimenta da Beira vão ser lançados na quarta-feira, no âmbito do projeto "Escritores a Norte - Vidas com Obra em Casas d`Escritas".
O lançamento acontecerá em Soutosa, onde se situa a casa de Aquilino Ribeiro, que atualmente é casa-museu e sede da fundação com o seu nome.
"Aquilino Ribeiro descreveu de uma forma singular todo o território a que ele próprio chamou Terras do Demo. Ao darmos a conhecer, também através deste documentário e deste livro, a obra e o mestre Aquilino Ribeiro, damos a conhecer as nossas terras", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira.
Segundo o autarca, "as pessoas podem ainda hoje, com muita facilidade, identificar neste território um conjunto de descrições que o mestre fazia", o que "irá acontecer com maior facilidade através da obra que vai ser lançada amanhã (quarta-feira)".
"É um bom instrumento para que cidadãos que gostam de literatura, que gostam de Aquilino, mas que não conhecem tanto o seu território, possam fazer esta ligação", frisou.
Na opinião de José Eduardo Ferreira, "isto faz muito sentido em Aquilino Ribeiro, porque é aquele que melhor se identificou com o território literário a que pertenceu e o que melhor o descreveu, desde os seus aspetos físicos, até aos seus aspetos humanos".
"O mestre descrevia, de uma forma única, o comportamento dos cidadãos nestas terras e as próprias instituições. As suas obras têm uma grande atualidade, tanto em termos humanos, como territoriais", acrescentou.
O autarca é uma das pessoas que participou no projeto - que tem a chancela do produtor Mário Augusto - dando o seu testemunho, tal como dois netos do escritor (Mariana e Aquilino Ribeiro Machado) e três "aquilinianos", nomeadamente Henrique Monteiro, ex-diretor do Expresso, Paulo Neto e Lima Bastos, ambos com obra publicada sobre Aquilino Ribeiro.
Concebido pela Direção Regional de Cultura do Norte, o projeto literário e cultural "Escritores a Norte - Vidas com Obra em Casas d`Escritas" tem como objetivo promover uma aproximação dos públicos aos escritores da região, partindo da sugestão de visitas, físicas ou virtuais, às suas casas, espaços de memória detentores dos seus espólios.
Integram o projeto doze escritores e as suas casas: Domingos Monteiro, Pina de Morais, Graça Pina de Morais e Lisa Pina de Morais, Camilo Castelo Branco, Ferreira de Castro, Guerra Junqueiro, José Régio, Miguel Torga, Aquilino Ribeiro, Mário Cesariny e Eça de Queiroz.
Fonte: RTP.pt

Sem comentários: