sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

«Notícia» - Solar de Moimenta da Beira classificado monumento de interesse municipal

O presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, congratulou-se hoje com a classificação como monumento de interesse municipal do Solar dos Correia Alves, um edifício do século XVII.
"Estamos muito satisfeitos com esta classificação. Trata-se de um edifício que está inserido numa belíssima praça de Moimenta da Beira, onde estão localizados outros dois edifícios muito bonitos", referiu.
A classificação do Solar dos Correia Alves como monumento de interesse municipal foi hoje publicada em Diário da República.
A decisão final de classificação do monumento de interesse municipal teve em conta "o estilo arquitetónico português, estilo chão, característico de um determinado período do século XVII".
Pesou ainda a sua localização no centro histórico de Moimenta da Beira, no Terreiro das Freiras, "constituindo, com outros edifícios de igual valor arquitetónico, um aglomerado de enorme valor patrimonial".
Para o autarca de Moimenta da Beira, o Terreiro das Freiras é "uma das mais belas praças da vila".
Para além do agora classificado Solar dos Correia Alves, no Terreiro das Freiras está localizado um convento com o mesmo nome e a Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, também este um edifício classificado.
O Solar dos Correia Alves é um edifício privado que, de acordo com a página de internet dos seus proprietários, foi até meados dos anos 1930 a antiga casa fidalga dos Almeida.
"Encerra memórias dos vários ocupantes que por lá passaram após essa data, instituições públicas, clube de futebol, repartição de finanças, tesouraria, escola, quartel da GNR", acrescenta.
Na mesma página de internet lê-se ainda que esta casa foi abandonada entre os finais dos anos 1970 até 1995, altura em que foi adquirida e completamente remodelada.

"Retornou, ao fim de três anos de obras, às funções de habitação particular, acolhendo o turismo de habitação", informa.
Fonte: RTP.pt

Sem comentários: