sexta-feira, 13 de abril de 2018

«Divulgação» - Bombeirinho de Ferro

Mais de 300 cadetes e infantes de várias escolinhas de Bombeiros de Portugal vão estar, em maio, em Lamego, para encontrar a equipa “Bombeirinho de Ferro”. Pela primeira vez, é realizada uma prova em que a prontidão e aptidão destes futuros “soldados da paz” vão ter demonstração perante o público e os seus superiores.
“Vão ser provas em tudo semelhantes às que os bombeiros têm de fazer mas adaptadas para as crianças entre os 6 e os 16 anos”, começa por explicar o adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Lamego, Luís Oliveira, responsável por este 1.º campeonato que vai decorrer nos dias 18,19 e 20 na Avenida Alfredo de Sousa e no escadório da Nossa Senhora dos Remédios.
Arrombar portas e janelas para entrar em edifícios, puxar mangueiras, recolher linhas de água ou montar a agulheta são alguns dos exercícios que os “bombeirinhos” vão ter de fazer. Mas a determinação e a astreza vai ainda ser colocada à prova com exercícios de resgate de vítimas e simulação de entrada e saída de túneis com bidões.
“No final, eles tem de subir a escadaria de Nossa Senhora dos Remédios ,numa prova idêntica a do “Bombeiro de Ferro”, puxam umas mangueiras como se estivessem num incêndio, fazem a ligação com umas escadas e acabam a tocar o sino”, conta Luís Oliveira.
Para o adjunto do comando, vai ser preciso muita força e boa preparação, mas nada que afaste os participantes e as muitas outras centenas de “bombeirinhos” de norte a sul do país que vão estar também presentes para ver como se faz.
Uma das mais valias desta prova, recorda Luís Oliveira, é a de dar motivação às muitas crianças que estão escritas nas escolinhas. “Há uma limitação da formação que damos porque podemos introduzir muita teórica mas depois na prática é mais complicado porque, por exemplo, é muito difícil arranjar equipamentos de proteção individual para eles que são muito pequeninos. Acaba por haver uma desmotivação. Com esta prova conseguimos o inverso,além de lhes mostrar que têm valor e o que é ser bombeiro”, sublinha.
 Treinos e entusiasmo
O “Bombeirinho de Ferro” vai contar com participantes das muitas escolas de cadetes e infantes de Portugal e da região de Viseu já estão, pelo menos, quatro escolinhas inscritas. Além de Lamego, participam Castro Daire, Tarouca e Moimenta da Beira.
Nesta última vila, os treinos já se fazem há algum tempo. A Escola está a funcionar há pouco mais de meio ano e conta com 38 elementos, um número “surpreendente” para uma corporação do Interior como salienta o comandante Requeijo.
“Os miúdos estão muito entusiasmados e expetantes”, descreve. Os participantes aproveitam o tempo livre, normalmente ao sábado à tarde ou domingo de manhã, para estarem presentes na instrução que é dada no Quartel. São instruídos pelos bombeiros seniores e nada lhes escapa na preparação.
Saltam obstáculos, desmancham e arrumam “novelos” de mangueiras, puxam escadas, montam equipamentos... são os “bombeirinhos” que no futuro serão os nossos “guardiões”.
Fonte: Jornal do Centro

Sem comentários: