segunda-feira, 9 de abril de 2018

«Notícia» - Luís pediu e autarca de Moimenta da Beira vai fazer skate park

Skater inveterado aos 14 anos e sem uma pista para treinar em Moimenta da Beira, a não ser o improviso das escadas da Câmara, Luís - ou Luisinho, como é conhecido por todos - não se fez rogado e, há um par de anos, decidiu subir a escadaria dos Paços do Concelho para pedir ao autarca do Município que construísse um skate park para a terra.
"Tive a ideia de ir falar com o presidente. Foi numa quarta-feira à tarde, em agosto. Fui lá e disse-lhe que gostávamos muito de ter um skate park", recorda Luís Alves, hoje "todo feliz" porque o projeto que idealizou "vai ser feito". E até ficará junto às escolas, integrado no futuro Parque da Alagoa.
"O Luís veio falar comigo para pedir que fizesse um skate park. Dei-lhe papel e um lápis e disse-lhe: "ora desenha aqui o que pretendes"". E o rapaz, então com 12 anos, traçou o esboço diante de José Eduardo Ferreira, um presidente "muito feliz por estes contactos permanentes dos munícipes".
"Este retorno é muito importante. É a proximidade que valoriza o poder local", observa o socialista, enquanto relembra, "muito satisfeito", a iniciativa de três crianças do 1.º Ciclo que lhe escreveram um bilhete a pedir um corrimão para as escadas da galeria municipal. O corrimão foi posto, e o autarca aplaude quem "chama a atenção para pequenas coisas que têm impacto na vida das pessoas". "A maior parte destes contactos resulta em ações concretas. Temos todos o dever de participar civicamente. Quando as pessoas se interessam por estas pequenas coisas, estão a preparar-se para se preocuparem com coisas maiores na vida".
Entretanto, passara-se um ano desde o pedido de Luís, e o jovem insistiu. "Fui lá [à Câmara] outra vez e pedi: "senhor presidente, faça-nos o skate park. Já temos o projeto!". Ele sempre disse "sim, vou fazer". E chegou o dia", conta Luís Alves, que à quarta-feira reúne na Câmara com o responsável pelo projeto.
"O Luís tem acompanhado o processo, e isso é muito giro, e decorre dessa proximidade", congratula-se José Eduardo Ferreira, adiantando que o skate park, orçado em 25 mil euros, "está instalado antes do verão".
No total, o Parque da Alagoa custará 250 mil euros e será feito por fases, com inclusão de percursos pedonais, parques infantil e de merendas, área para ginástica, um espelho de água e zona de miradouro.
Fonte: JN.pt

Sem comentários: