sexta-feira, 18 de maio de 2018

«Notícia» - "PORTUGAL É UM PAÍS DE ASSIMETRIAS INCOMPREENSÍVEIS" - JORGE COELHO

O ex-ministro socialista Jorge Coelho disse em Moimenta da Beira que Portugal é um país “assimétrico, desequilibrado e de regiões sem as mesmas oportunidades de progresso”. Esta declaração foi feita nas Jornadas da Cidadania do concelho, que arrancaram na última quinta-feira (17 de maio) com o painel “Economia e território: mais e melhor emprego”.
Durante a sessão, o também membro do Movimento pelo Interior (que esta sexta-feira entrega um cadermo reivondicativo ao Presidente da República) acrescentou que era incompreensível haver “tanta assimetria” num país onde “a distância entre o litoral e o interior é tão curta que não se percebe este estado de coisas”. O empresário de Mangualde apresentou ainda um conjunto de dados comparativos entre as duas regiões, começando por provar que o litoral tem 104 habitantes por metro quadrado e no interior apenas são registadas 0,28 pessoas.
Jorge Coelho também constatou que 82 por cento da população com menos de 25 anos vive no litoral, enquanto que 18 por cento da mesma população reside no interior. “86 por cento das empresas estão no litoral e apenas 14 por cento no interior, 89 por cento das dormidas turísticas e dos alunos do ensino superior estão no litoral e o interior perdeu um milhão de pessoas desde 1970, enquanto o litoral ganhou 2,7 milhões”, enumerou.
Face a estes números, o antigo governante defendeu que são necessárias “medidas radicais”, incluindo uma estratégia que equilibre o território português, mas que não coloque região contra região. “A causa tem de ser nacional”, enfatizou, embora tenha sublinhado que os problemas regionais “devem ser resolvidos de forma específica”.
Já o presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, concordou com as afirmações de Jorge Coelho e disse que as “políticas centralistas” têm penalizado o país, aproveitando a sua intervenção para revindicar mais medidas para o interior e a legitimação pelo voto popular dos dirigentes das comunidades intermunicipais. 
No painel inicial das Jornadas de Cidadania também participaram António Leite, delegado regional do Norte do Instituto do Emprego e Formação Profissional; Silva Fernandes, presidente da Associação dos Amigos de Pereiros e Joaquim Borges Gouveia, presidente da Associação Portuguesa de Management. O evento termina esta sexta-feira (18 de maio) no Auditório Municipal.
Fonte: Jornal do Centro

Sem comentários: