terça-feira, 8 de janeiro de 2019

«Divulgação» - JSD de Moimenta desenvolve guia de aprendizagens

Já há muito que a JSD de Moimenta da Beira tinha identificado a importância da existência de apoios às Associações de Estudantes do Ensino Básico e Secundário e defendido a importância da adoção de uma política de co-responsabilização, assente na capacitação das organizações juvenis. Desta forma desenvolveu um documento de 20 páginas com várias diretrizes e ensinamentos que partilhou online no dia 12 de dezembro.

Para a estrutura jovem, as Associações de Estudantes do Ensino Básico e Secundário são muitas das vezes a primeira aproximação dos jovens à participação na vida cívica, associativista e até política, trazendo ensinamentos importantíssimos a nível da consciencialização da defesa do bem comum e da causa pública.

O documento elaborado, com o apoio do vereador do PSD, João Xavier, transmite alguns conhecimentos que podem preparar os jovens para exercer os seus cargos de forma mais consistente e credível.

Para João Xavier, “o caminho participativo dos nossos jovens nas sociedades, muitas das vezes começa pelas Associações de Estudantes”. Segundo o vereador, transmitir aos jovens líderes alguns saberes, incentiva-os a adoptar “certos padrões de conduta mais transparentes, mais democráticos e mais rigorosos, que os poderão vir a ajudar quando assumirem cargos futuros”.

O guia de aprendizagens, desenvolvido pela JSD, dá ainda aos jovens alguns modelos que podem utilizar no exercício das suas funções, como por exemplo: Relatório de prestação de contas, Requerimentos e Modelos de Convocatórias.

O documento está disponibilizado na página oficial da JSD de Moimenta da Beira.
Fonte: Jornal Terras do Demo

Sem comentários: