António Humberto de Matos Figueiredo foi nomeado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros como cônsul honorário de Portugal na cidade de Manaus, no Brasil. O diplomata é natural de Moimenta da Beira.
O novo responsável nasceu na freguesia de Paçô, estudou na Escola Secundária de Moimenta da Beira e formou-se professor na Escola de Magistério Primário de Lamego. Antes de rumar ao Brasil trabalhou como professor, tendo participado no curso de alfabetização de adultos em Moimenta da Beira.
O atual cônsul emigrou em 1988 para Manaus, direcionando a sua vida para a atividade empresarial, tendo estado ligado ao ramo farmacêutico e hospitalar. Nesta cidade, foi convidado pelo Hospital da Beneficente Portuguesa, ficando responsável pela área de seguros de saúde, como secretário-geral e mais recentemente vice-presidente.
A autarquia de Moimenta da Beira refere em comunicado que, com a sua nomeação, cuja área de jurisdição abrange os estados de Amazonas, Acre e Roraima, está aberto um canal preferencial para os empresários da região de Viseu com vista à realização de negócios com empresas do estado do Amazonas.
Manaus é vista como o segundo maior polo industrial do Brasil, logo a seguir a São Paulo.
António Figueiredo presidiu ainda ao Conselho da Comunidade Portuguesa do Amazonas durante seis anos, sendo responsável pela elaboração da comemoração do Dia de Portugal e de Camões na capital amazonense. Em 2013 assumiu o cargo de presidente do centenário Luso Sporting Club, uma tradicional agremiação luso-brasileira.
O cônsul também fundou a Confraria dos Sabores Luso Amazónicos Grão Vasco, com o objetivo de promover a gastronomia e a cultura da Beira Alta no Brasil.
Fonte: Jornal do Centro
Sem comentários:
Enviar um comentário