segunda-feira, 4 de novembro de 2019

«Notícia» - Preço da água vai aumentar em Concelhos do Norte do Distrito de Viseu

O preço da água vai aumentar nos concelhos do norte do distrito de Viseu que estão inseridos na região do Douro Sul.
A adesão de dez municípios da zona à nova associação intermunicipal Águas Douro Sul, que vai ficar responsável pela gestão da água e saneamento no território, irá obrigar a um aumento das tarifas aos consumidores.
O presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, refere em declarações ao Jornal do Centro que a atualização vai ser feita no espaço de cinco anos, “de modo a tornar a entidade sustentável”.
“Vai haver uma atualização tarifária em que, ao longo destes cinco anos, as tarifas atuais dos municípios passarão para uma tarifa única no fim deste período de convergência. É assim que será”, explica. Segundo o autarca, a atualização tarifária vai permitir aos municípios ajudar mais cidadãos carenciados.
“Na maior parte dos municípios, as tarifas atuais vão ser aumentadas, mas na realidade as tarifas reais vão baixar. A nossa tarifa de sustentabilidade é, na maior parte dos casos, mesmo muito inferior àquela que seria a tarefa média de um município, o que significa que todos vão ganhar com esta agregação. O que está estimado é que o valor que cada um dos municípios despende atualmente para suportar esta diferença entre o que as pessoas pagam e o custo real do serviço vai diminuir e pode ser parcialmente ser utilizado a favor dos cidadãos, em particular os que têm maiores dificuldades”, detalha o presidente da autarquia moimentense.
José Eduardo Ferreira salienta ainda que a associação Águas Douro Sul vai permitir lançar obras de água e saneamento, avaliadas em cerca 30 milhões de euros, e que já deviam ter sido iniciadas.
A nova entidade intermunicipal junta Armamar, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca, assim como Vila Nova de Foz Côa, do distrito da Guarda.
Fonte: Jornal do Centro

Sem comentários: