domingo, 21 de fevereiro de 2021

«Notícia» - Bairro de Moimenta da Beira passa a ter rede de luz e saneamento após obras

O Bairro dos Sinos, no centro de Moimenta da Beira, tem agora redes de luz, água e saneamento e acessos, após três anos de obras e “40 anos de espera”, anunciou a Câmara Municipal.

“O Bairro dos Sinos, nas traseiras da Cooperativa Agrícola do Távora, em Moimenta da Beira, tem mais de 40 anos. As primeiras casas foram erguidas em meados da década de 1970 e, durante anos a fio, os moradores viveram literalmente sem infraestruturas básicas”, explica uma nota de imprensa.

Segundo o documento, “no lugar de uma rede pública de saneamento, tinham fossas séticas; e em vez de uma rede pública elétrica, a luz chegava à moradia de cada um, de forma clandestina; tal como a água, que corria em tubos improvisados à superfície da terra”.

“Os arruamentos eram todos em terra batida, maus no verão e no inverno. Maus todo o ano. Não havia lugares de estacionamento disciplinados, marcados, e muito menos passeios ou espaços verdes. E luz nas ruas, também não havia, era um breu. E era o salve-se quem puder!”, escreve a autarquia.

Neste sentido, “ao fim de quatro décadas, três anos de obras e mais de 400 mil euros investidos, a Câmara Municipal construiu e remodelou quase tudo: arruamentos pavimentados, rede de gás, de eletricidade e iluminação pública”.

À agência Lusa o presidente do município, José Eduardo Ferreira, explicou que “o que bloqueou todo este processo foi a possibilidade de fazer obras, porque os terrenos de acesso ao bairro eram privados”.

“Há umas décadas a Câmara vendeu a preço simbólico uns terrenos a uma empresa de laticínios para construírem ali uma fábrica”, mas “nunca construíram as infraestruturas” e “os terrenos foram sempre o acesso ao bairro”, contou.

A autarquia teve, por isso, de "negociar com a empresa e ceder lotes de terreno em troca daquele, para poder avançar com as obras de acesso, de arruamentos e de melhoria daquele bairro que fica em pleno centro” da vila de Moimenta da Beira, disse.

Das obras de requalificação fizeram parte “lugares de estacionamento, sinalética, espaços verdes, saneamento básico, áreas de acessibilidade pedonal, abastecimento de água potável, rede de baixa tensão e de telecomunicações, drenagem de águas pluviais e residuais, contentores do lixo e recolha de detritos”.

“Foi tudo feito em pouco mais de três anos. Um trabalho que beneficiou diretamente perto de duas dezenas de moradias, com cerca de 60 pessoas, e que deixou também criadas todas as condições para mais uma dúzia de casas que ali venham a ser construídas nos lotes de terrenos existentes”, refere a nota de imprensa.

Fonte: Jornal do Centro

Sem comentários: