segunda-feira, 15 de novembro de 2021

«Notícia» - Empresa inova com produção de gel feito à base de cereais e excedentes vínicos

Quando em março de 2020 a Covid-19 atingiu Portugal, a procura por álcool para produção de gel desinfetante excedeu a oferta, aparecendo, então, produtos alternativos à base de lixívia, cola e bagaço. Foi nessa altura que a ‘Crónica D´Aventura’, empresa de turismo de natureza e aventura, através de fundos comunitários, criou a bioCISTER, com dois destiladores capazes de transformar excedentes vínicos e cereais em álcool, com elevado grau de pureza. Um segmento mais elevado que não entrou na guerra dos produtos sem controlo e que, dada a rapidez de produção, está preparado para abastecer o distrito inteiro e até mais. Presentemente, a empresa tem 20 mil litros de gel desinfetante em stock.

Situada na Zona Industrial de Moimenta da Beira, a bioCISTER entrou no mercado em setembro de 2020 quando as coisas. Nessa altura houve uma quebra na procura, mas o responsável, Luís Correia Alves, apostou num produto de mais qualidade, na gama dermatológica e totalmente biológica. Começou a produzir álcool a partir de excedentes vínicos da Cooperativa Agrícola do Távora, com 96% de grau de pureza e, mais tarde, quando o preço do álcool vínico sofreu uma quebra de preço, o uso de cereais passou a compensar mais.

“Agora estamos a usar cereal. O grau de pureza é igual. Depois são acrescentados produtos cosméticos, que não agridam a pele”, explica. “Portanto, nada a ver com as mãos vermelhas, queimadas, agredidas que chegamos a ver muitas vezes. Ou o gel colante que nunca seca nas mãos. Vi um senhor uma vez a pôr gel, caiu-lhe nas calças, ficou com uma mancha descolorada. Tinha lixívia”.

A bioCISTER posicionou-se no mercado, em vários segmentos, e tem, de momento, contratos exclusivos com o Futebol Clube do Porto e com o Sporting Clube de Portugal. 

“Queríamos pôr estes produtos à venda nas grandes superfícies, mas faltava o Benfica. Era preciso ter os três”, conta. Ideia que vai ser novamente tentada. Além disso, a bioCISTER está à venda online nos sites da DOT e da Worten, bem como o da ARCA. Trabalha ainda com a Sofarma, o que a coloca no sector das farmácias.

“Neste momento, os nossos clientes são constantes e incluem farmácias, clientes exclusivos, hotelaria. Mas temos capacidade para produzir 2000 mil litros de álcool a cada oito horas e embalar 1500 litros por dia”. Luís Alves teme que o levantamento de restrições leve ao abandono dos hábitos de higienização, quando, na realidade, estes deviam ser mantidos. “As gripes normais diminuíram”, exemplifica. E quanto ao resto, no tocante às variantes da COVID, não sabemos o que poderá vir.”

Dada a multifuncionalidade dos destiladores, a gerência da bioCISTER dá, ainda, a conhecer, planos futuros diversificados, que passam pela produção de bebidas alcoólicas, como gin ou vodka.

Fonte: ViseuNow.pt

Sem comentários: