quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

«Notícia» - Governo limita produção de eletricidade em várias barragens para poupar água

Várias barragens vão ficar limitadas na produção de eletricidade durante o mês de fevereiro para garantir que não falta água à população nos próximos dois anos. A medida foi aprovada durante a reunião da Comissão Permanente da Seca com os Ministérios do Ambiente e da Agricultura.

Durante este mês, as barragens de Alto-Lindoso, Touvedo, Vilar-Tabuaço, Cabril e Castelo de Bode terão um limite de produção elétrica de cerca de duas horas por semana. Também a utilização da Bravura, no Algarve, está condicionada. Para compensar os agricultores, está prevista a retirada água do Alqueva e serão criadas cisternas junto a albufeiras públicas.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, afirmou que o Governo já contactou a Comissão Europeia para fazer “um reforço e simplificação dos adiantamentos” de apoios aos agricultores para fazerem face à situação.

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, afirmou que, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) existe 80% de probabilidade de 2022 ser um ano seco. Para o mês de fevereiro não há expectativa de grandes períodos de chuva e, por isso, as medidas vão ter de ser revistas na próxima reunião, agendada para o início de março.

Fonte: SicNoticias

Sem comentários: