terça-feira, 12 de julho de 2022

«Notícia» - Pela primeira vez nadadores-salvadores asseguram vigilância de zona de água balnear


É nas águas do Paiva, na zona balnear (praia) de Segões, que se estreia a presença de nadadores-salvadores que garantem a vigilância e o socorro dos banhistas.

A iniciativa é da autarquia de Moimenta da Beira, que coloca pela primeira vez um posto de praia constituído por nadadores-salvadores profissionais certificados pelo Instituto de Socorros a Náufragos. Tudo em sistema de rotatividade.

A assistência aos banhistas é assegurada diariamente das 11 às 19 horas, sempre com a permanência de dois daqueles profissionais durante a época balnear.

“É de vital importância a presença do nadador-salvador nas nossas zonas balneares. A essência do seu desempenho encontra-se amplamente reconhecida e demonstrada, quer na vigilância dos espaços balneares e no socorro dos banhistas em situação de perigo ou de emergência, quer na função de auxílio que exercem junto dos banhistas, dissuadindo-os da prática de atos que, no meio aquático, constituam risco para a sua saúde ou integridade física e da ocorrência de quaisquer outras situações de risco ou perigosas”, justifica Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

A estreia de nadadores-salvadores acontece no ano em que os dois edifícios (bar e balneários) que há mais de duas décadas dão apoio aos banhistas, veraneantes e turistas na Praia Fluvial de Segões, vão ser requalificados, ampliados e reconvertidos num Centro de Acolhimento ao Turista de Natureza, um investimento na ordem dos 210 mil euros.

Sendo um dos rios menos poluídos da Europa, as águas mansas e puras do Paiva, cuja cor ligeiramente escura resulta da presença de sais minerais, são muito procuradas para doenças de pele.

No verde amplo que bordeja as margens do rio, o espaço oferece parque de merendas, debaixo de sombras densas, bar de apoio (com esplanada) e instalações sanitárias. Aqui há também uma diversificada e extraordinária biodiversidade, aquática e terrestre.

Fonte: CMMB

Sem comentários: