Estes espaços prestam serviço gratuito e vêm melhorar o acesso aos serviços de saúde digitais, evitando deslocações às unidades de saúde e permitindo que as pessoas possam, de uma forma segura e rápida, renovar receitas de medicamentos, realizar uma teleconsulta através da ferramenta de teleconsultas do Serviço Nacional de Saúde (SNS), obter os certificados digitais Covid-19, bem como atualizar os seus dados no Registo Nacional de Utentes, entre outros serviços.
Os balcões funcionam com colaboradores devidamente habilitados para prestar apoio assistido ao cidadão, sobretudo a quem tem pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e a outros meios, condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do SNS, de forma eficiente e mais próxima dos cidadãos.
Para Paulo Figueiredo, Presidente da Autarquia, este é um «projeto transversal a todo o município, pioneiro no ACES Douro Sul, que tem tudo para dar certo».
«A nossa população é um pouco envelhecida, e temos pessoas com necessidades que necessitam muito desta proximidade, e aquilo que se pretende com o Balcão SNS 24 é agilizar efetivamente as soluções de saúde, minimizar custos para os utentes e tornar esta proximidade num bem maior, que é a saúde», acrescentou.
«Estamos muito determinados em alcançar sucesso com este serviço, que é uma mais-valia para todos, em especial para a população mais idosa que precisa de maiores cuidados de saúde», enfatizou o Presidente da ARS Norte, Carlos Nunes.
Fonte: ViseuNow
Sem comentários:
Enviar um comentário