sexta-feira, 9 de junho de 2023

«Notícia» - Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro em obras de requalificação

São as primeiras obras de requalificação desde que foi inaugurada há duas décadas, trabalhos de fundo que envolvem limpeza de paredes, pintura da fachada e restauro das portas centenárias.

A Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, nome maior da literatura portuguesa de todos os tempos, instalada no Terreiro das Freiras, o largo mais nobre e histórico de Moimenta da Beira, já merecia este melhoramento. “É um investimento num importante polo de cultura do nosso concelho que tinha de avançar rapidamente”, explica o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo.

O espaço foi inaugurado no dia 29 de junho de 2003 por dois ministros do XV Governo Constitucional, liderado por Durão Barroso, inaugurado com pompa e circunstância: José Luís Arnaut, Ministro-Adjunto do 1º Ministro, e Pedro Roseta, Ministro da Cultura. E um ano depois, a 30 de julho de 2004, recebeu a visita oficial de Jorge Sampaio, então Presidente da República.

O edifício da Biblioteca Municipal (a antiga Casa dos Guedes), de construção setecentista (finais), conserva hoje a estrutura arquitetónica da época e a sua fachada é uma das mais belas da vila. No seu interior, hoje repleto de livros de consulta pública, existem dois tetos pintados e bem conservados que, se não são os únicos, são pelo menos os melhores da região.

Fonte: CMMB

Sem comentários: