sábado, 31 de agosto de 2024

«Notícia» - Moimenta da Beira decreta luto municipal por morte de militar do concelho

O presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira decretou este sábado luto municipal pela morte dos militares que integravam a equipa do helicóptero que caiu esta sexta-feira no rio Douro, um dos quais era do concelho.

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, o autarca socialista, Paulo Figueiredo, destaca que "é um momento triste para Moimenta da Beira, para a região e para o país".

Neste sentido, escreve que o Município de Moimenta da Beira lamenta "profundamente o falecimento dos militares da GNR, da equipa de Unidade de Emergência de Protecção eSocorro [UEPS] que esta sexta-feira seguiam no helicóptero que se despenhou no rio"Douro.

"Nesta hora de dor, quero em meu nome pessoal e do Município expressar as mais sentidas condolências a todas as famílias enlutadas, em particular à do militar Moimentense que perdeu a vida neste trágico acidente", destaca o autarca. "A sua partida significa uma perda de difícil superação sentida pelos familiares, amigos, colegas e toda a nossa comunidade, acompanhada de uma imensa saudade", adiantou Paulo Figueiredo.

"Em sua homenagem e preito a todos os que faleceram, o Município de Moimenta da Beira decreta luto municipal, içando a bandeira a meia-haste nos Paços do Concelho", afirma o autarca, que deixa ainda "um abraço de solidariedade e fraternidade".

O helicóptero de combate a incêndios florestais amarou no rio Douro pelas 12h50 de sexta-feira, próximo da localidade de Samodães, Lamego, e transportava um piloto e uma equipa de cinco militares da Unidade de Emergência de Protecção e Socorro (UEPC) que regressava de um fogo no concelho de Baião para o Centro de Meios Aéreos (CMA) de Armamar, distrito de Viseu.

O piloto da aeronave foi resgatado com vida, apenas com ferimentos ligeiros. Até ao momento foram localizados os corpos de quatro militares da GNR, continuando desaparecido um outro elemento, e as buscas continuam. As causas do acidente ainda não são conhecidas.

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), organismo do Estado Português, tem uma equipa no terreno e que está a investigar o acidente.

O helicóptero acidentado, do modelo AS350 - Écureuil, é operado pela empresa HTA Helicópteros, sediada em Loulé, Algarve.

Fonte: Jornal Publico

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

«Divulgação» - Supertaça de Andebol em Cadeira de Rodas no Pavilhão Municipal

No próximo dia 7 de setembro, o Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira vai receber dois jogos de Supertaças de Andebol em Cadeiras de Rodas (ACR). O primeiro, marcado para as 11h30, põe em confronto as equipas de ACR6 da APD Porto x APD Figueira da Foz “Os Coxos”, e o segundo, às 15h30, as formações de ACR4 da APD Porto x Clube Naval Setubalense – Caixi Duarte.

Recorde-se que, na vertente ACR6, cada equipa pode apresentar seis jogadores de campo em simultâneo, mais seis suplentes e os jogos têm a duração de 40 minutos, distribuídos em duas partes de 20 minutos cada, com 10 minutos de intervalo, e na ACR4 cada uma das equipas é composta por quatro jogadores de campo mais quatro suplentes, totalizando oito jogadores por equipa.

Os jogos têm entrada livre.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Abertura do ano letivo 2024/2025

Dia 12 de setembro, uma quinta-feira, às 9h30, há rececção aos alunos e encarregados de educação. O encontro deverá ter uma duração de duas horas, com os alunos a regressarem a casa às 11h30. No dia seguinte, 13, sexta-feira, é verdadeiramente o arranque do ano letivo 2024/2025, com o início das atividades letivas.

Fonte: CMMB

«Notícia» - Acidente com plataforma de recolha de maçã faz 3 feridos

A queda de uma plataforma de recolha de maçã em Passô, no concelho de Moimenta da Beira, provocou três feridos graves, todos na casa dos trinta anos, que foram transportados de ambulância para o Hospital de Vila Real.

Atividade operacional divulgada pelos B.V. Moimenta da Beira:

🗓29-08-2024
⌚️13h05m
🚨Acidente c/plataforma agrícola
📌Passo
🚒 VSAT01
🚒 VCOT03
🚑 ABSC05, ABSC06, ABSC07
👨‍🚒 12 Operacionais BV Moimenta
🚔 GNR c/ 2 Operacionais
🚑 SIV Mta Beira c/ 2 Operacionais
3 Feridos

Fonte: Facebook Bombeiros Voluntários Moimenta da Beira

«Notícia» - Homem detido por violência doméstica e posse de armas

O Comando Territorial de Viseu da Guarda Nacional Republicana (GNR), na passada terça-feira, 27 de agosto, através do Posto Territorial de Moimenta da Beira, deteve um homem de 46 anos, por posse de armas proibidas no âmbito de um processo de violência doméstica, no concelho de Moimenta da Beira.

No âmbito de uma investigação pelo crime de violência doméstica, onde se apurou que o suspeito exercia violência sobre a sua companheira de 42 anos de idade, os militares da GNR realizaram uma busca domiciliária, que culminou na detenção do suspeito e na apreensão de duas armas de fogo de fabrico artesanal, diversas munições, um bastão, uma besta e três virotões.

O detido foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

Fonte: alivefm.pt

sábado, 24 de agosto de 2024

«Notícia» - “Gandulos” roubam projetores de iluminação


O Comando Territorial de Viseu da GNR, através do Posto Territorial de Moimenta da Beira, anunciou hoje em comunicado que deteve na quinta-feira dois homens, de 24 e 34 anos, e identificou um menor de 15 anos, pelo crime de furto no concelho.

Durante um patrulhamento, os militares da GNR “procederam à fiscalização aleatória de um veículo automóvel” e, “perante o comportamento suspeito apresentado por parte dos ocupantes do veículo, realizaram diligências policiais e verificaram que estavam a transportar 12 projetores de iluminação no veículo, sem que os seus ocupantes conseguissem justificar a sua proveniência”.

“Apurou-se, posteriormente, que haviam sido furtados, momentos antes, do interior de um armazém propriedade da Câmara Municipal de Moimenta da Beira. A ação culminou com a apreensão de 12 projetores de iluminação e um veículo automóvel”. Os detidos foram constituídos arguidos, o menor entregue ao respetivo representante legal e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu.

Fonte: Diário de Coimbra

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

«Divulgação» - 'Dia da Grávida': Atividades em Moimenta da Beira, Lamego e Vila Real

O Serviço de Ginecologia e Obstetrícia dɑ Unidade Local de Saúde Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) estɑ́ ɑ organizar um evento especial pɑrɑ celebrar o Dia Nacional da Natalidade, também conhecido como o “Dia da Grávida”, que se celebra anualmente a 9 de setembro e que visa debater as questões da maternidade e reconhecer o papel das mães e dos casais no equilíbrio demográfico de Portugal.

Em Moimenta da Beira a atividade comemorativa decorrerá na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, das 14h30 às 17h30, e, nesse dia ainda, também serão desenvolvidas atividades em Lamego e Vila Real, nos auditórios dos respetivos hospitais. O programa, porém, vai estender-se até 13 de setembro, mas decorre na sua totalidade nas instalações do Hospital de Vila Real.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias até 5 de setembro.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Marinha tem a decorrer concursos de recrutamento

Fazer parte da Marinha permite-te o desenvolvimento técnico-profissional, a participação em missões internacionais e oportunidades de carreira.

Os benefícios incluem formação certificada, o acesso facilitado ao ensino superior público e nos concursos na Administração Pública, com reconhecimento do tempo de serviço para progressão.

Encontra o lugar para ti nos concursos que temos abertos!

CANDIDATURAS

Fonte: CMMB

sábado, 10 de agosto de 2024

«Desporto» - Bruno Santos regressa ao comando técnico do CDR Moimenta da Beira

Com vista à temporada desportiva 2024/2025 na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu, Bruno Santos está de regresso ao comando técnico da equipa sénior do CDR Moimenta da Beira. Luís Santos será o treinador adjunto e Pedro Nunes, treinador de Guarda Redes.

Fonte: alivefm.pt

«Divulgação» - ‘Diabetes em Movimento’, vem aí mais uma edição!

A ‘Diabetes em Movimento’ é um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, que tem como objetivo melhorar o controlo da doença e a qualidade de vida, através do exercício físico.

Em Moimenta da Beira, as atividades vão retomar no próximo mês de outubro, com a energia e boa disposição de sempre, contando já com os atletas da época anterior e com todos os que queiram juntar-se ao grupo. Se estiver interessado(a) em juntar-se a estes “atletas”, informe-se no seu centro de saúde ou fale com o seu médico(a) ou enfermeiro(a) de Família.

As sessões de exercício físico “Diabetes em Movimento” vão decorrer no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira, às segundas, quartas e sextas das 10h30 às 12h00, de outubro de 2024 a junho de 2025. As aulas são gratuitas para a população com diabetes tipo 2 mediante a referenciação pelos médicos e enfermeiros do Centro de Saúde local.

O projeto, comunitário de exercício físico, é uma parceria entre o ACES Douro II – Douro Sul da Administração Regional de Saúde do Norte, a USF Aquilino Ribeiro, a UCSP Moimenta da Beira, a Unidade de Cuidados na Comunidade local e a Câmara Municipal.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existem cerca de um milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento – melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Aviso à população: Perigo de incêndio rural


Face à previsão do prosseguimento de tempo quente e seco, com agravamento do risco de incêndio rural para níveis Muito Elevado a Máximo no interior Norte (caso de Moimenta da Beira), no Centro e no Algarve, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu esta quinta-feira, 9 de agosto, um Aviso à População para a ameaça real de Perigo de incêndio rural para aquelas três regiões do país.

O aviso inclui os efeitos expectáveis que podem ser provocados pela onda de calor, as medidas preventivas a ter em conta e as recomendações à população de proteção e cuidados com a saúde.

AVISO

Fonte: CMMB

«Notícia» - Coviran atenta à possível cedência de lojas da Auchan em Portugal

A compra do negócio da Dia em Portugal por parte da cadeia francesa e as imposição da Autoridade da Concorrência (AdC) que passam pela cedência de algumas lojas em zonas consideradas sensíveis em termos de concorrência, pode envolver um terceiro player neste negócio: a espanhola Coviran.

Avança o “Expansión” esta quinta-feira, que a cadeia de supermercados espanhola está atenta às imposições da AdC e que podem passar pela cedência de algumas lojas, uma situação que estará a ser acompanhada de perto por parte da Coviran, grupo que estará interessado em robustecer a sua presença em Portugal.

De acordo com informação publicada pela AdC em abril deste ano, e em que ficam especificados os compromissos da Auchan para que não haja nenhum retrocesso no processo, a Concorrência não exclui a possibilidade da Auchan ter que se desfazer de alguns franquiados, sejam lojas da Auchan ou do Minipreço em cinco zonas consideradas problemáticas para a AdC: Aguiar da Beira, Ansião (Avelar), Castelo Branco, Moimenta da Beira e Sabugal.

O acordo entre a Auchan e a Dia abrange as 489 lojas das insígnias Minipreço e Mais Perto, incluindo os contratos de franchising, e estabelece a integração dos 2.650 trabalhadores do Minipreço e a aquisição de um conjunto de ativos necessários para a operação, nomeadamente a marca “Minipreço”, três armazéns e outros contratos e licenças.

A transação foi anunciada há um ano e em março deste ano, a Auchan Portugal anunciou a conclusão de aquisição do grupo Dia em Portugal em conjunto com um investimento no valor de 100 milhões de euros na modernização das lojas.

Em 2021, e em entrevista ao JE, o diretor-geral do grupo Coviran, Acácio Pereira Santana, referia o desejo do grupo especializado em retalho alimentar em manter o seu projeto de expansão para ganhar massa crítica em Portugal “sem perder o sentido estratégico de operar lojas de proximidade, dentro e fora de centros urbanos.

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

«Divulgação» - Vila de Rua vai celebrar Dia do Emigrante em festa

A carregar: 518474 de 518474 byte(s) carregado(s).
A freguesia de Vila de Rua, em Moimenta da Beira, vai celebrar o Dia do Emigrante no dia 12 de setembro, sábado, no edifício da Antiga Escola Primária.

“Unir a comunidade, matado as saudades da terra!”, é o mote desta festividade, que contará ao longo da tarde com jogos tradicionais como a sueca, o jogo da malha e o jogo do saco. Terá ainda animação musical e um serviço de bar e alimentação. Além disso, será apresentada na Antiga Escola Primária uma nova associação do concelho.

A entrada no evento, organizado pela VDR+Vida com o apoio do município de Moimenta da Beira e pela Junta de Freguesia de Vila da Rua, tem um custo de dez “febras” por adulto e cinco “febras” por criança.

Fonte: Jornal do Centro

«Notícia» - Novos sanitários na Praia Fluvial da Barragem do Vilar e Parque Alagoa

A carregar: 481829 de 481829 byte(s) carregado(s).
Sempre a pensar na qualidade de vida, bem-estar e na comodidade dos visitantes, estão já disponíveis ao público sanitários novos na Praia Fluvial da Barragem de Vilar e no Parque da Alagoa, em Moimenta da Beira.

“São novos elementos de conforto que melhoram de forma substancial as condições para os milhares de visitantes que, ao longo da época balnear, e fora dela, frequentam estes espaços de lazer públicos. As pessoas são o centro da nossa atuação”, sublinha Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Fonte: alivefm.pt

domingo, 4 de agosto de 2024

«Divulgação» - Concurso aberto para professores (AEC’s) de Inglês e Atividades Lúdico-Expressivas

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira abriu concurso para a contratação de técnicos para o desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC's) no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira nos domínios do Inglês e das Atividades Lúdico-Expressivas, sendo, no caso do Inglês, dois horários (de 6 horas); e das Atividades Lúdico-Expressivas, sete horários (também de 6 horas cada um). Os candidatos têm 3 dias úteis após validação do SIGRHE.

A formalização da candidatura é realizada através do preenchimento do formulário eletrónico disponível no sítio da internet da Direção Geral de Administração Escolar ou na plataforma SIGRHE, devendo os candidatos entregar pessoalmente na secção de Recursos Humanos do Município de Moimenta da Beira, ou enviar por correio, com aviso de receção, no período legalmente previsto, sob pena de exclusão, os seguintes documentos: curriculum vitae detalhado, do qual deverá constar a identificação pessoal, habilitações literárias e profissionais, formação profissional, experiência profissional (comprovando com declarações das entidades patronais), certificado de habilitações com a média final de curso, fotocópia do certificado das habilitações literárias e fotocópia do Bilhete de Identidade.

AVISO

Fonte: CMMB

«Notícia» - Falta de monitorização de águas do Douro coloca banhistas em risco

Um grupo de associações ambientalistas alertou hoje que a falta de monitorização e de divulgação das analises de controlo microbiológico em águas não classificadas em várias zonas do rio Douro "coloca em risco milhares de banhistas".

Em comunicado, a #MovRioDouro, movimento composto por cidadãos e 17 organizações nacionais e regionais, questiona a tutela sobre "os critérios que levam à qualificação das praias de águas fluviais e lacustres como praias de banhos" e apelam por "maior transparência".

O grupo pede que seja divulgada a lista completa de praias avaliadas, os motivos para sua qualificação ou não como águas balneares e pedem que esta informação seja também submetida a "procedimento de consulta pública e não apenas a proposta final de lista de águas balneares, como ocorre atualmente".

O movimento alerta que "a atual falta de monitorização e divulgação de resultados das análises de controlo microbiológico em águas não classificadas coloca em risco milhares de banhistas".

No texto apontam-se exemplos como a zona de Zebreiros em Gondomar e o Areinho de Oliveira do Douro em Vila Nova de Gaia, que têm infraestruturas para atividades balneares, como bares e quartos de banho, mas não é dada sem informação adequada sobre a qualidade das águas que aqueles infraestruturas servem.

"Se as águas frequentadas por milhares de banhistas fossem monitorizadas, teríamos, com certeza, informação mais clara e bandeiras vermelhas na maior parte desses locais, que serviriam de alerta para os banhistas. Ora não é isso que acontece, pelo contrário. Apesar de existir um pequeno aviso da APA que desaconselha os banhos, os municípios criam muitas vezes condições para a ida a banhos", alerta no texto, em nome do movimento, Gustavo Briz.

Segundo as organizações do #MovRioDouro, entre as quais a ANP|WWF e a ZERO, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) "deveria divulgar, durante a época balnear, a qualidade microbiológica da água dos espaços com elevada procura, sobretudo daqueles onde, comprovadamente, a água não tem a qualidade mínima necessária".

Por outro lado, aponta-se, "os municípios não devem disponibilizar infraestruturas para a atividade balnear sem que esteja confirmada a qualidade da água para este fim, pois podem levar a população a correr riscos desconhecidos, devendo a própria APA providenciar instruções claras aos municípios nesse sentido".

Para esta época balnear, enumera o #MovRioDouro, a parte portuguesa da Bacia do Douro conta com seis águas balneares interiores no Sabugal, quatro em Mirandela, três em Macedo de Cavaleiros e Vinhais, duas em Moimenta da Beira e uma em Castro Daire, Freixo de Espada à Cinta, Gondomar, Sernancelhe e Valpaços.

Fonte: RTP.pt

«Notícia» - Terrenos à venda em hasta pública no concelho de Moimenta da Beira

A Câmara de Moimenta da Beira colocou em hasta pública oito lotes de terrenos destinados à construção urbana, cinco dos quais localizados no Bairro da Barragem de Vilar.

Os restantes três lotes situam-se nas freguesias de Moimenta da Beira, no lugar da Lagarteira, e de Leomil, no lugar do Alto do Facho. O valor dos imóveis colocados em hasta é de 164.100 euros.

Segundo a autarquia de Moimenta da Beira, o objetivo da venda dos imóveis passa por contribuir para a promoção de "um programa de revitalização económica e social do concelho, com o intuito de dinamizar e desenvolver o tecido urbano e a economia local, bem como fomentar a fixação de agregados familiares e o desenvolvimento sustentável".

Ao concorrente que oferecer a proposta economicamente mais vantajosa será feita adjudicação provisoriamente, devendo o mesmo pagar imediatamente 25 por cento do valor da adjudicação. Os restantes 75% do valor serão liquidados na íntegra no ato de celebração da respetiva escritura de compra e venda, a qual deverá ser outorgada no prazo de 30 dias, a contar da data da hasta pública.

A venda dos lotes deverá ser feita através de propostas em carta fechada. Em caso de empate, será realizada uma licitação verbal, cujos lances serão de 100 euros, valor que acrescerá ao inicialmente proposto.

Os documentos estão disponíveis no site da Câmara. A hasta decorre até 30 de setembro.

Fonte: Jornal do Centro