sábado, 14 de setembro de 2024

«Desporto» - Cartaz Jogo CDR

 


«Notícia» - Homem apanhado pela GNR com caçadeira ilegal

Um homem, de 36 anos, foi detido em Moimenta da Beira na posse de uma caçadeira sem documentos.

A detenção foi feita pelo posto Territorial de Moimenta da Beira esta terça-feira (11 de setembro), depois de uma denúncia de disparos com arma de fogo.

“Os militares da Guarda dirigiram-se ao local onde foi possível verificar que o suspeito se encontrava na posse de uma espingarda caçadeira, sem para tal possuir nenhum documento relativo à mesma”, explicou em comunicado a autoridade.

Além da espingarda, os militares detetaram diversos cartuchos, tendo o suspeito sido de “imediato detido”.

No decorrer das diligências, foi ainda efetuada uma busca a um anexo, que culminou na apreensão de diverso material, nomeadamente uma espingarda caçadeira e cinco cartuchos.

O homem foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

Fonte: Jornal do Centro

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

«Divulgação» - Delfins, Fernando Daniel e Alcoolémia entre os cabeças de cartaz da Expodemo

Alcoolémia, Delfins, Fernando Daniel, Zanova, Les Commandos Percu e Kura são os cabeças de cartaz da Expodemo deste ano, que arranca já no próximo dia 19 de setembro em Moimenta da Beira.

A inauguração – marcada para as 18h00 do primeiro dia do evento – vai contar com a presença do ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes. A iniciativa – que também promove a maçã, a agricultura e a economia de Moimenta da Beira – vai ter quatro dias de animação no centro da vila.

O primeiro dia da Expodemo, que calha a uma quinta-feira, vai contar com o concerto da banda de rock Alcoolémia. Já no dia 20, sexta-feira, os Delfins – que celebram agora os 40 anos de carreira – vão estar em Moimenta da Beira. Já pela noite dentro, chega a DJ Zanova.

A 21 de setembro, sábado, Fernando Daniel vai cantar na Expodemo, num dia em que também se destacam a companhia francesa de artes de rua Les Commandos Percu e o DJ Kura.

O recinto da Expodemo também vai receber outras atrações como o Festival de Estátuas Vivas (que acontece nos dias 21 e 22), as atuações do Apple Dance no dia 19, o concerto da Orquestra CemNotas no dia 20, as festas Apple Party com os DJ’s Pedro Costa, Ruuze, Ricardo Abreu e Caitas, os Piratas + Friends no dia 21 e a Charanga a Cavalo da GNR no dia 20.

A Expodemo encerra a 22 de setembro, domingo.

Fonte: Jornal do Centro

«Notícia» - Moimenta da Beira faz “radar social” para referenciar necessidades do concelho

O presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira disse hoje à agência Lusa que o projeto “radar social” vai referenciar as “reais necessidades” do concelho que é “muito envelhecido” e com pessoas isoladas.

“Sabemos que temos uma população muito envelhecida, pessoas com algumas carências sejam elas económicas ou até familiares, digamos, porque há muita gente isolada com os filhos no estrangeiro. É um flagelo social”, descreveu Paulo Figueiredo.

O autarca notou ainda que esta “é uma população que vive muito da agricultura, sendo que muitas pessoas, pela idade, já nem trabalham” as terras, o que acaba por provocar um “maior isolamento e dificuldades” económicas.

“Com RSI [Rendimento Social de Inserção] temos cerca de 180 famílias, atualmente”, contabilizou o presidente da Câmara de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, cujo projeto “radar social” foi iniciado esta semana.

O projeto é comparticipado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Município vai “aproveitar a oportunidade para conhecer as reais necessidades” do concelho para, com este “diagnóstico social, ser possível fazer mais coisas”.

Para isso, já foram contratadas “três técnicas que começaram a trabalhar esta semana com a supervisão dos profissionais dos serviços sociais” da Câmara de Moimenta da Beira que “já fez um excelente serviço”.

A nova equipa vai “referenciar e (re)conhecer os problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com a rede social municipal” dando um “contributo decisivo para a construção, atualização e o enriquecimento do conhecimento do território”.

O “radar social” vai decorrer em 27 meses, dividido em duas fases: “primeira vai fazer-se o diagnóstico social e preparar o plano de desenvolvimento social e o de ação; e na segunda fazer-se a georreferenciação social do território e será posto em prática o plano de ação preparado na primeira fase”.

Fonte: noticiasdeviseu.com

terça-feira, 3 de setembro de 2024

«Notícia» - Despiste de Motociclo faz um ferido grave

Um despiste fez dois feridos, um deles grave, em Moimenta da Beira.

À VTM, o comandante dos bombeiros locais, Carlos Pereira, referiu que “seguiam ambos no

motociclo”. O ferido grave era, ao que sabemos, o condutor da moto.

O alerta para a ocorrência foi dado às 11h58 e no local estão 11 operacionais, apoiados por cinco viaturas e um meio aéreo.

Segundo o comandante, as vítimas são “pai e  filha”. O homem, de 47 anos, foi transportado de helicóptero para o hospital de Santo António, no Porto. Quanto à  filha, “foi para o de Vila Real, para observação”.

Fonte: avozdetrasosmontes.pt

«Notícia» - GNR deteta 21 crimes de contrafação e apreendeu 3.400 artigos

A GNR apreendeu em agosto mais de 3.400 artigos contrafeitos e registou 21 crimes de contrafação numa operação de fiscalização que decorreu em vários pontos do país e abrangeu feiras, mercados, lojas e veículos.

A operação de fiscalização coordenada pela Unidade de Ação Fiscal (UAF), através dos destacamentos do Porto, Coimbra, Évora, Lisboa e Faro, decorreu durante o mês de agosto em vários concelhos do país e teve por objetivo “prevenir e combater o fenómeno da contrafação e da pirataria, minimizando os danos económicos causados por este tipo de comércio ilícito”.

Paços de Ferreira, Póvoa de Varzim, Valença, Moimenta da Beira, Aveiro, Caldas da Rainha, Ponte de Sor, Reguengos de Monsaraz, Ourique, Silves, Albufeira e Loulé foram alvo de 57 ações de fiscalização, que envolveram mais de 120 militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), que incidiram em feiras, mercados e lojas e 741 veículos.

A GNR registou 21 crimes de contrafação, 128 contraordenações associadas a falhas na documentação de transporte, uma contraordenação relativa ao imposto sobre álcool e bebidas alcoólicas, uma contraordenação relativa ao imposto sobre veículos e cinco contraordenações rodoviárias.

As ações de fiscalização resultaram ainda na apreensão de 3.466 artigos de vestuário, calçado e acessórios contrafeitos, um veículo que circulava ilegalmente e 2,5 litros de aguardente sem estampilha fiscal.

Fonte: radioregional.pt