Viseu é o concelho com o maior número de freguesias prioritárias: Bodiosa, Calde, Cavernães, Cota, Coutos de Viseu, Lordosa, Mundão, Orgens, Ribafeita, Santos Evos, São Cipriano e Vil de Souto, Barreiros e Cepões, e Faíl e Vila Chã de Sá.
Seguem-se Tabuaço com 11 freguesias, Lamego e Sernancelhe com 10, Castro Daire, Cinfães e Tondela com nove, Moimenta da Beira e Oliveira de Frades com oito, Armamar, São João da Pesqueira e Vouzela com sete, Penedono, São Pedro do Sul e Tarouca com seis, Mortágua e Sátão com cinco, Resende e Vila Nova de Paiva com quatro, Penalva do Castelo com duas e Mangualde com uma.
Fora da lista estão os concelhos de Carregal do Sal, Nelas e Santa Comba Dão. Carregal do Sal e Nelas estiveram entre os locais mais afetados pelos incêndios de setembro do ano passado, que assolaram boa parte da região de Viseu.
A nível nacional, são 988 as freguesias prioritárias (34 por cento do território de Portugal continental), com uma área total de 2,8 milhões de hectares.
A limpeza dos terrenos deve ser feita até 31 de maio. O prazo foi alargado pelo Governo por causa da chuva persistente e dos elevados níveis de humidade no solo das últimas semanas.
A estas condições juntam-se os efeitos das tempestades recentes que afetaram várias regiões do país, provocando a queda de árvores e a consequente acumulação de material lenhoso, agravando o risco de incêndio rural.
O Governo pretende assegurar a eficácia das ações de prevenção, bem como reforçar a proteção de pessoas, bens e ecossistemas, numa altura em que se intensifica a preparação para a época de fogos florestais.
Freguesias prioritárias no concelho de Moimenta da Beira:
Cabaços
Caria
Castelo
Leomil
Sever
União das freguesias de Paradinha e Nagosa
União das freguesias de Pêra Velha, Aldeia de Nacomba e Ariz
União das freguesias de Peva e Segões
Sem comentários:
Enviar um comentário