terça-feira, 29 de julho de 2025

«Notícia» - GNR deteve 5 pessoas por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Viseu da Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, no dia 26 de julho, deteve três homens, com idades compreendidas entre os 25 e os 32 anos, e duas mulheres de 21 e 23 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Moimenta da Beira.

As detenções ocorreram no âmbito de uma operação de fiscalização direcionada a um evento musical que decorreu naquela localidade. Durante a ação, foram fiscalizados quatro veículos, tendo sido possível detetar a posse de substâncias estupefacientes por parte dos suspeitos, culminando na sua detenção e na apreensão do seguinte material:

Uma balança decimal, 217 microsselos de LSD, 101,2 doses de haxixe, 100 botijas de óxido de nitroso; 95 doses de cloridrato de cocaína, 16 pastilhas de ecstasy, correspondendo a 72 doses individuais, 55 balões para consumo de óxido de nitroso, 35 doses de cogumelos alucinógenos; 34 doses de cetamina, 19 doses de anfetaminas, Oito doses de MDMA, Sete doses de liamba, Um cifão para consumo de óxido de nitroso.

Os suspeitos foram constituídos arguidos, e os factos foram comunicados ao Tribunal de Moimenta da Beira.

Foram ainda elaborados dois autos de consumo de estupefacientes, os quais foram remetidos para as Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência (CDT) territorialmente competentes, referentes a dois homens de 32 e 43 anos.

Esta ação contou com o reforço de militares do Posto Territorial de Vila Nova de Paiva e de Moimenta da Beira.

Fonte: AliveFm

quarta-feira, 23 de julho de 2025

«Notícia» - Moimenta da Beira: Dois homens constituídos arguidos por contrafação

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Moimenta da Beira constituiu arguidos dois homens, de 55 e 78 anos, pelo crime de contrafação, no concelho de Moimenta da Beira.

No dia 22 de julho, após uma denúncia de que os indivíduos estariam a abordar empresas locais para vender equipamentos de construção civil contrafeitos, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram identificar e localizar os suspeitos. Durante a operação, foi intercetado o veículo em que os indivíduos se deslocavam, confirmando-se os factos reportados.

A ação culminou na constituição dos suspeitos como arguidos e na apreensão do seguinte material: três rebarbadoras; quatro berbequins; duas aparafusadoras; oito baterias; quatro carregadores de bateria e diverso material de perfuração.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

Esta ação contou com o reforço dos militares do Posto Territorial de Moimenta da Beira.

Fonte: ViseuNow

«Notícia» - Taxa de criminalidade sobe em Mangualde e Moimenta da Beira e desce em Viseu

Mangualde e Moimenta da Beira surgem, em 2024, como os dois municípios do distrito de Viseu com as taxas de criminalidade mais elevadas, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A análise baseia-se na taxa por mil habitantes. O município de Viseu, capital de distrito, registou uma descida da criminalidade em 2024 face ao ano anterior, no número total de ocorrências registadas pelas autoridades.

A criminalidade contra o património continua a representar a fatia mais significativa das infrações cometidas na região. Nesta categoria inserem-se crimes como roubos, furtos, burlas e extorsão, que afetam tanto espaços comerciais como habitações e cidadãos em espaço público. Logo a seguir, destacam-se os crimes contra a integridade física, sobretudo agressões e ofensas corporais, seguidos pelos crimes relacionados com a condução sob o efeito de álcool.

No extremo oposto da tabela, Sernancelhe apresenta-se como o município com a menor taxa de criminalidade do distrito. 

Em 2024, os únicos registos de furtos por esticão no distrito de Viseu ocorreram nos concelhos de Viseu e Santa Comba Dão, segundo os dados oficiais.

Já o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) indicava uma diminuição na criminalidade geral no distrito de Viseu comparado com 2023, com os dados a apontarem, contudo, para um aumento dos crimes de violação e extorsão sexual como as tipologias mais participados , mas no que diz respeito à criminalidade violenta.

Ainda na criminalidade violenta, que baixou comparativamente a 2023, houve 15 casos reportados de violação e 25 de extorsão sexual associados ao uso das redes sociais. Foram também registados 19 crimes de roubo por esticão e 41 roubos na via pública. Já no crime por resistência e coação sobre alguém foram reportados 56 casos. 

No que se refere à criminalidade geral, a condução com álcool aparece com o maior número de participações (916), seguindo-se a violência doméstica (813). As ofensas à integridade física e a ameaça e coação têm, também, um significativo número de casos (cerca de 600).

Para o presidente da Câmara, a cooperação e empenho das forças de segurança e agentes de Proteção Civil na segurança e bem-estar da comunidade é o resultado dos números agora divulgados.

“Os números estão à vista. Percentualmente, podem não ter uma enorme expressão, mas para nós traduzem um trabalho consistente, empenhado e concertado das nossas Forças de Segurança – PSP, GNR e Polícia Municipal – e agentes de Proteção Civil, aos quais gostaria de expressar, publicamente, o meu reconhecimento e agradecimento. São eles os responsáveis por garantir que a “Melhor Cidade para Viver” continua a destacar-se pelos seus padrões de segurança e bem-estar”, destacou Fernando Ruas. “Uma palavra de igual agradecimento aos cidadãos, cuja boa conduta e civismo contribui também para que este seja um concelho seguro”, sublinhou o autarca.

O presidente da Câmara recordou o investimento previsto na implementação dos sistemas de videovigilância em Viseu, nomeadamente em zonas críticas como o Centro Histórico e Jugueiros. “Com a concretização deste projeto, Viseu beneficiará de mais e melhores mecanismos e ferramentas que possibilitarão complementar e apoiar as Forças de Segurança no seu trabalho diário, quer a nível preventivo como na fiscalização e atuação no terreno. É certo que este auxílio tecnológico permitirá uma melhor otimização e operacionalização de recursos, que em tudo beneficiará a segurança do concelho e da comunidade”.


Fonte: jornaldocentro.pt

«Notícia» - Nova Diretora do Agrupamento de Escolas toma posse

O Município de Moimenta da Beira congratula‑se com a tomada de posse da nova Diretora do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, Paula Monteiro e expressa o seu total compromisso e disponibilidade para apoiar, ao longo dos próximos quatro anos, toda a equipa deste organismo.

Ciente da importância de uma liderança sustentável e dialogante, reafirmamos o propósito de continuar a lavrar um caminho de constante partilha e parceria, assegurando uma cooperação sólida entre o Município e o Agrupamento de Escolas. A nossa ambição comum é continuar a trabalhar em direção a padrões de excelência no ensino, promovendo o desenvolvimento integral de toda a comunidade escolar, perpetuando o nosso espírito de ensino de proximidade.

O Município deseja a todos os eleitos uma gestão pautada pela inovação, colaboração e rigor, certos de que só assim se alcançam metas verdadeiramente impactantes.

Fonte: CMMB

«Notícia» - Dança Criativa e Dezpassitos brilham no All Dance Intercontinental & Europe

Oito coreografias apresentadas, oito coreografias premiadas! Dança Criativa e Dezpassitos estiveram em grande destaque na competição All Dance Intercontinental & Europe 2025, que teve lugar em Tarragona, Espanha, entre os dias 13 a 20 de julho. Os grupos de Moimenta da Beira conseguiram os seguintes resultados:


Dança Criativa

1.º Lugar – Grupo pequeno (All Dance Open Estudantes) - "É Urgente o Amor"

1.º Lugar – Grupo grande (All Dance Open Estudantes) - "Ecos do Coração" pontos

2.º Lugar – Grupo Grande (All Dance Open Estudante) - "Amor Próprio"


Dezpassitos

1.º Lugar – Duo (Urban Show Estudantes) – “Dual Spark”

2.º Lugar – Solo Pré-Profissional (Comercial Adultos) – “Telephone”

2.º Lugar – Grupo Grande (All Dance Show Estudantes) – “Além Mar”

3.º Lugar – Grupo Grande (All Dance Open Estudantes) – “El Tango”

3.º Lugar – Solo Profissional (All Dance Open Adultos) – “Gente da minha Terra”


O Município de Moimenta da Beira felicita a Dança Criativa e os Dezpassitos.


Fonte: CMMB

domingo, 20 de julho de 2025

«Divulgação» - Município de Moimenta da Beira lança nova campanha de apoio à esterilização solidária de animais de companhia

Com o objetivo de diminuir o número de ninhadas indesejadas e combater o abandono animal, a Câmara Municipal de Moimenta da Beira tem em curso, até dia 30 de setembro de 2025, a Campanha Solidária de Esterilização de Animais de Companhia (Cães e Gatos) que garante apoio financeiro em função dos rendimentos do agregado familiar detentor do animal de companhia.

No limite, a intervenção será gratuita para os cidadãos que sejam comprovadamente carenciados, residam no Município de Moimenta da Beira e se encontrem numa das situações previstas no Normativo de Acesso, documento que prevê ainda outros níveis de apoio e elenca as obrigações legais dos animais a esterilizar, entre outras disposições.

Os candidatos que queiram beneficiar desta campanha devem dirigir-se ao Balcão Único de Atendimento (BUA) da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e, no local, preencher e assinar o Requerimento de Inscrição, ou através do preenchimento online no Balcão Eletrónico.

Para aqueles animais que ainda não possuam identificação eletrónica (microchip) ou vacinação antirrábica, o Centro de Recolha Oficial de Moimenta da Beira poderá assegurar esses serviços, de acordo com o tarifário definido pela campanha nacional de vacinação antirrábica para o respetivo ano.

Fonte: Radio Douro Nacional

«Notícia» - Município mantém aposta no Ensino Superior de proximidade

O Município de Moimenta da Beira vai manter no ano letivo 2025/26 a oferta de Ensino Superior no concelho, através da parceria que estabeleceu com o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), e duas das suas escolas.

No novo ano letivo vão estar disponíveis quatro Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP’s), todos em horário pós-laboral, em áreas consideradas de potencial de empregabilidade na região, ministrados em Moimenta da Beira ao abrigo dos acordos que foram estabelecidos entre o Município, a Escola Superior Agrária de Viseu e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego.

São cursos com a duração de dois anos e com estágio incluído, estando direcionados a alunos que queiram uma formação técnica e aplicada, sem necessidade de exames nacionais para ingresso.

A fase de candidaturas já decorre, e deve ser feita até dia 08 de agosto para os cursos de Assessoria e Comunicação Organizacional, Intervenção Social e Comunitária e Computação Cloud, enquanto para o curso de Fruticultura e Viticultura a 1ª fase de candidaturas decorre até 26 agosto.

Fonte: estacaodiariajornal.pt

«Notícia» - Estrada Nacional 329: Troço entre Espinheiro e Vila Chã do Monte já reabriu ao trânsito

O Município de Moimenta da Beira informa que foi restabelecida, esta quarta-feira, 16 de julho, a circulação rodoviária no troço da Estrada Nacional (EN) 329, entre Espinheiro e Vila Chã do Monte.

A reabertura da rodovia nos dois sentidos surge após a conclusão de trabalhos de reposição da via estruturante para o concelho e para a região, que aluiu, no dia 26 de janeiro, devido a uma intempérie.

segunda-feira, 14 de julho de 2025

«Notícia» - Inaugurado Centro de Recolha de Animais para Moimenta da Beira, Armamar e Tabuaço

O novo Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC) foi inaugurado esta quarta-feira, 9 de julho, e situa-se na Zona Industrial de Moimenta da Beira. 

O espaço tem capacidade para albergar entre 60 a 90 cães, dependendo do porte dos animais, e conta já com 30 cães recolhidos. Brevemente, a infraestrutura vai começar também a acolher gatos errantes e abandonados.

O CROAC pretende servir os concelhos de Moimenta da Beira, Armamar e Tabuaço, e resulta de um investimento superior a meio milhão de euros. O objetivo principal é permitir o controlo e redução da população de animais errantes nos três municípios.

Fonte: Jornal do Centro

segunda-feira, 7 de julho de 2025

«Notícia» - Moimenta da Beira: Colisão Rodoviária Provocou três feridos

Na manhã desta segunda-feira, 7 de julho, em Baldos, concelho de Moimenta da Beira, na estrada municipal 323, a colisão entre duas viaturas ligeiras de passageiros provocou três feridos.

Atendendo à PROCIV (Proteção Civil), o alerta foi dado às 10h10, para o local deslocaram-se 18 operacionais apoiados por sete viaturas.

Fonte: alivefm.pt

quarta-feira, 2 de julho de 2025

«Notícia» - Três municípios dão parecer negativo sobre projeto para barragem Vilar - Tabuaço

Os municípios de Sernancelhe, Moimenta da Beira e Tabuaço enviaram à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) um parecer negativo sobre a localização do projeto de painéis fotovoltaicos flutuantes a instalar na Barragem de Vilar -- Tabuaço.

"Os Municípios de Sernancelhe, Moimenta da Beira e Tabuaço responderam à APA, invocando que os riscos e impactos negativos do Projeto Solar Fotovoltaico Flutuante e Híbrido Eólico de Vilar-Tabuaço superam largamente quaisquer benefícios apresentados, não se traduzindo num projeto de interesse para os municípios, pelo que manifestaram parecer desfavorável à sua concretização, apelando a que a APA considere alternativas mais sustentáveis, que respeitem o ambiente, a paisagem e as comunidades locais", escreveram os autarcas.

Nos documentos a que a agência Lusa teve acesso, os três municípios do distrito de Viseu e da Comunidade Intermunicipal (CIM) Douro responderam assim ao pedido da APA para se pronunciarem sobre um projeto da colocação de painéis fotovoltaicos flutuantes na barragem de Vilar -- Tabuaço, situada a sul no concelho de Moimenta da Beira e a norte no de Sernancelhe.

Em julho de 2024, os três presidentes já tinham dito à ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que o projeto "não constitui uma mais-valia para os três" concelhos.

O socialista Paulo Figueiredo (Moimenta da Beira) e os sociais-democratas Carlos Santos (Sernancelhe) e Carlos Carvalho (Tabuaço) reassumiram agora a posição na resposta enviada à APA e ao qual juntaram um estudo técnico sobre o estudo de impacto ambiental.

No parecer técnico dos Municípios de Sernancelhe e de Moimenta da Beira são enumerados vários pontos para justificar o parecer técnico negativo. O Município de Tabuaço destacou três no decorrer da assembleia municipal desta semana em que foi aprovada por unanimidade uma deliberação a enviar à APA.

"Os painéis flutuantes vão ocupar cerca de 20 hectares da albufeira da barragem, ou seja, uma enorme área que vai impedir a sua utilização por parte das aeronaves de combate aos incêndios", destacou o presidente de Tabuaço.

Carlos Carvalho realçou ainda que "a qualidade da água será afetada, segundo o estudo técnico", e o concelho de Tabuaço é "abastecido em parte por a água da barragem".

Também o fator paisagístico e consequentes "impactos económicos, porque o turismo será afetado", foi realçado por Carlos Carvalho, que apontou "a relocalização dos painéis" fotovoltaicos como uma das soluções, tal como os outros dois autarcas.

Os três presidentes municipais levaram ainda o assunto a uma reunião do conselho intermunicipal e a uma assembleia da CIM Douro, constituída por 19 concelhos, que "expressaram, por unanimidade, o seu desacordo ao projeto solar fotovoltaico flutuante e híbrido eólico de Vilar-Tabuaço".

Num documento enviado ao presidente da APA, os autarcas afirmam que "é toda a região do Douro, com os seus 19 Municípios, em representação de cerca de 200 mil habitantes que, de forma unânime, expressam desaprovação do Projeto Solar fotovoltaico flutuante e híbrido eólico de Vilar-Tabuaço".

"Pelo que apelamos a V. Exa. para que pondere a viabilidade do mesmo, a localização pretendida e, mais importante, a posição dos eleitos locais e das populações que defendem", escreve a CIM Douro.

Fonte: RTP.pt

«Notícia» - Projeto ‘Com (+) Vida’: utentes do Lar Casa do Povo e crianças da EB1 de Leomil assinalaram o fim do ano letivo

São encontros entre as crianças da Escola Básica de Leomil e os utentes do Lar Casa do Povo de Leomil. O projeto ‘Com (+) Vida’, que decorreu ao longo ano letivo, proporcionou vários momentos de afeto, partilha e alegria entre as gerações.

Durante as sessões houve momentos únicos, muitas conversas, cantigas, jogos, abraços e gestos simples, que encheram o coração de todos. Para assinalar o fim do ano letivo, os utentes do Lar, com o apoio dos seus colaboradores, dinamizaram jogos tradicionais com os mais pequenos, terminando a atividade com um lanche partilhado que agradou a todos.

Fonte: CMMB