segunda-feira, 29 de setembro de 2025

«Desporto» - 'Escorregadela' do Moimenta da Beira deixou o Penalva do Castelo na frente

Há um novo líder na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu, com o Penalva do Castelo a bater o Nespereira por 1-0 e a aproveitar o empate do Moimenta da Beira que não foi além de uma igualdade a um golo em Vale de Açores.

Resultados da 3.ª jornada:

Oliveira de Frades 2 – Sampedrense 1

Mangualde 2 – Sátão 1

Carvalhais 0 – Castro Daire 1

Vale de Açores 1 – Moimenta da Beira 1

Lusitano 1 – Nelas 3

Ferreira d’ Aves 2 – Campia 1

Lamelas 1 – Carregal do Sal 0

Penalva do castelo 1 – Nespereira 0

Após a 3.ª jornada deixou de haver equipas só com vitórias e a liderança é agora partilhada a três entre Penalva do Castelo, Lamelas e Moimenta de Beira, todos com sete pontos.

Fonte: EstaçãoDiária

«Notícia» - Oito concelhos vão receber apoio à recuperação de áreas ardidas

O Governo assinou contratos-programa com 58 municípios afetados pelos incêndios deste verão, no valor superior a sete milhões de euros (ME), entre os quais oito do distrito de Viseu.

Sátão, Mangualde, Moimenta da Beira, Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Vila Nova de Paiva foram os concelhos contemplados neste s protocolos que envolvem três agências governamentais, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Agência para o Clima (ApC).

As verbas são atribuídas no âmbito das medidas de estabilização de emergência e de restauro ecológico nas áreas afetadas pelos incêndios rurais.

Em outubro são já concedidos 50% das verbas previstas e depois, em novembro, mediante os relatórios apresentados pelos municípios, serão entregues mais 25% e, o restante no final dos trabalhos que, entretanto, forem feitos.

Fonte: estacaodiariajornal.sapo.pt

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

«Notícia» - Câmara de Moimenta da Beira estima 3 ME euros de prejuízos

A autarquia de Moimenta da Beira estima em cerca de 3 milhões de euros (ME) os prejuízos causados pelos dois grandes incêndios que em agosto atingiram o concelho.

Números avançados pelo autarca, Paulo Figueiredo, acrescentando que a área ardida foi de 3.743 hectares.

Um primeiro incêndio lavrou no concelho nos dias 08 e 09 de agosto, e o segundo atingiu Moimenta da Beira nos dias 14 e 15, depois de ter deflagrado no concelho de Sátão.

Uma extensa área de floresta e mato foi consumida pelas chamas, mas também culturas como a maça e o mirtilo, e a produção de mel, foram afetadas pelos incêndios.

Apesar da área ardida, o autarca lembra que em Moimenta da Beira nenhuma habitação, empresa ou instalação industrial foi consumida.

Houve equipamentos municipais afetados, casos de depósitos de água, o sistema de monitorização da água e algumas instalações elétricas, num total de prejuízos a rondar os 400 mil euros.

Cerca de 70 candidaturas foram já apresentadas por agricultores, ao montante de apoio previsto que é de 10 mil euros, mas o autarca estima que o valor global dos prejuízos ronde os 3 milhões de euros.

Fonte: sapo.pt

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

«Desporto» - Divisão de Honra: Moimenta da Beira isolou-se na frente

A 2.ª jornada da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu terminou com o Moimenta da Beira isolado na frente da classificação, sendo a única equipa só com vitórias. No jogo grande da ronda, frente a um Oliveira de Frades que também havia começado o campeonato a vencer, o Moimenta da Beira triunfou [...]

A 2.ª jornada da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu terminou com o Moimenta da Beira isolado na frente da classificação, sendo a única equipa só com vitórias.

No jogo grande da ronda, frente a um Oliveira de Frades que também havia começado o campeonato a vencer, o Moimenta da Beira triunfou por 1-0.


Resultados da 2.ª jornada:

Moimenta da Beira 1 – Oliveira de Frades 0

Sampedrense 2 – Mangualde 1

Sátão 2 – Castro Daire 1

Nelas 2 – Vale de Açores 1

Carregal do Sal 3 – Lusitano 0

Nespereira 1 – Ferreira d’ Aves 1

Campia 1 – Lamelas 1

Penalva do Castelo 4 – Carvalhais 1


Lidera o Moimenta da Beira com seis pontos, seguido de Campia, Lamelas e Penalva do Castelo com quatro.

No fundo da tabela, sem pontos, estão Mangualde e Lusitano de Vildemoinhos.

Fonte: SAPO.pt

«Notícia» - Academia de Música Quinta do Ribeiro: Inscrições abertas para o ano letivo 2025/2026

A Academia de Música Quinta do Ribeiro, abre inscrições para o ano letivo 2025/2026, com uma vasta escolha de atividades.

No próximo dia 27 de setembro, às 14h30, terá lugar uma sessão de experimentações na Escola E.B.1 Infante D. Henrique, onde alunos e famílias poderão conhecer melhor os instrumentos e os professores.

Oferta Formativa 2025/2026:

A Academia disponibiliza aulas individuais de diversos instrumentos, incluindo: violino, viola d’arco, violoncelo, contrabaixo, piano, acordeão, flauta transversal, clarinete, trombone, saxofone, canto, baixo elétrico, guitarra clássica/elétrica, percussão/bateria, tuba/eufónio, trompa e trompete.

Há também a possibilidade de integrar conjuntos, como formação musical, música de câmara e coro, permitindo aos alunos desenvolverem competências de grupo e experiência performativa.


Modalidades:

Infantil (3 a 5 anos); Iniciação (6 a 10 anos); Especializado (a partir dos 10 anos); e Curso Livre.

Mais Informações:

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Força Aérea Portuguesa - Concurso Aberto

Concurso para admissão aos Cursos de Formação de Oficiais do Regime de Contrato da Força Aérea 2025 - 3.ª incorporação. até 19 de setembro de 2025, data-limite de receção de candidaturas ao concurso.

Concurso para admissão aos Cursos de Formação de Praças do Regime de Contrato da Força Aérea 2025 - 3.ª incorporação, até 19 de setembro de 2025, data-limite de receção de candidaturas ao concurso.


Para mais informações:

https://crfa.emfa.pt/p-912-sabe-como-entrar 

https://crfa.emfa.pt/registo 


Fonte: CMMB

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

«Notícia» - Expodemo arranca em Moimenta da Beira esta quinta-feira

A Expodemo arranca na próxima quinta-feira, dia 11 de setembro, às 10 horas. Com mais de 160 expositores confirmados, a feira propõe quatro dias intensos de festa, negócios, gastronomia, música e cultura, exaltando a maçã, o vinho e a identidade local.

O certame conta com a participação de produtores emblemáticos ligados à fruticultura, como a Cooperativa Agrícola do Távora, a Quinta de Vilar, a DemoDouro, a Biotedo, a Frescura das Beiras, a Confraria Gastronómica da Maçã Portuguesa e a Associação de Fruticultores da Beira Távora. Alguns destes marcam presença com stand próprio, outros através do fornecimento de fruta para as provas que decorrerão ao longo do evento.

Os vinhos estarão em evidência num espaço inteiramente dedicado às regiões do Távora-Varosa, Douro e Dão, com provas permanentes e a representação da Comissão Vitivinícola Regional de Távora-Varosa. O programa inclui ainda as provas comentadas de sábado, dia 13, conduzidas por três especialistas de referência: João Roseira, da Quinta do Infantado, pela região do Douro, Maria Castro, da Quinta da Pellada, pelo Dão, e Agostinho Peixoto, da Espumanteria Portuguesa e provador da revista Grandes Escolhas, em representação do Távora-Varosa. Esta edição conta também com a presença da marca “Antolice”, o primeiro vinho do concelho a afirmar-se fora da Cooperativa Agrícola, um marco simbólico para a viticultura local.

Na área da gastronomia, a Expodemo volta a oferecer o que de melhor se faz na cozinha regional. As tasquinhas instaladas no recinto convidam a descobrir os sabores tradicionais, a par de um espaço de showcooking dinamizado pelos Fumeiros Terras do Demo e pelo seu chef convidado, que irão apresentar ao vivo interpretações criativas do receituário local.

A animação musical e cultural é outro dos pontos fortes da feira. Logo na primeira noite, o palco recebe a energia de Maninho, antecedido pelas atuações de dança criativa da Movimenta Associação e do Dezpasitos Dance Studio. Na sexta-feira, depois da cerimónia oficial de inauguração, sobem ao palco os Supernova, os GNR e, pela madrugada dentro, o DJ Padre Guilherme, DJ Pedro Costa e EBMATH. No sábado, para além do espetáculo de teatro aéreo “Peter Pan” pela companhia espanhola Grupo Puja! – em estreia nacional – o público poderá assistir ao concerto dos Calema, às atuações de DJ Caitas, Karetus & Convidados, Piratas + Friends e DJ Ricardo Abreu. O último dia, domingo, é dedicado à tradição e à música popular, com a XXVI Rota das Terras do Demo a arrancar logo pela manhã e, à tarde, as atuações de Artuna, Grupo de Cantares da Câmara Municipal, Liliana Oliveira, Marotos da Concertina e Orquestra CemNotas.

A programação completa integra ainda o V Festival de Estátuas Vivas, que levará arte e performance às ruas de Moimenta da Beira, animação de rua, graffiti e atividades para crianças.

Um dos destaques paralelos é a apresentação do projeto Moimenta Bairro Digital, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência, que disponibilizará aos comerciantes soluções inovadoras de visibilidade, promoção e modernização, incluindo experiências de realidade virtual para promoção do território.

A Expodemo foi distinguida recentemente com o Prémio Estratégia 360º como boa prática municipal no turismo e reforça-se em 2025 como eco-evento, comprometido com a sustentabilidade e a valorização dos recursos locais. Combinando tradição, inovação e futuro, a feira continua a afirmar Moimenta da Beira como destino de referência no mapa dos grandes eventos nacionais.

Fonte: ViseuNow

«Divulgação» - Adote um animal de companhia

Se está à procura de um novo amigo, pode encontrá-lo no próximo sábado, 13 de setembro das 10h00 às 12h, na ação de entrega de animais de companhia disponíveis para uma adoção responsável, que decorrerá no Centro de Recolha de Animais de Companhia (CROAC) que se localiza no Parque Industrial de Moimenta da Beira.

A campanha visa sensibilizar a população para a problemática do abandono e maus tratos a animais, relembrando que estes não são objetos e merecem ser tratados com carinho.

Fonte: CMMB

domingo, 7 de setembro de 2025

«Desporto» - Andebol em Cadeira de Rodas: Supertaças de ACR4 e ACR6 jogaram-se em Moimenta da Beira

Foram disputadas este sábado, 6 de setembro, no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira, as Supertaças de Andebol em Cadeira de Rodas, nas vertentes ACR4 e ACR6.

No primeiro encontro do dia, a equipa da APD Figueira da Foz/Os Coxos conquistou o troféu na vertente ACR4 ao vencer a formação do Académico FC/APD Porto Sobre Rodas, por 2-1, após prolongamento.

Já na vertente ACR6, a equipa nortenha, que ergueu todos os troféus na época passada, iniciou a nova temporada da melhor forma ao derrotar o CNS/Caxiduarte por 21-17, levando para casa a Supertaça.

Resultados:


Supertaça de ACR4

Académico FC/APD Porto Sobre Rodas 1-2 APD Figueira da Foz/Os Coxos


Supertaça de ACR6

Académico FC/APD Porto Sobre Rodas 21 X 17 CNS/Caxiduarte


Fonte: CMMB

«Divulgação» - Feira Quinzenal adiada de segunda para terça-feira

 Devido à realização da Expodemo, a próxima feira quinzenal, que haveria de realizar-se na segunda-feira, 15 de setembro, foi adiada para o dia seguinte, 16 de setembro, terça-feira.

«Divulgação» - Moimenta da Beira assinala “Dia da Grávida” na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro

Na próxima terça-feira, 9 de setembro, a Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro recebe a celebração do “Dia da Grávida”, com um dia dedicado à saúde, bem-estar e direitos das futuras mães. A iniciativa pretende reforçar a importância do acompanhamento multidisciplinar da gravidez e criar um espaço de partilha entre profissionais de saúde, grávidas e famílias.

O programa é organizado pela UCC Moimenta da Beira Saudável e Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, com o apoio do Município de Moimenta da Beira.

A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória.

Fonte: ViseuNow

terça-feira, 2 de setembro de 2025

«Notícia» - Incêndios: Filtros naturais asseguram consumo de água de qualidade da barragem de Vilar

O presidente da Câmara de Sernancelhe, Carlos Santos, assegurou hoje à agência Lusa que os filtros naturais colocados nas linhas de água garantem a qualidade para consumo nos três municípios abastecidos pela barragem Vilar-Tabuaço.

“É uma solução de base natural. No fundo, foi criada uma bacia de retenção e há um desvio de uma linha de água, que é filtrada nessa retenção em dois níveis. Num primeiro, ficam cinzas e, num segundo filtro, a água passa e já retoma à sua linha natural”, adiantou Carlos Santos.

O presidente da Câmara esclareceu que a retenção é feita “em três pontos chave, de maneira a captar todas as cinzas a montante”.

Neste sentido, especificou que um é “no próprio rio Távora, em Vila da Ponte, que apanha tudo a montante”.

“Há também uma outra bacia de retenção numa ribeira, um afluente do rio Távora, e uma terceira numa ribeira em Ferreirim [Sernancelhe]. Esses três pontos garantem que a maior parte das cinzas não escorram para o rio Távora”, assegurou.

Questionado sobre o risco de contaminação na água para consumo, o presidente de Sernancelhe afirmou que “não há risco”, uma vez que depois também se vai “garantir que a estação de captação das Águas do Norte faça o seu trabalho de desinfeção e que a qualidade da água se mantenha com a garantia ideal para consumo humano”.

A albufeira da barragem de Vilar – Tabuaço abastece três concelhos do distrito de Viseu: Sernancelhe, Moimenta da Beira e Tabuaço. Os incêndios de agosto afetaram os três municípios e toda a zona envolvente dessa albufeira.

Carlos Santos disse ainda que, com este trabalho está a ser “protegida a flora e fauna, peixes e outras espécies, para que não fiquem afetadas pelas cinzas”.

Estes trabalhos, que começaram há uma semana, estão agora a ser concluídos.

“A manutenção que terá de ser feita, para ser retirada a cinza que vai acumulando, será da responsabilidade da autarquia”, disse o presidente da Câmara de Sernancelhe.

Carlos Santos falava no final de uma visita do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pimenta Machado, que assegurou à agência Lusa que este trabalho “está a ser feito em todas as zonas afetadas” pelos incêndios de agosto.

“Para proteger a qualidade da água e, em particular, os locais onde existe captação de água para abastecimento público”, como é o caso da barragem de Vilar – Tabuaço, afirmou Pimenta Machado.

Um trabalho com “alguma inovação, com recurso sempre a soluções de base natural” e quando chover, disse, “a escorrência das águas vai ser depositada nessa bacia e depois devolvida à albufeira, sempre com a lógica de evitar a contaminação da água”.

Pimenta Machado destacou ainda que este “é o trabalho de emergência que tinha de ser feito já, antes das chuvas fortes, que são agora a grande preocupação, depois há um outro a realizar, mais estruturado, como a recuperação do leito e outras infraestruturas”.

“Nós, APA, vamos reforçar a monitorização para garantir que a água que está a chegar às captações tem qualidade. Isto é, vamos aumentar a frequência, o número de parâmetros físico-químicos para controlar a qualidade das massas de água. É um trabalho muito importante”, realçou Pimenta Machado.

Fonte: Jornal do Centro