Filha de Nuno Soares, moimentense de gema, e de Vera Ferreira, natural de Alvite, a jovem, de 17 anos, desde cedo demonstrou gosto, talento e aptidão natural para as artes de expressão artística, fazendo da dança e do ballet parte do seu quotidiano. Foi, no entanto, na representação que descobriu o espaço onde poderia expressar a sua criatividade e sensibilidade.
No desenvolvimento do seu percurso escolar ingressa no Liceu Camões em Lisboa aos 14 anos, onde é convidada a ingressar no teatro Inglês, representando através do mesmo a peça "Little Women", acabando por fazer várias representações em várias peças.
Mais tarde, surge o convite para um casting, tendo sido selecionada entre várias dezenas de atores para ingressar na peça "A Colónia" dirigida por Marco Martins, uma peça que retrata os acontecimentos vividos entre junho e agosto de 1972, numa inédita colónia de férias para filhos de presos políticos num casarão das Caldas da Rainha. Aqui, durante duas semanas, 18 crianças entre os 3 e os 14 anos, brutalmente marcadas pela prisão dos pais e com um passado de clandestinidade, sofrimento e solidão, aprenderam pela primeira vez a brincar e a ser livres.
Através da fundação Culturgest e Arena Enssemble, com o apoio da Rádio Televisão Portuguesa e o Teatro nacional São no Porto, o espetáculo “A Colónia” decorreu de 5 a 14 de dezembro de 2024, no grande auditório da Culturgest, em Lisboa, e de 23 a 26 de Janeiro de 2025, no teatro São João, no Porto. A peça rapidamente conquistou grande notoriedade, registando lotação esgotada em todas as sessões.
Esse reconhecimento levou à sua nomeação nos Globos de Ouro de 2025, onde foi distinguida com o prémio de Melhor Espetáculo de Teatro em Portugal.
Fonte: Diário de Viseu
Sem comentários:
Enviar um comentário