sábado, 22 de novembro de 2025

«Divulgação» - Moimenta da Beira recebe o Ministro da Presidência para a inauguração da Residência Municipal de Estudantes

O Ministro da Presidência, Dr. António Leitão Amaro, visita Moimenta da Beira no próximo dia 24 de novembro para inaugurar a nova Residência Municipal de Estudantes do Ensino Superior, um investimento estratégico que reforça as condições de acolhimento, fixação e apoio aos jovens que prosseguem estudos fora do concelho.

A sessão inaugural terá início às 18h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal, seguindo-se uma visita guiada ao edifício, concluído recentemente. Este novo espaço representa um passo decisivo na política municipal de criação de oportunidades para os jovens, garantindo soluções de alojamento acessíveis, modernas e integradas.

A presença de um membro do Governo reforça claramente o valor deste projeto para a coesão territorial e para o desenvolvimento sustentável de Moimenta da Beira.

Convidamos toda a comunidade a participar num momento que simboliza um passo significativo para o futuro educativo do concelho.

Fonte: CMMB

«Notícia» - Douro lança rota turística para valorizar azeite, produtores e Património Mundial

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro vai lançar uma nova rota turística centrada no azeite, que inclui visitas a lagares modernos e tradicionais, degustações e experiências gastronómicas, e quer valorizar os produtores que mantêm viva esta tradição.

A CIM que agrega 19 municípios anunciou hoje, em comunicado, que o projeto "Douro: Olive Oil Experiences" quer valorizar o azeite e o território, prevendo-se que esteja operacional no segundo semestre de 2026.

"O Douro é mundialmente conhecido pelo seu vinho do Porto, mas a alma e a paisagem do nosso território não se limitam à vinha. O azeite é o nosso 'ouro líquido', um legado de séculos que enriquece as nossas terras e molda as nossas gentes”, afirmou citado em comunicado João Gonçalves, presidente da CIM Douro.

O projeto conta com o financiamento do Turismo de Portugal, através da Linha de Apoio + Interior.

“Com o ‘Douro: Olive Oil Experiences’ não estamos apenas a criar uma rota turística, estamos a dar o devido reconhecimento e valorização às variedades de azeite e à dedicação dos olivicultores, ligando a qualidade do nosso produto à experiência inesquecível da paisagem de Património Mundial", acrescentou o também presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança.

Esta iniciativa visa a criação de um novo produto turístico focado na gastronomia, riqueza da cultura do azeite, no património paisagístico do Douro - Património Mundial da UNESCO desde 2001, e, “sobretudo, na valorização das gentes que mantêm viva esta tradição ancestral”.

O projeto vai, segundo a CIM, integrar “experiências turísticas inovadoras, utilizando o azeite como recurso endógeno central”.

Para esta comunidade, o azeite é “um pilar da culinária regional e nacional” e um “elemento essencial no enriquecimento das terras durienses e na fixação de populações”.

“As oliveiras, a par da vinha, são guardiãs da paisagem, contribuindo para a sustentabilidade da região e para a resiliência das pequenas explorações agrícolas”, destacou a CIM no comunicado.

O novo produto turístico quer oferecer aos visitantes “uma imersão completa na cultura do azeite” e inclui degustações orientadas de azeites do Douro (diferentes variedades e perfis de sabor), visitas a lagares tradicionais e modernos para mostrar aos turistas o processo de transformação da azeitona em azeite, ‘workshops’ e experiências gastronómicas centradas no uso do azeite do Douro como ingrediente principal.

A CIM disse que o projeto “tem um forte componente de desenvolvimento local, visando apoiar a olivicultura regional, criar novas fontes de rendimento para as comunidades locais e promover a fixação das gentes que trabalham o campo.”

A comunidade intermunicipal acredita que, "ao integrar o azeite e a olivicultura na experiência turística, está a promover não só o consumo de um produto de excelência, mas também a contribuir ativamente para a valorização do território e do seu capital humano, reforçando o estatuto do Douro como destino de experiências autênticas e sustentáveis”.

A CIM Douro é composta pelos municípios de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.

Fonte: Diário de Viseu

«Notícia» - Romana Gomes foi eleita Miss Viseu Dão Lafões 2025

Romana Gomes natural de Moimenta da Beira foi eleita no passado dia 9 de novembro, "Miss Viseu Dão Lafões 2025" o evento decorreu no Centro Municipal de Cultura de Castro Daire.

Esta distinção assegura a sua participação na final nacional, que reunirá em 2026 as vencedoras regionais de todo o país para eleger a Miss e Mrs Portugal.

O Município de Moimenta da Beira felicita a Romana Gomes pelo feito e deseja-lhe o maior sucesso.

Fonte: CMMB

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

«Divulgação» - Soutosa recebe nos dias 29 e 30 de novembro o 8.º Festival Serranias com tradições e sabores locais

A aldeia de Soutosa, em Moimenta da Beira, acolhe nos dias 29 e 30 de novembro a 8.ª edição do “Serranias – Festival de Sabores e Tradições”, um evento anual dedicado à cultura popular e gastronómica das terras de Aquilino Ribeiro.

Durante dois dias, a comunidade local revive e partilha com visitantes os costumes ancestrais da região serrana, destacando-se a confeção gastronómica em potes de ferro e tradições como o magusto, a matança do porco e os bailes de inverno.

No sábado, as actividades começam às 8 horas com a matança do porco, acompanhada da confeção ao vivo de pratos típicos como sarrabulho, torresmos com batata cozida, papas de relão, açorda de bacalhau e a maçã de Moimenta da Beira. Ao final da tarde realiza-se o magusto tradicional com jeropiga, seguido da ceia da desmancha e do jantar típico que inclui ossos da suã, entrecosto e batata cozida, preparados segundo métodos antigos.

No domingo, o festival abre com a receção aos visitantes e conta com a presença do Chef Fábio Bernardino, que interpreta os sabores serranos equilibrando tradição e criatividade. O almoço típico inclui arroz de sanchas (míscaros), feijoada tradicional e arroz doce, receitas profundamente enraizadas na gastronomia outonal da região.

Além das refeições preparadas pelas associações locais, o evento oferece um mercado com venda de produtos regionais como pão, mel, maçã, queijos e fumeiro, destacando a produção local.

A animação musical é assegurada pela Orquestra CemNotas (Concertinas), Borguinha de Braga & Naty Vieira e o Grupo Diatónicos, promovendo o ambiente festivo que caracteriza o Serranias desde a sua criação.

Esta iniciativa é organizada pela União das Freguesias de Peva e Segões, pelas Associações de Soutosa, Peva, S. Martinho e Segões e pela Casa Nossa, contando com o apoio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Fonte: Sapo.pt

domingo, 16 de novembro de 2025

«Notícia» - De Viseu à Califórnia, artista portuguesa faz sucesso nos EUA com peças em croché

As peças em croché da artista portuguesa Fátima Centeio chegaram à loja do Museu de Arte de San José, na Califórnia, a mais recente conquista nesta jornada criativa iniciada em Viseu e que faz sucesso nos Estados Unidos.

Foi em Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, que aos 7 anos Fátima aprendeu com a avó a arte do croché. Esta dizia-lhe: “se é para fazer, é para fazer bem feito” e, com essa regra sempre presente, Fátima aperfeiçoou os pontos que hoje encantam os norte-americanos.

Apesar do croché ter estado sempre presente na sua vida, foi só depois de emigrar para Chicago, nos Estados Unidos, que esta arte ganhou uma nova dimensão no seu quotidiano.

Em entrevista à Lusa, Fátima, ex-professora de matemática, contou que o incentivo que recebeu de um grupo de mulheres em Chicago foi fundamental para resgatar a sua paixão pelo croché e dedicar-se completamente a essa arte.

“O croché entrou na minha vida a sério em 2019, já depois de me ter mudado com a minha família para os Estados Unidos. Aí, comecei a fazer parte de um grupo de mulheres portuguesas e brasileiras. Apoiávamo-nos muito umas às outras mas, mais importante, fazíamos muitos acessórios e peças para entregar aos sem-abrigo da cidade, como gorros, luvas, meias, cachecóis. Mas era tudo à base de tricô”, começou por explicar.

“Um dia resolvemos fazer um bazar com peças feitas por nós, para recolhermos dinheiro para entregar numa instituição de ajuda aos sem-abrigo aqui da zona, da qual éramos voluntárias. Foi aí que eu comecei a fazer o croché. Fiz várias coisas em croché e foi também aí que eu fiz o primeiro brinco”, disse.

Através de um ‘design’ próprio, Fátima Centeio criou a “Crochet by Heart”, dedicando-se quase exclusivamente a joias feitas em croché e desenvolvendo peças únicas entre brincos, anéis, pulseiras e colares.

O bazar de 2019 foi um sucesso, mas o impulso foi travado pela pandemia de covid-19.

Só em 2021, já com muito material acumulado, Fátima voltou aos bazares e, em 2022, participou na sua primeira feira.

“Eu estava muito nervosa, muito insegura. Perguntava-me: ‘Será que as pessoas vão gostar?’. Uma coisa era as minhas amigas portuguesas e brasileiras gostarem, porque o croché tem muita tradição em ambos os países, mas eu não sabia se as americanas gostariam”, recordou.

“Mas foi um sucesso. A partir daí, tem sido feira atrás de feira e com as pessoas sempre muito admiradas. Dizem que o que faço é totalmente novo, que nunca viram peças assim, e estas palavras vão-me incentivando cada vez mais”, refletiu a designer portuguesa, de 52 anos.

Quanto à inspiração para as suas peças, Fátima aponta para a natureza, mas também para a tradição portuguesa, assim como para a sua avó, que a ensinou a ter muita atenção aos detalhes.

“A inspiração vem-me naturalmente: da natureza, do que eu vejo à minha volta, das formas das coisas. Para ser sincera, se estou a assistir a uma palestra ou a outra coisa qualquer, a minha cabeça começa a divagar, começo a olhar para as linhas arquitetónicas do local e começo logo a imaginar mais um ‘design’. E vão surgindo assim as ideias”, explicou.

“Sou também muito influenciada pela minha parte portuguesa. Trago muito da tradição de Portugal para aqui. Os azulejos de Portugal, por exemplo, influenciam-me bastante. Esta questão que nós temos em Portugal, de dar muita importância à tradição, acho que é algo que me diferencia nos Estados Unidos. Além disso, dou muita atenção ao detalhe, por influência da minha avó”, observou.

Fátima Centeio confessou à Lusa que foi com grande surpresa e entusiasmo que recebeu recentemente o convite do Museu de Arte de San José para ter as suas peças na loja dessa instituição californiana, a acompanhar a exposição “Pontas Soltas” do artista Ektor Garcia, que usa igualmente técnicas de croché nas suas instalações. 

A artista portuguesa conta que foi contactada pela gerente da loja do Museu, que viu os seus colares na internet e manifestou muito interesse em ter as peças durante a exposição de Ektor Garcia.

“É um marco importante, porque o meu trabalho está a chegar mais longe do que eu. Eu não tenho conhecimentos lá [na Califórnia], não foi através de alguém que me indicou. Não sei como chegaram até ao meu trabalho, mas estou cheia de orgulho e muito feliz”, celebrou.

Sobre projetos futuros, Fátima Centeio sonha em abrir o próprio ateliê, tendo já recebido pedidos de clientes para ensinar a sua técnica.

“É um passo de cada vez. Tenho muitos projetos, muitas ideias para avançar. Mas sou só uma, tenho que conseguir dar conta de tudo. Mas adoro dar aulas, ainda tenho esse gosto de ensinar e as pessoas pedem-me imenso nas feiras para que eu ensine esta arte. (…) É algo que me agradaria imenso fazer”, admitiu.

Fonte: Jornal do Centro

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

«Notícia» - IPMA eleva para Aviso Laranja o nível de risco devido à depressão Cláudia

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou o nível de risco para o distrito de Viseu, que a partir das 21:00 de hoje e até às 09:00 de quinta-feira, passa a estar sob Aviso Laranja devido à previsão de chuva forte.

Esta situação resulta da passagem da depressão Cláudia, que deverá provocar períodos de precipitação, por vezes intensa, a partir da tarde de hoje.

O alerta mantém-se em vigor até à meia-noite de quinta-feira.

O IPMA emitiu ainda um Aviso Amarelo devido ao vento forte, com rajadas que, durante a madrugada e manhã de quinta-feira, poderão atingir os 110 km/h nas terras altas.

A previsão meteorológica indica também a possibilidade de trovoadas durante o dia de quinta-feira.

Fonte: estacaodiariajornal.sapo.pt

«Notícia» - Autarca de Moimenta da Beira na vice-presidência da Comunidade Intermunicipal do Douro

O presidente da câmara de Carrazeda de Ansiães, o social-democrata João Gonçalves, foi eleito, por unanimidade, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro, substituindo Luís Machado, ex-autarca de Santa Marta de Penaguião.

João Gonçalves era vice-presidente da CIM Douro no último ano e meio e, em declarações à Lusa, adiantou que se decidiu candidatar com o intuito de “continuar a afirmar conjuntamente a comunidade intermunicipal como uma entidade importantíssima”.

“Além do conhecimento e experiencia que fomos adquirindo, sentimos o apoio de alguns colegas para continuar a dar o contributo na direção e, por isso mesmo, propus-me para presidente, com entusiasmo, para continuar a afirma conjuntamente a comunidade como uma entidade importantíssima”, vincou.

O novo presidente da CIM acrescentou ainda que terá como objetivo executar as competências da comunidade intermunicipal, mas também “trabalhar junto dos municípios, mas para afirmar a região, quer em Portugal, quer lá fora”.

Os vice-presidentes são agora Paulo Figueiredo, presidente da câmara de Moimenta da Beira, e Mário Artur Lopes, presidente da câmara de Murça.

Luís Machado deixa de ser o presidente da comunidade intermunicipal, uma vez que também já não é autarca de Santa Marta de Penaguião, por ter atingido o limite máximo de mandatos autárquicos.

A CIM Douro é composta por 19 municípios, Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.

Fonte: CMMB

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

«Desporto» - Deslize do Lamelas no dérbi frente ao Castro Daire proporciona novo cenário na frente da classificação

O jogo da jornada 8 da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu ditou um triunfo por 1-0 da AD Castro Daire sobre a ACDR Lamelas.

Este desfecho resultou num novo cenário na dianteira da tabela classificativa. Três equipas seguem agora na frente com 19 pontos: GD Oliveira de Frades, AD Castro Daire e SC Penalva do Castelo.

A AD Castro Daire, como mencionado anteriormente, venceu o dérbi Castrense, com um golo solitário apontado por Luís Paiva aos 25 minutos. Já o SC Penalva do Castelo também venceu por 0-1, no reduto da UD Sampedrense. O GD Oliveira de Frades jogou perante os seus adeptos e goleou o SC Vale de Açores por 4-1.

Quem continua na senda dos triunfos e está a um ponto das três formações da frente é o CF Carregal do Sal. A formação Carregalense venceu o Carvalhais por 5-3. Destaque para o bis de Hélder Rodrigues. O experiente atleta do CF Carregal do Sal lidera a lista de melhores marcadores com oito golos.

A ACDR Lamelas ocupa, atualmente, a quinta posição, com 17 pontos e o CDR Moimenta da Beira está a quatro pontos do topo, depois de ter empatado a zero na receção ao Nespereira FC.

No fundo da tabela, o Lusitano FC perdeu por 2-1 frente ao GD Mangualde e foi apanhado na classificação pela AD Sátão que, por sua vez, empatou a zero no dérbi frente ao CR Ferreira de Aves. A equipa Viseense e a Satense estão nos dois últimos lugares com quatro pontos.

Ainda nesta jornada, o SL Nelas foi surpreendido em casa pelo Campia. Os forasteiros marcaram três golos sem resposta e atiraram a turma Nelense para o 13º lugar.

Fonte: ViseuNow.pt

«Divulgação» - Apoio ao 'Restabelecimento do Potencial Produtivo' nas explorações agrícolas afetadas pelos incêndios rurais de 2025 - Candidaturas abertas

Encontram-se abertas as candidaturas ao apoio ao "Restabelecimento do Potencial Produtivo" das explorações agrícolas afetadas pelos incêndios rurais de 2025, que devastaram várias regiões do território continental entre 2 de maio e 15 de outubro de 2025.

Face à gravidade dos danos verificados, estes incêndios foram reconhecidos como catástrofe natural, permitindo a atribuição de apoios específicos para repor as condições de produção e promover o regresso à atividade normal das explorações agrícolas afetadas.

Com uma dotação global de 44 milhões de euros, abre agora um período de candidaturas ao apoio no âmbito da intervenção C.4.1.3 "Restabelecimento do Potencial Produtivo".

São elegíveis as explorações com prejuízos superiores a 30 % do seu potencial produtivo, verificado e confirmado pela CCDR territorialmente competente, situadas nos concelhos e freguesias identificados nos documentos de suporte à candidatura.

O apoio cobre despesas elegíveis desde 2 de maio de 2025, podendo incluir intervenções de regeneração e tratamento em castanheiros e olivais, bem como reposição de plantações, infraestruturas e equipamentos danificados. Consulte as freguesias abrangidas e demais critérios nos documentos de suporte à candidatura.

No concelho de Moimenta da Beira, são abrangidas as freguesias de Alvite, Arcozelos, Caria, Leomil, Vila da Rua, Sarzedo, bem como as Uniões das Freguesias de Paradinha e Nagosa e de Peravelha, Aldeia de Nacomba e Ariz.

As candidaturas decorrem até 16 de janeiro de 2026 e devem ser submetidas através do Balcão dos Fundos da Agricultura. Para aceder à área reservada, recordamos que deve ser garantida a ativação da Chave Móvel Digital. Apostamos na sua segurança e na integridade da informação que irá armazenar.

Consulte no site do PEPAC Guias Rápidos de acesso que e toda a documentação de suporte à sua candidatura.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Vinhos Antolice, dos irmãos Cerveira - O primeiro ´vigneron´ do concelho de Moimenta da Beira

Um projeto vinhateiro jovem, nascido em 2023, já seguem com grande determinação e visibilidade nos meios de comunicação especializados.

Crítica do Jornal Público Fugas, Antolice Branco 2023; Antolice Branco Malvasia Fina 2023 foi distinguido na Revista de Vinhos com 91 pontos e a menção "Altamente Recomendado"; Antolice Tinto Touriga Nacional 2023 foi pontuado com 85 pontos na Revista de Vinhos; O Packaging Antolice foi premiado com uma menção honrosa no concurso americano Graphis Design Annual 2026, na categoria Packaging, Print e recentemente o último destaque saiu no website Aspectos do Vinho, num breve, mas distinto artigo de Eduardo Amorim, Enólogo | Doutorando, Mestre e Licenciado em Enologia e Viticultura, especialização em Ciência Sensorial, Mkt Sensorial e Mkt de Vinhos.

Fonte: CMMB

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

«Desporto» - Lamelas isolou-se na frente do campeonato

Na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu, há um líder isolado após a jornada 7, com o Lamelas a bater em casa o Sátão, por 2-0, e a aproveitar a derrota do Moimenta Beira, pelo mesmo resultado, em Penalva do Castelo.

Formação de Moimenta que foi penalizada pela derrota, caindo da liderança partilhada com o Lamelas para a 6.ª posição na tabela, ultrapassada na geral por Castro Daire, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo e Carregal do Sal.

Resultados completos da jornada 7:

Lusitano 1 – Castro Daire 4

Vale de Açores 1 – Mangualde 1

Carvalhais 1 – Oliveira de Frades 4

Lamelas 2 – Sátão 0

Ferreira d’ Aves 0 – Sampedrense 1

Nespereira 2 – Nelas 1

Penalva do Castelo 2 – Moimenta da Beira 0

Campia 1 – Carregal do Sal 3

Lidera o Lamelas com 17 pontos, seguido do Castro Daire com 16, equipas que no próximo fim-de-semana se vão defrontar no Municipal de Castro Daire.

Fonte: Sapo.pt