domingo, 7 de dezembro de 2025

«Divulgação» - Programa E-Lar: candidaturas abrem a 11 de dezembro

Informam-se todos os munícipes que a nova fase de candidaturas ao Programa E-Lar terá início no próximo dia 11 de dezembro, uma iniciativa nacional que apoia a substituição de equipamentos a gás por soluções elétricas mais efficientes, promovendo a eficiência energética e a descarbonização das habitações.

O programa é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e gerido pelo Fundo Ambiental, contando nesta fase com um reforço de verbas superior a 60 milhões de euros, duplicando praticamente a dotação da fase anterior.


 O que é o Programa E-Lar?

O E-Lar destina-se a apoiar os cidadãos na substituição de fogões, fornos e esquentadores a gás por equipamentos elétricos mais eficientes, como placas elétricas ou de indução, fornos elétricos e termoacumuladores, contribuindo para a redução do consumo de energia, maior segurança nas habitações e menor dependência de combustíveis fósseis.

 


Quem pode candidatar-se

Podem apresentar candidatura todos os cidadãos maiores de idade com contrato de fornecimento de eletricidade em Portugal Continental, enquadrando-se num dos seguintes grupos:

- Beneficiários de programas públicos de reabilitação urbana;

- Famílias com Tarifa Social de Energia Elétrica;

- Restantes agregados familiares.

- Montantes de apoio


O apoio é atribuído através de vouchers E-Lar, com valores que variam consoante o perfil do agregado:

- Até 1.683 euros para os agregados mais vulneráveis, podendo incluir equipamentos, transporte e instalação;

- Até cerca de 1.100 euros para os restantes agregados familiares, abrangendo a aquisição dos equipamentos.


Estão incluídos no programa equipamentos como placas elétricas, fornos elétricos, conjuntos placa + forno e termoacumuladores.


Como apresentar candidatura

A candidatura é efetuada exclusivamente online, através da plataforma do Fundo Ambiental. Após validação, o beneficiário recebe um voucher que pode ser utilizado numa loja aderente para a aquisição do equipamento elegível.

Para submeter a candidatura, os interessados devem garantir que têm consigo, m data de abertura do formulário, a seguinte informação:

Nome completo do candidato;

Número de Identifficação Fiscal (NIF);

Número de Identifficação da Segurança Social (NISS);

Morada completa;

Código de Ponto de Entrega (CPE) da instalação de eletricidade (disponível na fatura da luz);

Fotograffia do equipamento antigo a substituir (fogão, forno ou esquentador a gás).


Atendendo à elevada procura registada na fase anterior do programa, o Município recomenda aos munícipes interessados que preparem com antecedência a documentação necessária e submetam a candidatura logo nos primeiros dias da abertura.

Para mais informações sobre o Programa E-Lar, os interessados devem acompanhar os esclarecimentos disponibilizados pelo Fundo Ambiental, entidade responsável pela gestão das candidaturas.

Fonte: CMMB

Sem comentários: