sábado, 9 de fevereiro de 2008

Notícia - "Dorme em cima de tábuas numa casa sem água nem luz"

É um caso de miséria extrema. Um homem, de 72 anos, vive numa aldeia de Moimenta da Beira num casebre sem água nem luz. Dorme em cima de tábuas, no meio de farrapos e de amontoados de roupa. É um lar despido de tudo. Frio e escuro, um escuro que repele e repugna. José de Jesus, antigo pastor de cabras em Aldeia de Nacomba, nunca teve um fogão em casa, nem sequer mesa e bancos. Come sentado num tijolo. E lava-se com a água do chafariz. Gélida no inverno rigoroso do povoado acabrunhado nas faldas da serra da Nave. Vive com uma pensão que não chega aos 200 euros.
A câmara de Moimenta da Beira desconhecia o caso até à denúncia de Lurdes Borges Dias, uma espécie de "madre Teresa de Calcutá" lá da terra, que não se cansa de ajudar os mais necessitados.
Dá-lhes de comer, de vestir e muitas vezes sustenta-os. Vai com eles ao centro de saúde e ao hospital e prega ralhetes aos médicos se for caso disso. Orienta-os na vida.
É o que tem feito com José de Jesus. "Ele merece viver com dignidade e vou fazer tudo para que isso aconteça", afirma.Denunciou o caso à autarquia. Apelou para que o homem fosse ajudado. Bateu à porta de casa do presidente da câmara. "Não dormi descansada enquanto não vi o caso andar para a frente", lembra. O empenho e a persistência de Lurdes Dias acabaram por dar frutos.
"Vamos candidatar a obra de recuperação da casa a um programa municipal. O processo vai ser apreciado e votado já na próxima reunião do Executivo, que vai realizar-se na quarta-feira", garante Jorge Costa, vereador do Urbanismo e da Acção Social da Câmara de Moimenta da Beira.
O autarca revela que a intenção deverá custar cerca de oito mil euros. "Vai ser uma recuperação completa. Do telhado ao chão. Vamos fazer com que o senhor tenha uma casa com condições dignas para viver", diz.
"Com uma casa nova, já os funcionários do Lar de Terceira Idade podem lá ir tratar dele, levar-lhe a comida e tudo o mais", conta Lurdes Dias.

Fonte: jn.sapo.pt (by:Rui Bondoso)

6 comentários:

Anónimo disse...

Já no século XXI e ainda aconteceram estas situações... Muito triste.
Somos todos culpados (embora isso não mude nada)

Sérgio Matos Dias

Anónimo disse...

Não sou da sua opinião...
Para este caso chegar ao Jornal de Notícias é muito grave...
Existem outros casos no concelho...

Anónimo disse...

alcoolismo?nao?

Anónimo disse...

Seja o que for, aquilo que interessa é que se faça alguma coisa nestas situações, onde é que estão os organismos competentes??
Carlos Gomes

Anónimo disse...

Será que a familia também não o podia ajudar?:S Bem, pelo menos é bom saber qua há pessoas bondosas e k gostam de ajudar.

Anónimo disse...

alguem conhece o visidancas bares na aldeia de nacomba? sabem-me dizer que tipo de bar é?
Obr.
tininhasilva19@hotmail.com