quinta-feira, 20 de março de 2008

Antevisão II PassseioTT Serra de Leomil - Judas 4x4

A Secção Motorizada do Clube Desportivo de Leomil, no concelho Moimenta da Beira, está de volta com a segunda edição (a primeira foi em 2006) do seu Passeio TT Serra de Leomil, agendada para domingo dia 13 de Abril.
Se levarmos em conta a enchente registada no dia da Apresentação Oficial, no passado dia 11 de Novembro, esta também vai ser uma jornada que muita gente não vai querer perder, quer se desloque em jipe ou moto de duas ou quatro rodas.
Quais os motivos para não faltar? Ao falar do Judas 4x4, uma designação que acompanha os eventtos desta organização, faz-se imediatamente a ligação à localidade de Leomil e à Serra de Leomil, uma das mais altas do distrito onde nascem o Rio Varosa e o Rio Paiva, fazendo-se ainda a ligção a estas terras que, em consequência da pena do escritor, são conhecidas como sendo do Demo.
Mais uma vez esta passagem por Leomil vai ser uma óptima oportunidade para dar os primeiros passos no todo terreno, sem riscar pinturas e com um trajecto com uma dificuldade de "passeio" [Passeio, Rota, Raide, Trial] se se optar pelas várias alternativas em diversos locais, tal como a "impossível Rampa dos Moinhos" (onde sobretudo as motos vão ter a vida muito complicada), zonas estas que prometem satisfazer quem procura a vertente mais radical do TT.
O percurso matinal vai ser conquistado com recurso a roteiro ("road-book") que inclusivamente vai incluir fotografias, com alguns pontos extra de referência no caminho para os mais distraídos. A jornada termina, depois de um almoço tardio, com uma pista de obstáculos.
O evento está inscrito no Calendário da Federação Portuguesa de Todo-o-terreno Turístico.
Fonte: CentralTT

16 comentários:

Anónimo disse...

Serra de Leomil porquê????

Porque não Serra da Nave, como dizia o Mestre Aqulino Ribeiro???

Beijos e abraços!!!!!!!!

Hugo Santos disse...

ui ui...outra vez a discussao.loool.

Abraço

João PM Dias disse...

Boas,

Estou a ver que sim.
O melhor é irem à wikipédia, e tirarem todas as dúvidas!

João PM Dias disse...

*
Abraço,
joaomd

Hugo Santos disse...

Mas também o artigo na wikipédia foi feito por alguem daqui do concelho...ou seja pode nao tar 100% correcto, digo eu...

Mas penso que este tema será uma guerra "eterna".

Abraço

João PM Dias disse...

Boas,

Sim, de facto aquele texto está algo tendencioso!

Abraço,
joaomd

Hugo Santos disse...

Algo tendencioso??? ah ah ah essa ta boa...looool

Bastante até...mas são opinioes, eu ja dei a minha sobre esse tema.

Mas em relação a esse artigo da wikipédia, acho de mau gosto quase "deitarem abaixo" o trabalho do grande e prestigioso Aquilino Ribeiro.

É pena.

Abraço

Hugo Santos disse...

FIca ai o link da wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_de_Leomil

Ahh e reparem numa coisa, pouco se refere nesse artigo que a serra de leomil pertence ao concelho de MOIMENTA DA BEIRA. Porque será???
Só refere no inicio e porque?? Eu respondo, é que o inicio do artigo é da autoria da wikipédia, ou seja automaticamente refere o local geografico da serra e ai não havia hipotese de omitir o nome do concelho.

Já no resto do artigo (feito por alguem fora da wikipédia)...é so vila de leomil, lamego, paroquias etc...
tirem as voças conclusoes, eu já tirei as minhas. (risos)

Leomil pertence a Moimenta ou não??? tenho de investigar bem. loooool (mais uma guerra, hihih)

Abraços

Anónimo disse...

ataum?
ao consultarem a wikipedia vejam tb qual o significado da palavra "inveja".
tá tudo explicado!é o que sentem os leomilenses!

fui

Anónimo disse...

Acho que ninguém está contra os nossos amigos e vizinhos de leomil.
Contudo, o texto da wikipédia, está sem dúvida alguma fora do contexto, e transparece uma falta de união, respeito e humildade perante o concelho que os abrange e comanda.
O que está escrito, é realmente vergonhoso:
""Infelizmente, devido a rivalidades, algumas pessoas estão a tentar alterar o seu nome para uma designação inventada por o escritor Aquilino Ribeiro na década de 1950, publicando no jornal "O Século" um artigo sobre a serra. Nessa altura, a triste atitude do famoso escritor fez com que várias vozes defensoras da verdade histórica respondessem a esse artigo através do mesmo jornal, tendo levado ao adormecimento dessa invenção. No entanto, actualmente, várias pessoas estão a tentar alterar MAIS UMA VEZ o nome da serra...""

Seria bom tentar "remendar" esta questão na wikipédia.
Viva a...Serra da Nave!

Anónimo disse...

Olha...parece que já foi "remendado".

Hugo Santos disse...

Sim, parece que ja foi remendado, e ainda bem...tava mesmo muito mal aquela parte vergonhosa...

Parece que o blog esta a servir pra algo, começamos a "REPARAR" grandes erros.

Agora tenho uma pergunta, porque é que muitas pessoas do nosso concelho não têm orgulho em dizer que são da aldeia/vila (qualquer coisa), concelho de Moimenta da Beira????

Porque é que so dizem a aldeia ou vila e concelho nada? Se perguntam onde fica isso nem Moimenta dizem, falam logo de Viseu ou Lamego.
Desculpem mas isso é VERGONHOSO. Não ter orgulho do concelho onde moram, vivem ou nasceram é muito triste.
Custa-me compreender sinceramente...

Abraço

Hugo Santos disse...

Eu na faculdade tenho amigos de muitas zonas, muitos concelhos e aldeias.
Muitos desses meus colegas quando se confrontam com a pergunta "De onde és??" dizem logo o nome da sede de concelho (ou 1º a aldeia e depois o concelho)

Aqui não, é so a aldeia/vila e s for preciso a seguir dizem o distrito...(como se a vila ou aldeia fossem muito mais conhecidos que MOIMENTA DA BEIRA)
Será que é inveja de moimenta? Será que todos queriam ser sede de concelho???
Qualquer dia nem no código postal escrevem 3620-... MOIMENTA DA BEIRA.
Não compreendo e volto a dizer que ACHO VERGONHOSO...

Abraço e até amanha

Anónimo disse...

E que tal um comentário àcerca do passeio? Deixem lá as guerras. Não somos todos portugueses?

Anónimo disse...

Guerras?
onde?
keu saiba o paxeio ainda nã foi.

César Bernardo disse...

Para o bem e para o mal, certo é que em 1758, a Serra que ninguém deve pôr em causa ser de Leomil, chamava-se Serra da Nave. A resposta à primeira pergunta do inquérito enviado aos párocos, é claríssima a este respeito: "A Serra a meyas fraldas está a Villa de Leomil chamada a Nave". Segundo esta memória paroquial, a Serra teria de comprimento 1 légua grande, e de largura partia com Carapito de um lado, e com Alvite, do outro. No alto desta Serra nascia um regato chamado Nave "o qual corre do meio dia para a frente e fenece no Rio Baroza huma légoa distante de seu nascimento para a Vila Cham do Monte. E do meio dia para o nascente correm vários regatos sem nome os quais juntos com outros fazem um rio que se chama Tedo que fenece no Douro (...)".