domingo, 30 de março de 2008

Escolas podem ter de pagar aulas de ginástica

O presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Agostinho Correia, ameaça cobrar às escolas do concelho as actividades físicas curriculares que desenvolverão no espaço do novo pavilhão gimnodesportivo, que é inaugurado hoje, às 15 horas, pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias. Tudo porque o Ministério da Educação (ME) não cumpriu um protocolo assinado no anterior Governo, que previa uma comparticipação financeira de 425 mil euros.
"Se a senhora ministra da Educação mantiver a recusa do apoio financeiro protocolado, a cedência do pavilhão não poderá ser gratuita. As escolas, excepto as do 1.º Ciclo, terão de pagar a utilização do espaço", alertou o autarca.
José Agostinho Correia argumenta que a falta da comparticipação, por parte do ME, obrigou a Câmara a recorrer a um empréstimo bancário "que ainda não foi autorizado pelo ministro das Finanças".
"Não se quebra assim um protocolo que foi assinado por ambas as partes (Câmara e Ministério da Educação) só porque se mudou de governo", protesta o edil.
"As crianças do 1.º Ciclo vão usufruir do novo pavilhão desportivo. As outras, as que frequentam os 2.º e 3.º ciclos e a Secundária, provavelmente as escolas vão ter de pagar", avisa o autarca, esperançado que o ME responda positivamente à carta que a Câmara lhe endereçou. "Escrevemos à ministra da Educação a pedir que se defina. Ou comparticipa ou não comparticipa. Agiremos em função da resposta", diz José Agostinho Correia.
O novo pavilhão gimnodesportivo custou cerca de três milhões de euros e os arranjos exteriores outro milhão. Um programa do Eixo 3 Norte da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto apoiou a obra em um milhão de euros. A infra-estrutura foi construído junto à EB 2,3.
Fonte: JN online (by: Rui Bondoso)

8 comentários:

Hugo Santos disse...

É triste ler isto.

Anónimo disse...

Os discursos do Sr.SE e PC na Inauguração foram precisamente no sentido contrário ao que diz o texto publicado. Se calhar ouvi mal!
Outra coisa que ainda não percebi é o facto de serem apenas os pais (contribuintes) dos alunos do 2º e 3ºciclo a pagarem duas vezes um investimento público que é de todos!
Se só faltam 450 mil euros pode fazer-se um "peditório" e resolve-se a situação, agora não vamos privar as crianças de praticarem "desporto com qualidade" por causas das "brincadeiras" de alguns "adultos"!

Anónimo disse...

Enfim dizem umas coisas na inaguração do pav. e agora qurem fazer outras ...é mesmo a politico..tudo o que eles falam é treta...O pc disse k isto era uma obra pa todos os jovens praticar desporto, e agardeceu as escolas e professores por ´terem esperado pela obra do pav. e que estava aberto para a escola..se falta dinheiro n o gastem onde n é desnecessario.

Moimentense de Gema disse...

Os contratos são para serem cumpridos...Se havia verbas prometidas deviam ser descongeladas e postas ao dispôr
dos jovens do nosso concelho. Espero q tdo se resolva e a senhora "amostra de ministra" cumpra o q prometeu...

Anónimo disse...

Muito me admira é que os nossos alunos tenham de pagar, quando temos uma brincadeira que é uma escola!! de andebol a usufruir daquele espaço gratuitamente, e fazendo daquilo como se fosse a sua casa.
E porquê perguntamos nós? é que as pessoas não sabem é que esses senhores tem as costas bem quentes, Por quêm? deve ser por alguem influente!!! e Porquê? deve entrar muita coisa pela porta do cavalo.
Julgo que chegou a hora de mudança, e como não nos podemos calar porque também somos contribuintes- Vamos gritar bem alto JÁ CHEGA DE TANTO ABUSO DE PODER!!

Carlos Soeiro disse...

Parece-me que está muita gente a confundir as coisas!
Fala-se aqui de principios!
Há um acordo assinado entre o Estado e a Câmara Municipal em que o Ministério da Educação pagaria 450 mil euros para a construção do novo pavilhão.
Acontece que porque na candidatura havia uma frase em que, mais ou menos (palavras minhas), se dizia "o pavilhão serve preferencialmente a população" ... a DREN queria que o texto fosse "o pavilhão serve preferencialmente as escola", ora isto originou o não financiamento!
A vergonha é do Estado!
Então voces concordavam que o pavilhão fosse como o velho, "entregue" às escolas???? Quando precisa de obras é a CM que as faz!!! e para se utilizar é a escola a autorizar! pois ele é da Escola bem sei, mas o novo é Municipal!!
O que parece dizer o Sr. Presidente da Câmara é que, agora, as Escolas para o utilizarem tem que pagar, como fazem nas Piscinas! é uma questão de justiça!
Pode ser que depois desta explicação algumas opiniões mudem!
Quanto ao post sobre a escola de Andebol, se fosse assinada eu respondia, assim a cobardes (não a pessoa, que não sei quem é, mas à atitude de não se identificar) não respondo!

Anónimo disse...

Concordo com este último comentário.

abraço,
joaomd

Anónimo disse...

Bom dia

Apesar de respeitar todos os comentários, não concordo com o conceito de "População" e de "Câmara Municipal" que ainda predomina.

Em Democracia,toda a gestão da "coisa pública" deve ser da responsabilidade dos representantes, eleitos temporáriamente, das Instituições Públicas do poder central (Estado pp dito) e regional (Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia)que são responsáveis pelo bom ou mau encaminhamento dos dinheiros dos seus cidadãos contribuintes.

Os jovens desta terra (população estudantil) que até aos 17 ou 18 anos passam 8 horas por dia nas diversas escolas da comunidade, não têm que ter "prioridade"sobre a restante população durante o período escolar?

Concordo com o Sr. CS na questão do "acordo" que, a existir, é para cumprir.Penso que nesta questão a Associação de Pais e Encarregados de Educação,depois de ouvir os argumentos das partes interessadas, (políticos,pais e alunos), vai ter de se pronunciar.

Cumprimentos