domingo, 9 de março de 2008

Sem motivos para cantar na viagem

A azáfama instalava-se na Avenida da Europa, a nova centralidade da urbe viseense, transformada em ponto de partida dos autocarros que convergiram de todos os pontos do distrito de Viseu. Ao todo, juntaram-se 27, carregando cerca de 1750 docentes. Começaram a abalar antes das 9 horas da manhã, uns atrás dos outros. O último, onde se "infiltrou" a reportagem do JN, só arrancou uma hora depois. No veículo, de dois andares, seguia meia centena de professores do agrupamento de escolas de Moimenta da Beira. Uns quilómetros adiante, subiram outros 15, de Mortágua. A viagem correu morna. "Ninguém canta aí atrás?", perguntou o motorista, quando ainda não se tinha percorrido um terço do percurso. "Cantar? Não temos motivos para isso. Estamos de luto", respondeu-lhe José Simões, docente há 32 anos e um dos mais críticos das políticas educativas da ministra Maria de Lurdes Rodrigues."Tive muito medo de morrer em Moçambique, quando fui para a guerra colonial. Hoje, volto a sentir medo, não de perder a vida, mas de perder a dignidade, por ter de andar a lamber as botas a gestores", sublinha, acusando a ministra de estar a destruir a capacidade de dedicação dos professores ao ensino. "Andamos a trabalhar para o currículo e ficamos quase sem espaço para nos dedicarmos à educação dos nossos alunos", lamentou o professor da EB 2,3 de Moimenta da Beira. O autocarro entra em Lisboa às 14 horas e, 30 minutos depois, chega ao Marquês do Pombal. Os professores saem, de bandeira na mão. São logo "engolidos" pela gigantesca "manif" que desce a Avenida da Liberdade.Fonte: Jornal de Notícias
Comentem...

9 comentários:

Anónimo disse...

Trabalham, so querem n fazer nda é..acho bm ministra muito bm..faxa esses moinas vergar a mola

Anónimo disse...

Boas,

Atenção aos comentários injuriosos e sem fundamento.

Abraço,
joaomd

João PM Dias disse...

*

Anónimo disse...

É assim JMD, aparecem esta "gentinha" a injuriar a classe que os ensinou a ler e a escrever e ainda por cima com erros ortográficos!
Será que sabe mais que um menino de 10 anos?
Faxa=Fascista ou Faxa=faça de fazer algo?
Para onde vai um país que não respeita os seus educadores/professores?

Hugo Santos disse...

Eu tinha vergonha de ter escrito um comentario como o 1º que aparece aqui...

Uma coisa é não concordar com os "protestos" dos professores, achar que não tem razao, outra é "tratar mal e nao respeitar o direito deles".

VERGONHOSO.

Moimentense de Gema disse...

Este pessoal q vem para aqui mandar "postas" que se assuma e não venha em anónimo...Os professores têm direito a manifestarem-se, quem não concorda com isso não é democrático..

Abraço
JP

Anónimo disse...

É bom saber k os profs do concelho de Moimenta estiveram presentes na manifestação a lutar pelos seus direitos em vez de se deixarem "abafar" pelo sistema. Força!!! Avante camaradas!!! :)

Anónimo disse...

os Professores que trabalhem. mts deles se fossem avaliados por testes reprovavam e se calhar andavam mais certinhos.
fazem o k kerem.
deixem-se de coisas.

Anónimo disse...

Diz o povo e com razão "vozes de burro não chegam ao céu"