sábado, 5 de abril de 2008

Acto heróico de portuguesa (Moimentense) consegue travar autocarro

Quando seguia para a Alemanha para as habituais compras de Natal.
Fátima Carvalho Maerten conseguiu travar um autocarro depois de ouvir gritos de socorro de duas passageiras idosas, que estavam sentadas no banco da frente, e de se inteirar que o motorista estava desmaiado, com suores frios e olhos revirados, ao volante do veículo. Com um sangue frio incrível, desapertou o seu cinto de segurança, no banco da 4ª fila do lado direito, passou por cima da sua amiga que estava ao seu lado, e correu em socorro do malogrado motorista desmaiado, contrariando a passividade de todos.
O pesado veículo começava a perder o seu controle dado que o seu andamento era aos ziguezagues, chegando mesmo a embater nos pilares de segurança da estrada no lado direito. Fátima Maerten, segurou no volante, para que o pesado veículo seguisse numa linha direita, afastou a perna inerte do motorista dos pedais, e com o seu pé travou, fazendo com que o Tempomat (regulador constante de velocidade), fosse imediatamente desactivado. O veículo começou então a perder velocidade até que com muito esforço foi possível estacioná-lo num prado que por sorte se encontrava naquela zona daquele percurso. Não chegou para o susto, conforme nos confidenciou a nossa compatriota.
Todos os anos no cantão de St. Gallo se organizam viagens até Stuttegart, Alemanha, para as compras de Natal. Assim, no passado dia 8 de Dezembro, Fátima Maerten e três amigas resolveram fazer a excursão num autocarro da firma Ebeneter. A cerca de uma hora do destino, foi quando se deu o sucedido. No autocarro viajavam apenas 15 pessoas. A polícia alemã tomou conta do sucedido e o motorista foi levado numa ambulância para o hospital, onde fez exames que resultaram negativos. Ou seja, os médicos não sabem o que poderá ter acontecido ao motorista, filho do patrão da empresa, com cerca de 35 anos de idade.
As pessoas puderam seguir o seu percurso em dois autocarros que seguiam atrás. A empresa não cobrou o bilhete a nenhum dos passageiros, ofereceu ainda uma lembrança e agradeceu calorosamente o gesto heróico da nossa compatriota, que muito humildemente nos disse: “não sei por que o fiz, nem sei como fui capaz de o fazer”.
Fátima Maerten é casada, mãe de duas filhas, natural de Moimenta da Beira, ajudante de enfermeira no asilo de Rorschach, cantão de St. Gallo, onde vive há cerca de 15 anos. Fonte:Gazetalusófuna

Sem comentários: