quarta-feira, 29 de outubro de 2008

«Rádio Riba Távora» - Entre o Távora e o Varosa!!

Este tópico vem de encontro aos já habituais debates e tertúlias que se têm realizado ao longo do ano.
Como já se tinha debatido sobre quase todas as associações/organizações Moimentenses, não se podia deixar de fora a nossa, "muito ouvida", RRT.
Os resultados da sondagem, sobre se "Acha que a RádioRibaTávora devia transmitir/relatar os jogos do C.D.R.?", foram, significativamente, a favor do SIM (18votos) contra apenas 1voto a favor do NÃO!
Portanto, fica lançado o debate sobre um dos mais importantes meios de comunição social da nossa região!

4 comentários:

Anónimo disse...

"Pimba, uma interjeição da Língua portuguesa, viu nos anos 90 do Século XX, o seu significado alargado à classificação de um estilo de música em Portugal. Estilo popular de raízes rurais, tem como característica notável (entre outras), a utilização de expressões sugestivas, passíveis de serem sexualmente interpretadas.

Embora já existissem canções desse tipo nos anos 80 do século passado ("Bacalhau à Portuguesa" de Quim Barreiros é um bom exemplo), a expressão só ganhou dimensão quando por volta de 1994, Emanuel, músico então desconhecido e inspirado por uma canção pop/rock do grupo Ex-Votos intitulada "subtilezas porno-populares ...e pimba", lança a canção "Pimba Pimba". Estava encontrada a definição deste género.

Considerada por muitos, música de segunda categoria, outros há que a consideram a verdadeira música Portuguesa, especialmente entre a população Portuguesa emigrada e durante o Verão pelos arraiais de todo o país. A boa disposição é característica marcante deste tipo de música, canções como "Chupa Misto" de Zé Cabra, "Porque Não Tem Talo o Nabo" de Leonel Nunes ou "Mexe Mexe Que Eu Gosto" de Ruth Marlene são exemplos disso, havendo também canções mais sérias acerca de desgostos amorosos; "Na Minha Cama Com Ela" de Mónica Sintra ou de protesto como "Justiça Popular" de Nel Monteiro.

A palavra (pimba) está hoje generalizada e é aplicada para além da música, não como mera interjeição mas com o mesmo significado atribuído ao género musical, descrevendo programas (TV, rádio, etc.) supostamente de baixa qualidade, estilo de vestir, e alguma mentalidade social." wiki

Anónimo disse...

-> canções como "Chupa Misto" de Zé Cabra,
-> "Porque Não Tem Talo o Nabo" de Leonel Nunes ou
-> "Mexe Mexe Que Eu Gosto" de Ruth Marlene são exemplos disso, havendo também ???canções mais sérias??? acerca de desgostos amorosos;
-> "Na Minha Cama Com Ela" de Mónica Sintra ou de protesto como
-> "Justiça Popular" de Nel Monteiro.

Estamos a precisar de ouvir esta Justiça Popular. É muit boa.

Anónimo disse...

ViaNocturna

Anónimo disse...

eu nao ouço a r-r-t.nao gosto