sábado, 22 de novembro de 2008

E porque hoje é Sábado...

A selecção de futebol portuguesa de Sub 21, deu-nos esta semana algo ao que não estamos muito habituados, uma vitória e mais importante ainda, frente a uma das selecções de topo, a nossa vizinha Espanha, e por uns vistosos 4 a 1, assim está bem!
Por falar nos vistosos 4-1, nada melhor que acrescentar mais alguns a estes e termos uns 6 a 2, basta falar dos graúdos, os da selecção A que, por terras de Vera Cruz, foram a vergonha nacional!!! Uma das frases de Carlos Queiroz após o miserável jogo, foi "sofremos golos patéticos", eu vou alterar a frase e transforma-la em, "fez-se uma figura patética", felizmente não foram muitos que se deram ao trabalho de se martirizarem àquelas horas da madrugada ao acompanhar o jogo via TV(I), que bem que eu dormia enquanto os brasileiros se iam rindo de todos nós.

Deu os seus primeiros pontapés na bola no União Futebol Clube "Os Pastilhas", na Cova da Piedade, daí seguiu para o Sporting Clube de Portugal onde esteve durante 4 anos até se transferir para o poderoso Barcelona e após passar por "peseteiro", quando trocou este pelo rival Real Madrid, hoje, com 36 anos de idade, está no Inter de Milão, mas estará de acordo com aquilo que seria de esperar? Sempre ouvi dizer que um grande jogador deve acabar a sua carreira ainda na plenitude das suas capacidades! Tive conhecimento esta semana que, Luís Figo, ponderou recentemente o abandono do futebol devido à lesão que o vem mantendo afastado dos relvados desde Setembro, quanto a mim, era escusado, talvez outros, se tivessem tido a carreira dele, já o tivessem feito, mas de outra forma!
Para não mudar muito de direcção, falo noutro caso de contornos idênticos, David Beckham vai ser emprestado durante 2 meses ao AC Milan, ou seja, vai estar em Itália enquanto o campeonato norte-americano estiver parado, acham normal?
Sempre ouvi dizer que não há 2 sem 3, Ronaldo, parece que está a pensar na reforma, palavras suas no jornal italiano La Gazzetta Dello Sport, depois de dez meses afastado da competição devido a uma lesão.

Os jogadores do C.F. Estrela da Amadora têm vivido um pesadelo, salários (?), nem por miragem (!), mas o problema não é só este, perto da Amadora fica o Estoril e os jogadores do Grupo Desportivo Estoril Praia estão na mesma situação! Que afinal é preciso fazer para que seja vista a miséria do nosso futebol? Que falta de coragem existe para acabar com estes problemas? Que falta de legislação existe para evitar situações desta gravidade? Que requisitos deviam ser adoptados para que um clube pudesse disputar um campeonato profissional? Digam-me vocês...

O Leixões tem já o cerco apertado a alguns dos seus jogadores, o que não é de admirar pelo excelente desempenho desta equipa na Liga Sagres, e esta semana foi noticiado o interesse do Al Jazira, Emirados Árabes Unidos, em Wesley, o director geral do clube desmentiu, mas já foi dizendo que é necessário realizar transferências para manter o equilíbrio do clube, Parece que o Leixões desta época tem os dias contados.. até Janeiro porque, para já e pelo menos mais uma semana, lá vai continuar a liderar a Liga, após mais uma vitória como visitante, ontem em Vila do Conde, onde bateu o Rio Ave local por 2-1.

Para o Paulo Sousa, que esta semana foi anunciado como o novo treinador do Queens Park Rangers para os próximos dois anos e meio, espero que por lá esteja, pelo menos, durante todo o contrato e que seja esta, uma boa aventura por terras britânicas!

Maradona não se contenta com as semi-finais do Mundial 2010, segundo o ídolo argentino, só pensa no título e assegurou que vai estar na África do Sul para isso mesmo... A ver pelo jogo disputado esta semana contra a Escócia, o qual venceu por 1-0, tem algum trabalho pela frente, pelo menos na vertente da finalização.

Quanto a prémios, esta semana ocorreu a 13ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal, que distinguiu as Personalidades do Ano e os campeões europeus, mundiais e olímpicos de 2008 (Nelson Évora, campeão do Mundo e olímpico de triplo salto, e Vanessa Fernandes, medalha de prata de triatlo nos Jogos Olímpicos de Pequim, foram nomeados Desportistas do Ano; o prémio de Jovem Promessa do Ano foi atribuído a Miguel Arraiolos, atleta de 20 anos que este ano se sagrou campeão da Europa de triatlo de sub-23 por equipas e foi vice-campeão europeu de sub-23; a Selecção Nacional sénior de râguebi, que participou no campeonato da Europa e se sagrou campeã europeia na variante de Sevens, foi reconhecida como Equipa do Ano; João Ganço, técnico responsável pela preparação de Nelson Évora, foi distinguido como Treinador do Ano), assim como o ex-futebolista Vítor Baía e a Selecção Nacional de hóquei em patins, que venceu o primeiro campeonato do Mundo para Portugal, em 1947, foram galardoados com o Prémio Prestígio; aqui neste último prémio um pequeno aparte, um pouco tarde para reconhecer um feito de 1947..., digo eu!

R. César F. Bernardo
E-mail
Site Internet

5 comentários:

Luís Morgado disse...

Muito bem! Continua a trabalhar desta forma.

João PM Dias disse...

Boa tarde,

Concordo!!

abraço,
joaomd

Hugo Santos disse...

Antes de mais, Bem Vindo ao Blog Luís (pelo menos foi a 1ª vez que vi um comentário seu)!!!

Quanto ao post, parabéns ao César. Tá excelente.

Cumprimentos a todos.

Anónimo disse...

Onde está Moimenta?

Anónimo disse...

Latitude: 40.985055
Longitude: -7.617734