sexta-feira, 20 de março de 2009

«Crónica-Arqueologia» - A Ponte da Arruda

A Ponte da Arruda

...jaz esquecida a velha Ponte da Arruda, num ermo de paz para o corpo e para o espírito, distante já dos tempos próximos em que era passagem obrigatória do Caminho de Nagosa.
GUIA, A. B. (2001) – As Vinte Freguesias de Moimenta da Beira, p.111, 114.


De facto, a Ponte da Arruda continua esquecida longe da importância que antigamente teve enquanto via de comunicação entre as povoações de Nagosa, Paradinha e Castelo.
Ergue-se num denso arvoredo de pinheiros, carvalhos e sobreiros, sobre a ribeira do Tedo. Esta ribeira, também conhecida por Tedinho, nasce na Quinta das Porquinhas (freguesia dos Arcozelos) e juntamente com a ribeira de Leomil, a partir da povoação da Granja do Tedo (concelho de Tabuaço), formam o rio Tedo, afluente da margem esquerda do rio Douro.

Esta ponte é composta apenas por um arco semi-circular com cerca de 5,30 m de altura (medição obtida a partir do nível da água).
O tabuleiro, de lançamento plano, é pavimentado com lajes de grandes dimensões e protegido lateralmente por uma fiada de cantaria em mau estado de conservação. Mede aproximadamente 6,50 m de comprimento e 2,70 m de largura (incluindo as guardas laterais).

Não necessitou do uso de contrafortes (construção ou acumulação de pedras) que servem para facilitar o escoamento do curso de água.
A sua construção datará da Época Moderna, tendo sido reconstruída por três vezes devido às torrentes. A primeira intervenção ocorreu em 1861 pelo pedreiro Vitorino Esteves e custou 49 000 réis; a segunda foi em 1866, pelo mesmo pedreiro, no valor de 36 800 réis; e a terceira realizou-se, em 1903, pelo pedreiro Vitorino Ferreira de Sousa, por 27 713 réis (GUIA, 2001, p.433).

Convém acrescentar que este estudo surge numa publicação pessoal intitulada por Pontes de Portugal – Rumo ao Douro (2005).

Autor: José Carlos Santos _ 13 de Março de 2009

7 comentários:

Hugo Santos disse...

Grande Artigo.

Parabéns.

Desconhecia a existência desta ponte.

Abraço

Unknown disse...

Esta ponte é um ponto único.
A verdura em seu redor, o som puro no seu ar, a terra humida e a pedra rugosa. tudo é único.

Moimentense disse...

Sem dúvida um local a visitar.

Moimentense disse...

Temos muitos locais de enorme beleza no nosso concelho. Este é um deles.

João PM Dias disse...

Parabéns ao José Carlos Santos por todas as crónicas que tem apresentado, quer nos Jornais locais, quer aqui no nosso blogue!

É fantástico ficarmos a saber um pouco mais da história e arqueologia do nosso Município.

abraço,
joaomd

José Carlos Santos disse...

Agradeço os vossos comentários e a colaboração deste Blog que está de parabéns. um abraço. José Carlos

arturpilatos disse...

Uma ponte tão Bela num lugar extraordinário e tão exótico Quem construiu é em que Ano. Um Abraço