terça-feira, 2 de junho de 2009

«Crónica-Arqueologia» - O São Torcato

(…) Ao cimo da povoação de Cabaços, á distancia de 1 kilometro, n’um descampado, está a capela de S. Torquato Martyr cuja festividade se realiza ali em maio com muita poupa e concorrência.
Houve ali, n’aquelle sitio, no local da antiga capela de S. Torquato um mosteiro no século 13.º (ano de 1216), como consta do archivo capitular de Lamego, do livro novo das doações autenticas, folhas 133 v.º. Não se declara o instituto de que era aquella casa, mas segundo as melhores opiniões, era o mosteiro de Conegos regulares de Santo Agostinho.(…)


ANDRADE, A. Francisco de (1926) – Descripção e Historia do Concelho de Moimenta da Beira. Viseu: Tipografia de Jornal da Beira, p.101.

Com base neste registo bibliográfico, ficamos a saber que terá existido um antigo mosteiro de Cónegos Regulares de Santo Agostinho no local onde hoje se encontra o Santuário de São Torcato.
A acrescentar, o Dr. Gonçalves da Costa (História do Bispado e Cidade de Lamego, 1977-1992) informa-nos que, nos fins da Idade Média, a ermida de São Torcato já era considerada uma das mais importantes de Lamego.
Este lugar de culto situa-se a cerca de 920 metros de altitude a Norte/Nordeste da povoação de Cabaços e é composto, actualmente, por duas capelas (onde se podem observar peças em madeira de ex-votos), um coreto e um parque arborizado.
O templo ainda continua a ser visitado, sobretudo no mês de Maio, mantendo-se a tradição de levar os rebanhos à capela, onde se cumprem as três voltas e o velho costume de colocar o chapéu do santo, para curar e prevenir doenças e males da cabeça.
Do santuário avista-se facilmente outro local digno de registo – a Cabeça Gorda. Trata-se de um monte proeminente e rochoso, de difícil acesso, com um excelente domínio visual (944 metros de altitude).
Aqui foi identificado um afloramento granítico, sumariamente afeiçoado, com insculturas (cruzes). Esta estrutura, de forma quadrangular (1/1,10 m), é conhecida popularmente por Mesa e poderá representar um marco territorial (de cronologia indeterminada).
Além deste elemento, regista-se também a implantação de um marco da Universidade de Coimbra (datável da Época Moderna). Este bloco granítico apresenta a inscrição DE V. no sentido vertical (apenas numa face) e mede acima do solo 0,82 m de altura e 0,43 m de largura.
Como se pode verificar pelo exposto, o São Torcato é, sem dúvida, o cartão representativo da freguesia de Cabaços.

Autor: José Carlos Santos

5 comentários:

nuno morais fonseca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nuno morais fonseca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaime Gouveia disse...

Olá... estou a fazer uma investigação profunda sobre o pelourinho de Moimenta da Beira. Tens alguma informação concreta além da que A. Bento da Guia aventou? Tu, ou qualquer outra pessoa deste importante fórum?
Obrigado e abraços!

José Carlos Santos disse...

Boa tarde!
Ainda não me debrucei muito sobre este assunto, mas posso adiantar que não concordo, por completo, com a versão do Monsenhor Bento da Guia. Cumprimentos. José Carlos

Jaime Gouveia disse...

Eu também não. Se puderes deixa-me o teu email para podermos trocar umas ideias sobre o assunto. Estou a escrever um livro.
Abraco.