sábado, 1 de maio de 2010

Fruta chega ao pré-primário em Moimenta da Beira

Autarquia toma decisão pioneira que espera ver seguida a nível nacional

Duzentas crianças do ensino pré-escolar de Moimenta da Beira juntaram-se, esta semana, aos colegas do 1º ciclo no consumo de fruta em ambiente escolar. A autarquia não quis que ficassem à margem deste benefício e assumiu os custos da decisão pioneira.

O presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira (CMMB), o socialista José Eduardo, ainda não fez as contas ao que vai gastar com o alargamento do projecto de distribuição de fruta escolar aos alunos do ensino pré-primário. À priori, no entanto, deixa claro que seja qual for aquele valor, a relação custo-benefício desta iniciativa não tem preço.

"Ao darmos fruta a meninos desta idade, assumindo totalmente os encargos de uma ideia que esperamos faça caminho noutros municípios, só vemos vantagens", argumenta o autarca.

José Eduardo aponta, entre outras virtudes do projecto, a introdução de hábitos alimentares saudáveis, desenvolvidos a partir da escola, e, na mesma linha, a educação precoce do paladar para o consumo deste tipo de produtos. Mas não só.

"Toda a maçã que distribuímos nas nossas escolas é originária do concelho. O que significa que ao mesmo tempo que promovemos uma alimentação saudável, estamos a contribuir também para promover e escoar a produção dos nossos agricultores.

A maçã de altitude produzida em Moimenta da Beira é um produto de Indicação Geográfica Protegida (IGP). "A maçã desta região representa 50% da produção a nível nacional. É um produto de altíssima qualidade, graças às condições climatéricas e às características do solo, que lhe dão um sabor único e uma enorme capacidade de conservação", explica o autarca.

O Regime de Fruta Escolar, subvencionado pela União Europeia, está desde o início de Abril a beneficiar 474 crianças das 12 escolas do 1º ciclo do ensino básico. Na última semana do mesmo mês, chegou às 200 crianças dos 15 jardins de infância.

A distribuição de fruta (pêras, maçãs, laranjas, bananas, clementinas e outras, conforme a época) é garantida pela Cooperativa Agrícola do Távora e acontece três vezes por semana (segunda, quartas e sexta-feiras).

Ontem, os meninos e meninas da escola do 1º ciclo Infante D. Henrique, acompanhados pela professora Maria Augusta, aproveitaram o descanso do lanche para uma merenda 100 por cento natural.
Fonte: JN.pt

2 comentários:

amitaf disse...

Muito bem,sim Senhor Presidente.

Dou-lhe os parabéns por esta exelente ideia a pôr em prática.

Os nossos meninos agradecem.
E claro, os produtores,também.

Será com certeza um benefício geral.

Já agora,só uma pequena achega:
Não seria de pensar, que o mercado,também funcionasse,uma ou 2 vezes por semana,para que os pequenos agricultores pudessem vender os seus produtos da época,a um preço mais razoável,e sem custos de ocupação do espaço?

Penso que seria também de grande benefício para todos.

As minhas saudações para todos

Eduardo disse...

Excelente não foi por acaso que fui aos Senhores dos aflitos as terras do Demo falar sobre a nossa maravilhosa região. Com essas iniciativas e outras que ai veem talvez nunca tivesse saido de moimenta.

BEM HAJA