terça-feira, 29 de junho de 2010

«Desporto» - Volta a Portugal em Bicicleta 2010 (Arranque em Moimenta da Beira da 6ª etapa)

Volta a Portugal 2010 já tem etapas


A edição 72 da Volta a Portugal já tem etapas definidas. Arranca de Viseu com um prólogo a 4 de Agosto e termina em Lisboa – 15 de Agosto, palco do arranque da edição anterior. Sem uma vez mais visitar o Algarve e o Alentejo, a competição rainha do ciclismo português conta, uma vez mais, com três momentos de decisão já “pré-determinados”: a chegada à Srª da Graça, a chegada à Torre e o contra-relógio de Leiria na véspera de uma etapa que surge, de forma inédita, como consagração depois de largos anos tendo um contra-relógio a fechar. Há novos locais de chegada como Oliveira de Azeméis, Viana do Castelo, Lamego e Oliveira do Bairro e desaparecem finais clássicos como os de Fafe ou de São João da Madeira. Quanto às partidas destaque para a recuperação de localidades como Moimenta da Beira e o arranque a estrear de Pedrogão.

O percurso contempla o seu primeiro grande momento logo ao terceiro dia de prova com a chegada a Santo Tirso, presumivelmente no alto da Assunção estando a Srª da Graça marcada para a véspera do dia de descanso. Segue-se a chegada a Lamego – testada no recente Grande Prémio Liberty Seguros – e a viagem repetida até Castelo Branco na véspera do assalto à Torre por uma vertente ainda não anunciada. Depois de uma etapa de transição até Oliveira do Bairro temos, por fim, o contra-relógio de Leiria que deverá acertar a classificação na véspera da chegada a Lisboa.

Os percursos definitivos são um complemento obrigatório à análise do percurso que deverá ser oficialmente apresentado a meio de Julho.

Etapas da Volta 2010
4/08 – Prólogo Viseu
5/08 – 1ª etapa: Gouveia – Oliveira de Azeméis
6/08 – 2ª etapa: Aveiro – Santo Tirso (Assunção)
7/08 – 3ª etapa: Chegada a Viana do Castelo
8/08 – 4ª etapa: Chegada à Srª da Graça
Dia de descanso
10/08 – 5ª etapa: Fafe – Lamego
11/08 – 6ª etapa: Moimenta da Beira – Castelo Branco
12/08 – 7ª etapa: Idanha-a-Nova – Alto da Torre
13/08 – 8ª etapa: Oliveira do Hospital – Oliveira do Bairro
14/08 – 9ª etapa: Pedrogão – Leiria (CRI)
15/08 – 10ª etapa: Sintra – Lisboa

Fonte: Rádio Renascença

13 comentários:

Hugo Santos disse...

Boa tarde,

Mais uma excelente notícia!!!
Muitos Parabéns a quem tem apostado nestas provas desportivas em Moimenta, nestes últimos tempos estamos a melhorar a nossa “visibilidade” a nível "desportivo" mas nunca é demais...Ver Moimenta da Beira no meio de grandes Cidades por onde começa e acaba a Volta é um orgulho. Que cidade/vila não gostaria de receber uma partida/chegada?

Se alguém lutou por esta Partida da Volta em Moimenta, que se acuse, pois tem os meus parabéns.

Excelentes iniciativas para divulgar MOIMENTA é que são precisas!

Abraço a todos,
Hugo Santos

A. Andrade " carango " disse...

Realmente é algo de bom,mais que n seja para trazer mais negócio devido á esperada afluencia de curiosos.Claro que mais importante que uma partida seria sem dúvida uma chegada.Mas já nao é mau...vá-se lá saber pq razao encontraram Moimenta no mapa,(talvez a costa da carolina seja a origem,seria uma boa partida,incluindo uma volta ao arrabalde),hahahaha
Hugo n acho que a visibilidade ou o motivo desta partida em Moimenta se deva em nada á aposta ou realizacao de provas deste tipo.Sabes que estas organizacoes baseia-se mais na base de distancias e tempos entre etapas.
Mas estou de acordo que será um momento marcante e muito bom de viver,pelo menos para quem gosta de ciclismo.

Hugo Santos disse...

Boa tarde Carango;)

Pois, não sei se é assim do "nada" que escolhem Moimenta para uma partida.
Toda a gente sabe os contratos que há com o município de Viseu e que havia ou há com Portimão por exemplo.
Não sei se partiu do nada mas, na minha opinião, houve "dedo" de alguém para conseguirmos trazer isto para Moimenta. Atenção, não quero com isto dizer que há dinheiros públicos ao barulho...não sei de nada mas sem dúvida é excelente para Moimenta esta projecção.

Grande abraço amigo Carango
Hugo Santos

Paulo Pereira disse...

Daqui a pouco dizem que foi o Zé que meteu o dedo.
Valha-me Déusssss com dizem em alvite.

Não será um simples acaso? Basta olhar para o mapa das etapas e reparar que é preciso fazer a ligação Lamego - Castelo Branco, e normalmente a partida não seria em Moimenta da Beira mas sim em Trancoso, mas como é do conhecimento publico, depois da passagem da volta o ano passado por Trancoso as relações da câmara de trancoso com a federação não são as melhores, logo a organização não iria a trancoso fazer a festa. passa para Moimenta, porque é a melhor localização para fazer esta partida.

Ainda á menos de um mês tivemos aqui uma partida do Campeonato das Beiras, á uma semana a XIV Rota das Terras do Demo e em Abril o III BTT DEMO. Só espero que a partida da Volta leve bem mais gente ás ruas de Moimenta do que os 3 eventos referidos anteriormente. O povo está sempre a dizer que não se faz nada na terra, mas para mim, eu acho que quando se faz alguma coisa pouca gente aparece. Espero que esteja batante gente na partida para se fazer a festa.

E ESQUEÇAM ESSA DO DEDO DO ZÉ, porque o dedo do Zé nem para assinar os oficios e fazer despachos serve.

Paulo Pereira disse...

e para piorar é uma terça - feira

Hugo Santos disse...

Ninguém disse que foi o "Zé".

Não acham estranho cair do nada? Os percursos "oficiais" ainda nem estão totalmente definidos. Só partidas e chegadas.

Já repararam que ainda não há quilómetragens?

Caiu do céu isto!!! Eu não acredito que tenha sido do acaso. Cidades como Lamego, Tarouca, Régua ou até vilas como Aguiar da Beira, Sátão, Castro Daire, etc e parte de Moimenta. Foi total acaso querem ver.
Se foi tivemos cá uma SORTE!!!
Os percursos ainda não estão definidos, não há quilometragens nem nada por isso NÃO TINHA DE PARTIR DE MOIMENTA OBRIGATORIAMENTE.
Tenham dó, eu não vim meter executivos ao barulho, não sei para que metem palavras na minha opinião.

Quando falei em "alguém" que tenha puxado isto até tava a pensar em pessoas ligadas ao ciclismo Moimentense e nunca a Executivos mas...não é impossivel que também tenha havido "dedo".

E se tivesse sido o executivo (que teve de autorizar isto, pelo menos) só temos de dar os parabéns e mais nada.

3a feira? até podia ser ao domingo, em Moimenta (e não só) é sempre assim. Quando não há queixam-se quando há...

Cumprimentos,
Hugo Santos

Unknown disse...

Ó Hugo fala do que sabes,

percebes de ciclismo para perceber a distância da nossa zona até castelo branco, tás a ver as etapas anteriores, não percebes não fales, faz como eu falo do que sei, e sei que li que tu escreveste, sei que dizer que foi alguem que meteu o dedo!!!!!!!!!!! e como o disseste inicialmente deste a entender que foi o Zé.
mas após o teu segundo tópico fiquei sem saber afinal qual Zé????

Politica????
O Zé Heduardo?

Ligado ao ciclismo???????????
O Zé Gomes?

Ou será o Zé dos Pneus????

explica lá melhor a coisa para a malta ficar a entender a tua ideia

Paulo Pereira disse...

Isto já está a descer o nivel

Hugo, ligado ao ciclismo não acredito, pois eu estou ligado e não conheço cá ninguem que tivesse esse dedo percebes, depois vendo as etapas que eles estão a programar a saída de moimenta terá lógica, mas como falaste deu a entender Câmara, e isso discordo, desculpa mas discordo.

não vou fazer mais nenhum comentário neste tópico pois já vejo que isto está a ser levado para o torto por pessoas que nem se identificam, e já estou a ver aqui o nome de pessoas com as quais me dou bem e que muito respeito e que já fizeram e fazem muito pelo cicloturismo de moimenta da beira.

Cumprimentos,
Paulo Pereira

Hugo Santos disse...

Sr Paulo, eu sei que o Sr está ligado ao ciclismo, sei disso através do César e claro, através do seu blogue.

Quanto ao eu perceber de ciclismo, percebo o mínimo para falar (refiro-me ao Topita).

Li e sei do que falo, os percursos só vão ser DEFINITIVAMENTE TRAÇADOS em Julho após análises das condições do asfalto, obras nas vias, etc etc, resumindo, para já estão definidas partidas e chegadas e há “esboços” dos percursos por alto.

Quanto a Geografia, eu disso percebo bem, não preciso de ajuda nem de "bocas".

Quanto a "Zés" eu não quis referir nenhum nem quis dar a entender nada, muito menos puxar politica para aqui (se fiz foi sem intenção).

Quem me conhece sabe que não me meto em políticas, não gosto de política e se normalmente não me meto em confusões muito menos quero estar ligado às confusões Políticas.

Se alguém puxou a partida para Moimenta, só tenho de dar os parabéns a “esse alguém” (nem que tenham sido os patrocinadores).

Caso contrário, se foi "por acaso" só tenho a dizer QUE GRANDE SORTE tivemos e Parabéns a Moimenta por esta magnifica “montra” que vai ter perante o país.

Não quero mais confusão quanto a isto.

Sr Paulo, Obrigado pelos seus comentários e claro que cada um tem uma opinião, e eu respeito a sua tal como gosto que respeitem a minha.

Quanto ao outro "senhor", agradeço o comentário e agradeço a tentativa de criar polémicas mas comigo não vai lá (bocas vindas de baixo (anonimatos) não me afectam minimamente).

Cumprimentos,
Hugo Santos

A. Andrade " carango " disse...

Que supresa ver o desenvolvimento deste,destes aliás,comentários onde cada um tira partido para desviar a conversa e de uma forma,diria mesmo,maldosa e incompreensível leva-la para onde mais lhe interessa.

Ser ou tentar ser homem é ir logo directo ao assunto e nao andar em rodeios,aproveitando-se de um méro cometário para de certa forma tentar atropelar pessoas ou ideias.

Hugo,compreendi-te muito bem e sei que certamente te estarias a referir a ter sido alguem ligado a essas coisas do ciclismo na nossa terra e,(que apenas merecem o apoio de quem o possa e de certa maneira deva dar ou contribuir,porque é um desporto saudável e inofensivo que nos mete em contacto com pessoas e natureza);.. que atráves de influencia directa ou nao,tenho conseguido tal evento,que é muito bom e relevante para Moimenta da Beira.
Seja como for ou deixou de ser, o mais importante é que Moimenta estará ligada à Volta a Portugal em Bicicleta e isso é mais que bom.
O resto, Hugo, fazes muito bem em teres e seguires a tua forma de ser e pensar o resto passa ao lado.

pedro jota disse...

Ò Paulo,desculpa lá, mas eu acho que o Hugo tem razão!Até porque tu sabes bem que isto não acontece pelos nossos lindos olhos!Sabes que já houve um ano em que passararam em Moimenta e nem se dignificaram em passar no meio da vila(passaram ao lado), e agora até já partem de Moimenta!?De certeza que houve dedo de alguém, agora qual dedo e de quem, é o que menos interessa!Mas temos que dar os parabéns ao dono desse dedo!

manjerico disse...

Muito se tem FALADO aqui,de uma etapa da Volta,a começar em Moimenta.

Que òptimo,e qual é o problema se houve ou não dedo do ZÉ?
Ai CUM CARAÇAS,se não há coisas,é porque não há,se há,é porque há o dedo de alguém.
Sinceramente não estou a entender esta gente.
Tudo que venha de inovação É ÓPTIMO,meus senhores.
E já agora,estou de acordo com quem fala da COSTA DA CAROLINA,é o Sr Carango não é?
Pois é,aquela COSTA,é o cabo dos trabalhos,nunca mais a põem só num sentido,e embora não queira METER aqui a política,cheira-me que aí,SIM,está o dedo de alguém,será do ZÉ?
De certezinha que está O DEDO DE ALGUM ZÉ,JOÃO,MANEL,ANTÓNIO,ou de alguém influente.
E VIVA A VOLTA E O CONCELHO.

Passem bem.
J.A.

A. Andrade " carango " disse...

Hehehehehe...garantido...ai tem dedo...eu diria mais...ai tem quem manda e desmanda e já n é de agora ...é coisa antiga...vá-se lá saber porque razao moimenta estic s os bracitos como um polvo e a sua barriguinha é um enorme vazio...!!!aquele centro podia ser o brilho de Moimenta...""imaginem um jardim enorme com aplicacoes desportivas e de lazer!!!,,,é apenas um sonho.