sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

«Cultura» - De Alvite a professor universitário

Manuel Menezes nasceu em Alvite e é doutorado em Ciências da Comunicação (especialidade de Comunicação e Cultura) pela Universidade Nova de Lisboa (2007). No sábado, 11 de Dezembro, lança em Coimbra “MODERNIDADE – Riscos e Incertezas”, uma obra com a chancela das Edições MinervaCoimbra.
O livro fala do homem, do seu “corpo social”, dos riscos e dos medos investigados com base em imagens construídas ficcionalmente.
Antes de se doutorar, Manuel Menezes licenciou-se em Serviço Social pelo Instituto Superior Bissaya Barreto, em Coimbra (1992), e tirou o mestrado depois na mesma área pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (1998).
Actualmente é professor auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, onde lecciona nas áreas de Serviço Social e Comunicação.
Como professor convidado tem vindo igualmente a colaborar na Universidade Católica Portuguesa.
É ainda investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens e tem já uma obra vasta publicada, ensaios e estudos em redor das ciências sociais: “As Práticas de Cidadania no Poder Local comprometido com a Comunidade (2001)”; “Serviço Social Autárquico e Cidadania: A experiência da Região Centro (2002); “Riscos e Protecção Social nos Alvores da Europa Moderna (2009)”.
Fonte: CM Moimenta da Beira

24 comentários:

Anónimo disse...

Não desfazendo neste senhor, nem em nenhum dos destacados ou mentes brilhantes, acho de um pedantismo enorme este tipo de vangloriaçoes.Porque, por ser da terra? há MILHARES de mestres e licenciados e doutorados por ai, e um emprego como outro qualquer.

A.F

Doutor disse...

E o Instituto Miguel Torga, para além de ser privado, vale zero (0).

MJ

xico fininho disse...

Isto é um escandalo...so por ser de alvite ja merece vir no site da camara.
Entao e os outros filhos da terra? P*t* que os pariu?!

cultura disse...

Pois,lá estamos nós a dar no mesmo:

A Cultura anda FUGIDA por estas bandas,mas se fosse só a cultura!!!!

Devemos dar o valor a quem o tem,embora esteja de acordo em relação ao que aqui foi dito:
Há muita gente que merecia ter destaque aqui no blog,tal como este Senhor das Ciências".

Mas quem "manda" aqui tem a faca e o queijo na mão,não é?

Fale-se aqui de coisas que todos nós conhecemos,para sabermos do que falamos.

Anónimo disse...

É tudo uma cambada de invejosos, é o que é

Anónimo disse...

Essa de "só por ser de Alvite" não tem nível nenhum...

Anónimo disse...

Ainda há dias o blog aqui publicou (e muito bem) o lançamento de um livro de poesia de outro moimentense (de Nagosa). Ninguém comentou. Vêm agora com estes disparates, afrontas, contra o "de Alvite"? Tenham vergonha

Anónimo disse...

Não conheço o senhor "de Alvite", mas é digno de nota e merece ser destacado pelo currículo e pelo lançamento de mais um livro, dou-lhe os parabéns.

Jaime Gouveia disse...

Sem menoscabar os comentários acima, porque os respeito, quero dizer com toda a frontalidade e sem recorrer a artifícios do anonimato, que acho muito bem que se informem os moimentenses acerca das pessoas que se distinguem fora do concelho. Quem não gostar não lê, mas pelo menos que respeite. Eu gostei e fiquei contente ao ler e por saber que tenho um patrício meu a desenvolver aquela actividade ao mais alto nível. Se a notícia apareceu no site da Câmara ainda acho melhor... pois é sinónimo de que a autarquia anda bem informada acerca dos valores aqui nascidos. Só espero que continue atenta.
Não foi o senhor em causa que escreveu a notícia. Alguém o fez por ele, pelo que não foi uma "vangloriação" como se apodou, foi sim um reconhecimento.
É evidente que há por aí muita gente com valor e de quem não se fala, mas precisamente para que se saiba, para que se fale, para que se tome conhecimento, para que se valorize, é necessário publicitar. Dou apenas um exemplo, e aproveito o ensejo, para dizer que o fundador deste blog é uma pessoa também com muito mérito e que já se destacou ao mais alto nível e está numa das maiores empresas portuguesas da sua área. Eu fico contente por saber destas coisas, mas há quem não fique. Porém, eu respeito a sua opinião. Espero que respeitem a minha. Quero, por isso, fazer saber aos administradores do blog que continuem com este tipo de notícias.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Não entrando pela ordinarice de ser de Alvite ou não, ou pela instituição, acabo por concordar com o A.F (?). Sinceramente, não vejo para que este relevo.O destaque vai sempre para as profissões canónicas, nao se ouve falar de um destaque em profissoes nao académicas.Eu não sou bairrista, acho que esse tipo de sentimento traz mais fanatismo e acriticismo do que consequencias praticas para o conselho. O unico beirão que vanglorio por esses ventos é o aquilino.Enquanto nao aparecer mais nenhum não acha que pessoas com recursos ao seu dispor que consequem uma boa carreira merecam especial destaque.Mas e a minha perspectiva.

Alex disse...

Este ultimo anonimo era eu, enganei-me aqui na conta.

Anónimo disse...

Tanta coisa para nada, a não ser dor de cotovelo. Manuel Menezes merece, claro que merece, ser destacado. Não pelo currículo mas pelo livro que lança (mais um) e é isso que o texto sublinha. O resto são más línguas.
Outra coisa, acabo de ler no Diário de Viseu de hoje este texto. Boa...

Anónimo disse...

Ò anónonimo aqui de cima, cale-se, você julga que é o Salazar deste espaço? Todas as pessoas podem ter a sua opinião, e se existem algumas que não são a favor que este artista seja referenciado, o senhor só tem que aceitar esse facto. Eu sou completamente a favor do que o Alex diz, estas coisas de douturamentes é bem banal, só mentes comezinhas como a sua e de muitos alvitanos e moimentenses é que fazem disto um acontecimento histórico! Vão para a cidade façam amigos de outros lados, alarguem os vossos horizontes, caso contrário, e se só conhecerem a realidade das vossas aldeias e vilas ficaram para sempre uns atrasadinhos!
Leiam mais, não com o pretexto de não darem erros ortográficos, mas sim para conhecerem novas realidades, vejam cinema para ganharem alguma sensibilidade, e ouçam música para injectarem alguma noção de humanismo. Já agora, façam um passeio pelas ideologias comunistas para ganharem espirito de união (algo que nunca vi em Moimenta).
Apostem na cultura, que está no fundo do poço, e os velhotes que acreditem mais nos jovens, já que cagaram sempre de alto para eles, nunca lhes deram confiança e no fundo têm muita sopa para comer ate chegarem aos seus calcanhares.
Mudou o executivo mas a trampa é a mesma! Os jovens continuam a ir embora e vocês velhos, que querem comer tudo sem deixar nada, vão acabar nas vossas casas ressequidos cheios de bixos a cheirarem mal, sem que alguém cuide de vocês, vai ser esse o preço que vão pagar só por pensarem em vós!
Façam como eu o Cigano Melquíades, e adiram ao saber pelo saber, arte pela arte, sem manias de saber mais que os outros.
A maior parte de vocês são uns burros!!
Abraços e beijinhos

ASS: Cigano Malquíedes

FINO??????????? disse...

Pois...Senhor "cigano malquiédes"
O senhor tem muita razão em algumas coisas que aqui afirma.
Como o caso de ter mudado o executivo e a mmmm...continuar a mesma.
Também se percebe que é comunista:
(Não tenho nada contra eles)mas usa e abusa do "direito de anonimato"

Até me acho estúpido em lhe dar aqui resposta,mas como a minha revolta é tão grande pela sua estupidez do seu comentário,que não posso deixar passar.
Burros???????????????
O senhor está a ver-se ao espelho,é??????????

Pois é..é que quem é o burro aqui é o senhor.
Já reparei que não vai viver muitos anos,pois não quer chegar a velho,que é para não ter de cagar nos novos.

Peço desculpa ás outras pessoas de BEM,que estão a ler isto,mas como a minha revolta é tão grande,que gostaria de conhecer o monte de lixo que aqui consegue ser tão animal.

Anónimo disse...

O senhor tem tanto direito ao anonimato quanto eu!!
Quanto à sua revolta é normal, eu também gostaria de desvendar a sua pessoa pois os seus dogmas metem-me nojo! Contudo vou continuar com a minha máscara, tipo clube das chaves! Está recordado do fantasma que andava por lá e ninguém sabia quem era? Perdão esqueci-me que essas leituras já não são do seu tempo!!!
Bem, mas também é muito fácil chegar à minha pessoa, é só começar a ler umas coisas, e vai-me encontrar num livro bem famoso!!
Quando for velho lá para os meus 120 anos continuarei, a divulgar os meus pensamentos e conhecimentos a todos os jovens, e quando morrer ainda vou ser avistado por muitos no meio dos meus estudos (Cigano Malquíedes é fo....!), enquanto você continuará a fazer os seus peixinhos de bronze no convés da sua casa!!
Enfim!
Hasta la vitoria para siempre el comandante!!

ASS: Cigano Malquíedes

T artólas T disse...

O titulo desta noticia devia ser "De alvite com 70 kg a professor universitário com 117 kg".

josé sério disse...

Eu já não percebo nada! Primeiro incomodava-vos o facto do homem ser de Alvite, agora incomoda-vos o peso do homem!O que será que o homem ainda terá, para vos conseguir incomodar mais? Os senhores não andarão a bater com o cotuvelo em nenhum lado?!

CULTURINHA disse...

Pois,,,você tem é pena de não saber quem eu sou.
Mas pessoinha como você,está a loja dos porcos cheia.
Ora vejam,agora é famoso,coitado dos coitados,enfim...........
Viva lá o Senhor de Alvite,ou de onde quer que seja,com os seus 70 kilos,ou 117.
Qual é o problema se for uma pessoa de valor?
INVEJA...INVEJA...
HÁ...HÁ...HÁ....

Anónimo disse...

Milhares e milhares de pessoas já ouviram ou leram o meu nome, ao contrário do seu!!
Tem graça, por falar em porcos, andei ao lados de muitos, aliás tudo começou quando uma criança brotou do meio das pernas da sua mãe com um anormal rabo de porco, dando origem a um maldito feitiço que durou 100 anos. Será você esta criança? Será você algum Aureliano ou será antes algum Arcádio? Você tem mais pinta do Cornel Aureliano!! Sendo assim você também é famoso homem!!! Bem me parecia!!!
No fundo tenho pena de si e das suas neuras, dos seus peixinhos de bronze, e das suas malditas guerras!!
Enfim as suas melhoras! No fundo eu queria que você aproveita-se melhor todos os estudos que fiz e lhe deixei, o seu pai e sua mãe sim eram grandes!! Mas vá continue lá a esculpir os seus peixinhos de bronze, que é a única coisa que lhe dá prazer!!
No fundo acabo feliz por o reencontrar Cornel!!
Um abraço do Cigano Malquíedes!!

João disse...

UI...UI...
Que horror de comentários aqui estão.

Sou mulher,mas acho que se tivesse tido um filho como este senhoreco que insulta tudo e todos,se calhar hoje nem lhe falava,teria vergonha.

Ó Senhores do blog,retirem estas coisas daqui,porque isto envergonha o blog,e não só.
Por amor de Deus tenham dó.

Saudações para as pessoas bem educadas.
J.A.

Anónimo disse...

Minha senhora, tive amigas minhas que eram pudicas, sabe o que lhes receitei? Trópico de câncer de Henry Miller, talvez exista nas farmácias da vila, vai ver que lhe vai fazer bem!!!
Acredite que eu (Cigano Malquíedes) sou boa pessoa, às vezes mal entendido, outras vezes rotulado, como qualquer cigano!!
Lol então primeiro, querem o anonimato, agora já não gostam, e querem que venha o antigo regime com o seu lápiz azul!! Ehehehe!!
Como dá para rir destas crianças!!
Você devia ser era como a Úrsula essa sim era uma senhora com o S grande, dava-me guarida sem nunca pedir nada em troca!!
Sendo mãe do nosso amigo cornel, nunca abdicou dos seus princípios, nem quando se teve que revoltar contra o filho, por este ter traído um amigo de família!!
Bjinho minha senhora!!
ASS: Cigano Malquíedes!!

FALTA DE CIVISMO disse...

NÃO BRINQUE COM O CANCRO.
JÁ O TIVE E MAIS ALGUMAS PESSOAS DA MINHA FAMÍLIA E AMIGOS.

você deve ser o próprio cancro da sociedade.

Tenha vergonha sua escumalha de gentinha que não vale nem o espaço que aqui está a ocupar do blog.

Como já vi que deve andar de noite (a fazer o quê?).
Quem aqui escreve à hora que você escreve,vê-se mesmo o TIPO que deve ser.

Durma de noite e vá trabalhar de dia como fazem as pessoas de bem,ou então deve estar a receber o rendimento mínimo À MINHA CUSTA E DE OUTROS QUE TRABALHAM PARA O MANTER A SI

Anónimo disse...

Hahahahahah Cancro???????
Amigo trópico de câncer é um livro, não tem nada a ver com o cancro que vc está a pensar.
Quanto ao que faço de noite, lógico que a resposta é fácil droga e alcool!
Por isso eu tomo opio,
é um remédio
Sou um convalescente do momento
Moro no rés-do-chão do pensamento
E ver passar a vida faz-me tédio!!
A única coisa que ganhei às suas custas foi o riso de toda a barbaridade que você escreve!!
Bem vou-me embora porque ainda não tomei a minha sopinha do dia, e já estou a sentir falta dela!!
ASS: Cigano Malquíedes

Anónimo disse...

Resposta a "FALTA DE CIVISMO"
QUANTA IGNORANCIA!!!!!!!!!!