quarta-feira, 2 de março de 2011

«Divulgação» - Montaria COUTO D'EL REI

"Decorreu no passado Sábado, na Serra de Leomil, a primeira montaria organizada pelo Couto d’El Rei. O concelho de Moimenta, a freguesia de Leomil em particular, recebeu a visita de centenas de pessoas oriundas de todo o país, tendo sido acolhidas pelo que de melhor existe nesta região: a nossa cultura, a nossa tradição, o nosso ambiente, a forma amistosa de receber quem nos visita…


Para o sucesso desta primeira montaria, foi imprescindível o apoio de diversas entidades, que desde a primeira hora quiseram associar-se à organização deste evento.

Desde logo, queremos agradecer à Câmara Municipal de Moimenta da Beira, nas pessoas do seu presidente, José Eduardo Ferreira, e da sua Vereadora da Acção Social, Alexandra Marques, pelo apoio logístico e pela organização do programa para os acompanhantes dos monteiros, assim como pela sua presença, dignificando o evento. Ao Sr. Manuel João e ao Sr.Carlos Alberto, os responsáveis pela visita aos locais históricos de Leomil.

Agradecemos igualmente à Junta de Freguesia de Leomil, na pessoa do seu presidente, António Macedo, pela disponibilização de duas viaturas para o transporte dos monteiros, pelo apoio logístico e também pela sua presença na montaria.

À Entidade Regional de Turismo do Douro, especialmente ao seu vice-presidente, José Agostinho Correia, que tem feito um trabalho notável na divulgação de eventos como este que promovem a região, neste caso a freguesia de Leomil e o concelho de Moimenta da Beira.

À SOMA, Sociedade Agro-Comercial de Maçã, nas pessoas de Adriano Tojal e António Tojal, que nos permitiu dar um sabor especial à espera que os monteiros fizeram na serra. Todos os participantes na montaria tiveram oportunidade de provar a maçã local, especialmente “embrulhada” para este evento. Esta empresa de Leomil abriu ainda as portas aos acompanhantes e promoveu-lhes uma excelente recepção nas suas instalações, onde foram guiados numa instrutiva visita.

À Cooperativa Agrícola do Távora, sobretudo ao presidente da direcção, João Silva, que ofereceu o magnífico espumante Terras do Demo para uma saborosa prova, no final da montaria, a muitos monteiros que desta forma contactaram pela primeira vez com este “soberbo” néctar.

À Caixa de Crédito Agrícola Mútua, pela oferta parcial dos coletes reflectores; à Codemo por disponibilizar viaturas para a organização, à Farmácia César e à Padaria de Leomil, que nos presenteou com uma bola muito apreciada.

O Couto d’El Rei agradece ainda a presença de todos os monteiros. Estiveram presentes neste evento, entre monteiros, acompanhantes, amigos e interessados cerca de 250 pessoas, número bastante elevado e que excedeu as expectativas da organização.


Morreram 8 javalis e deram-se 78 tiros.


Por último, e porque é apanágio do Couto d’El Rei fazer sempre melhor, solicitamos críticas construtivas ao que esteve bem e ao que não esteve tão bem de modo a poder melhorar as edições futuras da montaria.


O nosso bem-haja.
"
 















(Clique nas Fotos para ampliar)

Texto e Fotos: COUTO D'EL REI

Sem comentários: