segunda-feira, 16 de maio de 2011

«Empresas» - Dos extintores aos explosivos a Hegolar faz o controlo da segurança

A Hegolar SA – empresa de segurança, saúde, qualidade e ambiente – é uma das primeiras a ser autorizada pelo Ministério da Saúde – em consonância com o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social – para a prestação de serviços externos de segurança, higiene e saúde no trabalho.
E quais são as principais áreas de ação? A resposta do presidente do conselho de administração, Hélio Lages, é simples: “trabalhamos em todos os setores de atividade”. No total são 160, incluindo oito de risco elevado como o fabrico, transporte e utilização de explosivos e pirotecnia. A autorização deste ministério abrange a sede (em Cantanhede), as três filiais (Moimenta da Beira, Viseu e Famalicão) e uma unidade móvel de saúde, “a primeira a ser autorizada em Portugal”, atesta.
No percurso trilhado pela qualidade dos serviços prestados, a empresa viu ser-lhe renovado, recentemente, o Sistema de Gestão de Qualidade de acordo com a norma NP EN ISSO 9001:2008. Também este ano, em abril, a Hegolar obteve a acreditação segundo a NP 4413/2006 que regula a manutenção de extintores de incêndio: “neste âmbito dispomos de oficina própria e de uma unidade móvel”.

Fazer diferente
Quando pensou em criar a Hegolar, Hélio Lages demorou três anos até encontrar um modelo de empresa que fosse ao encontro da missão que pretendia implementar. “Queria fazer diferente do que havia em Portugal porque não me identificava com nada”. Hélio Lages rege-se pelo lema que ele próprio criou: “não basta acompanhar a onda da mudança, é preciso criá-la”.
A aposta foi sempre a qualidade dos serviços,com os funcionários das empresas como fator principal de preocupação. “Quando se dá importância às pessoas, a auto-estima aumenta e, consequentemente, também sobe a produtividade”. Os objetivos da empresa passam, assim, por fazer do local de trabalho um sítio aprazível. “Queremos que as pessoas tenham gosto em ir para o emprego todas as segundas-feiras”.

Aposta na fidelização dos clientes
A Hegolar, empresa familiar, foi criada há 13 anos e conta atualmente com cerca de três milhares de clientes de norte a sul do país. A região Centro representa, no bolo da faturação anual, cerca de 60 por cento do total.
A sua evolução tem sido ascendente – em 2010 cresceu 20 por cento – contribuindo para esse resultado os 98 por cento de fidelização. “O que nos dá tranquilidade é o facto de os nossos clientes nos respeitarem e quererem continuar a trabalhar connosco”, atesta o presidente da empresa.
O profissionalismo que a Hegolar transmite não se distingue, apenas, pelo elevado índice de fidelização dos seus clientes. Quatro deles foram mesmo premiados com os “Galardões do Programa Trabalho Seguro e da Associação Portuguesa de Seguros”: Murcivil de Cantanhede, Vidrociclo da Figueira da Foz, Molcer de Oiã e FIMEL em Águeda. “A nível nacional fomos a única empresa de prestação de serviços que o conseguiu”, atesta o responsável.

Empresa não tem medo da crise
Hélio Lages encara a crise que se vive no país como algo positivo. “Havia muitas empresas no mercado sem condições e que viam os nossos serviços como um gasto e não como um investimento”. Desta forma, a conjuntura económica acabou por “filtrá-las, ficando apenas as melhores e as que investem no que têm de mais rico: os seus recursos humanos”.

Fonte: AsBeiras.pt

Sem comentários: