terça-feira, 28 de junho de 2011

«São João 2011» - Procissão e marchas atraem milhares

A tradição cumpriu-se, fez jus à fama e voltou a deslumbrar. Andores de mil cores, de sopés primorosamente adornados e encimados por imagens luzentes e radiosas, encantaram o povo. Os passeios, as ruas e ruelas da vila apinharam-se de gente. A procissão em honra de S. João Baptista voltou a surpreender. Marcou e foi o apogeu dos festejos em honra ao padroeiro.

Ao todo, dezoito palanquins desfilaram ao ritmo de três bandas de música. S. Sebastião, o mártir crivado de flechas, flagelado e morto depois em circo romano, abriu o cortejo. S. João Baptista, sacrificado e degolado às ordens do Rei Herodes, fechou a procissão, quase três horas após.

Dois dias antes, a 22 de Junho, já as marchas populares tinham arrebatado o povo, mesmo em noite fria de S. João. Noite que se repetiu cheia no sábado, 25, com a prova de perícia automóvel nocturna.

Uma corrida de carrinhos de rolamentos, também muito assistida, no domingo, 26 de Junho, encerrou o programa das Festas de S. João 2011.

Há mais para o ano. 



 (clique nas imagens para ampliar)

Fonte: CM Moimenta da Beira

1 comentário:

João Marques Pereira disse...

Boas, parabéns a toda a comissão de festas pelas festividades....

Só achei mal que as casas de banho publicas (junto ao mercado),em 4 ou 5 dias seguidos de festas não tivessem sido limpas, não sei se compete á junta se á autarquia ou á comissão, mas estejam atentos para 1 próxima.

E que a cerveja seja Super Bock.....

Parabéns mais 1 vez