terça-feira, 5 de julho de 2011

«Evento» - Uma tarde contra a solidão

Numa tarde podem-se desfiar histórias de tempos passados, comentar moléstias, suspirar pela juventude, brindar ao convívio, contar anedotas, rir, dançar e festejar. Foi o que aconteceu esta terça-feira, 5 de Julho, no Convívio Sénior na praia fluvial de Segões.

Mas aconteceu algo mais. Aconteceu aquilo que verdadeiramente motivou o encontro e que levou o presidente da autarquia José Eduardo Ferreira a congratular-se pela iniciativa: “acima de tudo combateu-se a solidão”, frisou.

“No caso de muitos idosos, o abandono das famílias provoca a solidão e nós temos infra-estruturas belíssimas que podemos aproveitar para estas ocasiões”, disse, referindo-se à praia fluvial, onde cerca de duas centenas de idosos desfrutaram de uma tarde de convívio regada de muita animação.

A sardinha começou a assar-se por volta do meio-dia. Para os menos amantes do peixe sobrou febras e caldo verde. A ementa pode até nem parecer essencial nestas ocasiões, mas foi o mote para uma tarde divertida, em redor da mesa, onde se fizeram todas as conversas, quebrando-se a rotina dos lares de idosos e centros de dia, esquecendo-se por momentos as tristezas de uma vida bem preenchida.

Depois do almoço, o bailarico mostrou-se um convite irrecusável para aqueles que ainda se atrevem a um pezinho de dança. A assistência bateu palmas e por ali ficou tarde a dentro a gozar o momento.

Esta foi mais uma iniciativa da autarquia no âmbito da implementação do Plano de Acção da Rede Social para 2011, que pretende romper com situações de isolamento social e pessoal dos idosos. 

Mais fotos no site da Câmara Municipal.
Fonte: CM Moimenta da Beira

Sem comentários: