terça-feira, 1 de novembro de 2011

«Evento» - Dia Internacional da 3ª Idade Dia Internacional do Idoso

Cerca de meia centena de idosos, estiveram esta sexta-feira, 28 de Outubro, no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira a praticar exercício físico. A iniciativa, organizada pela autarquia, serviu também para assinalar o Dia Internacional da 3ª idade.

Para além das actividades físicas, os idosos provenientes de lares e centros de dia do concelho puderam também fazer rastreios de saúde de forma gratuita.

Uma manhã diferente, que exigiu um esforço físico suplementar, mas que mesmo assim não tirou o fôlego aos mais velhos. “Não estamos cansadas, ainda temos pernas para mais”, afirmam Oscarina Rebelo, 88 anos, e Maria Andrade, 79 anos, da Casa do Povo de Leomil, depois de uns minutos na bicicleta da sala de musculação.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2005 a população idosa em Portugal situava-se nos 1,81 milhões, número que deverá continuar a crescer. Estima-se que em 2050 um terço da população portuguesa será idosa e quase um milhão de pessoas terá mais de 80 anos. 

Fonte: CM Moimenta da Beira

Sem comentários: