terça-feira, 13 de março de 2012

«Notícia» - Deputado da Assembleia da República visita Moimenta

Foi um dia em cheio a visitar empresas de sucesso e instituições de solidariedade de referência do concelho. Seis ao todo. Hélder Amaral é deputado da Assembleia da República, vice-presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP e da Comissão de Economia e Obras Pública do Parlamento e esteve em Moimenta da Beira esta segunda-feira, 12 de Março, a convite do presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira.

Tudo numa altura em que apesar da crise e das medidas de austeridade que estão a ser impostas aos portugueses e às organizações empresariais, as unidades industriais do concelho registam níveis de crescimento que contrariam a tendência negativa revelada pela generalidade do tecido empresarial nacional.

O caso mais paradigmático, testemunhado pelo eleito, é o da “Polimagra”, uma empresa de granitos e mármores polidos sediada no parque industrial da vila que fechou o ano de 2011 a exportar mais de 80 por cento da sua produção e registar um índice de crescimento de 2010 para 2011 superior a 60%.

Mas não só. Também outras três empresas que o deputado visitou (Cooperativa Agrícola do Távora, Soma e Lado Alto) têm revelado aumentos de produção significativos. É na cooperativa e na Soma que são produzidos duas das marcas mais fortes do município: os vinhos e espumantes Terras do Demo e a maçã da Beira Alta (maçã de altitude). Na Lado Alto a marca é a produção de sacos para cadáveres, a única do género no país.

Hélder Amaral passou ainda pela “Artenave”, uma associação de mérito que acolhe e dá formação a pessoas com deficiência, e pela “Casa Nossa”, outra instituição de solidariedade social, ambas em processo de alargamento, com a construção de lares residenciais.

O deputado centrista, porém, não tomou nota apenas das potencialidades existentes no concelho, levou consigo também um conjunto de preocupações, designadamente os problemas de acesso aos fundos estruturais, a indefinição do seguro de colheitas, a escassez de água para regadio, entre outros alertas. 

Fonte: CM Moimenta da Beira

1 comentário:

micas disse...

E de lamentar que politicos do nosso concelho que consideramos serios Deem cobertura e confiança a algumas empresas. Que de facto, não são merecedoras da mesma.
Empresas essas que manteem dividas a varias funcionarias há mais de um ano.E continuam até hoje sem serem pagas por serviços prestados
"Lá do alto virá castigo"