terça-feira, 15 de maio de 2012

«Região» - Autarcas da AMVDS expõem preocupações em Lisboa

Os principais representantes das dez câmaras que constituem a Associação de Municípios do Vale Douro Sul (AMVDS), deslocaram-se a Lisboa para uma jornada de trabalho que incluiu uma reunião com os nove deputados do Círculo Eleitoral de Viseu do PSD, PS e PP e o lançamento dos estudos para preparar o próximo quadro comunitário.
A reunião, que contou com os representantes de todas as autarquias, foi muito participada e representou uma troca de impressões aberta e muito construtiva.

O Presidente da AMVDS, António Borges, expôs algumas preocupações das quais se destacam a extinção de tribunais na região e do círculo judicial de Lamego, a extinção de freguesias, ou ainda o forte constrangimento à atividade das autarquias, particularmente com a lei dos compromissos; a reprogramação do QREN, com a possibilidade da saída de recursos para outras regiões e os problemas relacionados com as acessibilidades, como são os casos do IC 26 (Lamego, Tarouca, Moimenta, Sernancelhe e Penedono); a ligação à cota alta, alternativa à EN 222, de S. João da Pesqueira ,Tabuaço e Armamar, à A24,no nó de Valdigem, incluindo a ligação do nó de Barcos, em Tabuaço e ao Ic 26 em Moimenta da Beira; a ligação Cinfães-Marco; e a EN 222-2, Resende a Bigorne.

Ester Vargas, Teresa Santos, Arménio Santos, Pedro Alves, Hélder Amaral, José Junqueiro, Acácio Pinto, Elza Pais e João Carlos Figueiredo foram os deputados que marcaram presença, todos também com importantes intervenções.

Depois da jornada de trabalho com os deputados decorreu uma reunião com o Prof. Augusto Mateus.

António Borges refere que “estamos a preparar, na lógica da Estratégia Europeia 2020, o que pode ser um conjunto de propostas novas para o Douro Sul e discutir a metodologia do trabalho que vamos realizar em conjunto. Vamos à procura de boas ideias”.

Fonte: Noticias de Resende

Sem comentários: