quinta-feira, 14 de junho de 2012

«Saúde» - Três centros do INEM encerram no final do mês

No próximo dia 1 de Julho, são encerrados os centros do INEM de Cabeceiras de Basto, Celorico e Vieira do Minho, naquele que é o primeiro passo na reestruturação da emergência, que prevê, a nível nacional, o corte de mais de 40 ambulâncias, onde há duplicação de meios, e a colocação de cerca de dezena e meia em concelhos mais necessitados.

"Trata-se de um plano de reorganização, a ser implementado ao longo dos anos de 2012 e 2013, que tem por objectivo melhorar a assistência às populações, evitando a duplicação de meios", disse ao Correio da Manhã o director regional do Norte do INEM, Luís Meira.
"Em Vieira do Minho, por exemplo, os bombeiros têm uma ambulância igual à do INEM, o que não faz sentido", disse Luís Meira, sublinhando que, em alguns casos, como Celorico, "a ambulância do INEM registou em 2011 uma média de 0,3 saídas por dia". Para este responsável, a retirada de algumas ambulâncias vai permitir que os meios sejam colocados onde fazem realmente falta, como Mogadouro, Foz Côa, Moimenta da Beira ou Cinfães. 

Luís Meira assegura que "não haverá despedimentos e o INEM está empenhado em minorar o impacto das deslocalizações". 

Fonte: Correio da Manhã

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

O instituto Nacional de Emergência Médica vai encerrar os serviços de prestação de socorro que tem a funcionar no distrito de Braga - Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Celorico de Basto - sendo que estes foram ampliados e reforçados aquando do encerramento dos Serviços de Atendimento Permanente, para "superar dificuldades em meios diferenciados".

A medida vai obrigar à deslocalização de 33 funcionários (entre administrativos e profissionais de saúde) que estão afetos a esses serviços. Numa reunião realizada ontem (após convocatória da véspera) foi comunicado aos técnicos e funcionários que a medida entrará em vigor a partir de 1 de julho, altura em que serão deslocados para serviços em Moimenta da Beira, Vila Real ou Porto. No entender dos funcionários afetados, "a decisão está a ser tomada sem dar conhecimento às populações, em segredo, para evitar protestos".

"Isto implica deslocalizações para mais de cem quilómetros de distância. Ainda há poucos anos, os profissionais tiveram de se deslocar e instalar nestes locais e já estão a ser mudados outra vez", disse ao JN um dos afetados, protestando ainda por "anunciarem uma medida que entra em vigor dentro de 15 dias".

Em Cabeceiras de Basto, opera uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) que nas suas saídas transporta um enfermeiro e um técnico de ambulância. Presta cuidados em ambiente pré-hospitalar. Em Vieira do Minho e Celorico de Basto, estão viaturas de Suporte Básico de Vida (SBV), que têm como objetivo principal a estabilização de doentes que necessitem de assistência durante o transporte para uma unidade de saúde.

Fonte: JN.pt

Sem comentários: