sábado, 16 de fevereiro de 2013

«Notícia» - Escritores evocam Aquilino Ribeiro

Os 50 anos da morte de Aquilino Ribeiro vão ser o tema de diversas ações da Associação Portuguesa de Escritores, numa iniciativa coordenada por Luís Machado.

A 25 de fevereiro, no Panteão Nacional, onde estão os restos mortais de Aquilino, José Manuel Mendes, Mário de Carvalho, António Valdemar e Serafina Mendes evocam o homem e o escritor. 

A 19 de março, Alfredo Caldeira, Fernando Rosas, Mário Cláudio e José Manuel Mendes lembram, na biblioteca do Parlamento, o tempo da clandestinidade e exílio. Depois, a 20 de abril, será a vez de uma visita guiada por Henrique Monteiro às Terras do Demo, onde nasceu Aquilino. 

No dia seguinte, será Mário Cláudio a guiar o itinerário de Romarigães, no Minho, tema de um dos romances de Aquilino e casa da família da sua mulher. 

A 22 de maio, em Paris, Coimbra Martins, Eduardo Lourenço e José-Augusto França recordarão os tempos de exílio do escritor; dois dias depois, no restaurante La Closerie des Lilas (favorito de Aquilino e Hemingway), Luís Machado fala sobre os locais do escritor em Paris. 

As comemorações terminam a 27 de maio, quando se completam 50 anos sobre a morte, com uma conferência de António Valdemar e Luís Machado: "De Garfo e Faca com Aquilino".

Fonte: Expresso

Sem comentários: