segunda-feira, 22 de abril de 2013

«Arqueologia» - Outras curiosidades de Moimenta



Igreja de São João Baptista, Matriz de Moimenta da Beira



·         Prosélitos do Partido Constitucional nos inícios do século XIX e por alusão à bandeira bicolor e às calças de xadrez usadas por muitos liberais, os Moimentenses ficaram conhecidos, na linguagem do Partido Miguelista ou Absolutista, por Malhados.

·          Pelas transcrições feitas para um Tombo (datado de 8 de Dezembro de 1817), de outros anteriores, nos inícios do século XVII já existia em Moimenta a Confraria do Santíssimo Sacramento. Por voto muito antigo (em 1637), o povo moimentense ia todos os anos, num sábado da Quaresma, em procissão a Nossa Senhora do Castelo (Ponte de Abade), à estação da Missa, pedir os favores divinos contra as pragas da lagarta e do gafanhoto. Cumprindo-se outro voto, Moimenta ia em procissão, reservada apenas para homens, na primeira oitava da Páscoa, ao Mosteiro de São Pedro das Águias (Granjinha), onde também tinham de ouvir a missa. Em 1817, na estação da Missa Paroquial, ainda se cumpria o voto anual (feito a 20 de Abril de 1649) contra as lagartas que invadiam os soitos, indo à Capela da Virgem Maria do Rosário, de Aldeia de Nacomba. Todos os anos, fazia-se também, no dia 7 de Maio, a procissão à Igreja de São Miguel, de Peravelha.

·         O cemitério de Moimenta foi iniciado em 1859 por Luis Manuel Gil, que se comprometeu a fazê-lo por 300 000 réis, três anos antes de esta localidade pedir o Convento de Nossa Senhora da Purificação para sua Igreja Matriz. Hoje representa o adro. A Igreja de São João Baptista, antes de ter a torre que já é do século XX, possuía um campanário ao qual se subia por uma escada exterior, encostada à parede do lado Norte. Próximo, no antigo Passal, encontrava-se a Fonte dos Clérigos.

·         Norte da Beira, Fins do Século, Beira Alta, Correio Beirão e Beira Távora, foram, em tempos, os jornais de Moimenta:

Norte da Beira: apareceu no dia 6 de Abril de 1891, como órgão do Partido Progressista. José Sarmento de Vasconcelos e Castro, 2.º Visconde de Moimenta, foi o proprietário e o Padre José Joaquim de Almeida foi o seu Redactor. Publicou 47 números, terminando no dia 25 de Janeiro de 1892.

Fins do Século: o primeiro número deste Semanário Político e Noticioso saiu no dia 8 de Janeiro de 1893, acabando no dia 2 de Julho do mesmo ano. Clodimir Portugal foi o Redactor e Director Político; Humberto Cunha administrou-o.

Beira Alta: surgiu no dia 15 de Agosto de 1926, com o sub-título de Quinzenário Republicano, tendo uma duração efémera. Casimiro da Fonseca Martins foi o Proprietário e Director; Januário Baptista Ribeiro exerceu funções de Editor.

Correio Beirão: noticiou entre 6 de Fevereiro de 1956 e Novembro de 1979. Reapareceu em Fevereiro de 1986, reeditando durante algum tempo, por iniciativa da Associação de Cultura e Recreio.

Beira Távora: o primeiro número saiu no dia 7 de Maio de 1973 e durou cerca de dois anos.

A tiragem dos dois últimos quinzenários era de entre 1000 a 1500 exemplares.

Publicado no Jornal Beirão (101.ª edição)
Autor: José Carlos Santos

Sem comentários: